Tire suas dúvidas sobre herpes

domingo, 28 de junho de 2009


Conheça as formas de transmissão e aprenda a tratar as dolorosas bolhinhas


O herpes só aparece na boca?

Não. O herpes simples, do tipo 1, costuma causar lesões nos

lábios, no rosto e no nariz. O do tipo 2 surge na região genital, c

omo a vulva, os lábios vaginais e até o colo do útero. E há o herpes-zóster, que causa feridas no corpo todo, principalmente nas costas e no tórax.

Como se pega?

O herpes simples, dos tipos 1 e 2, é transmitido pelo contato entre mucosas. Você pode se

contaminar pelo beijo, compartilhando um batom ou pela relação sexual, inclusive quando as feridas não estão aparentes. Já o herpes-zóster é transmitido pelo ar.

Como tratar?

Para todos os tipos de herpes são indicados comprimidos ou pomadas com princípios ativos como o aciclovir. Mais recentemente, o fanciclovir tem inibido a ação do vírus. Em casos muito doloridos, são receitados medicamentos corticóides e antiinflamatórios. E a relação sexual está proibida para quem tem herpes genital em períodos em que ela se manifestar.

Existe vacina?

Sim, mas o objetivo dela é a prevenção e não a cura. São injeções semanais durante dois meses. Ainda assim, a eficácia depende de como está a imunidade de cada um.

Quem tem herpes labial terá o genital?

O contágio pode acontecer, especialmente durante a prática do sexo oral.

Estou grávida e tenho herpes. Quais cuidados devo ter?

É preciso avaliar a gravidade de cada caso, porque os medicamentos antivirais são contra-indicados para as gestantes, principalmente no primeiro trimestre. Para a maioria das mulheres que apresentam a lesão do herpes no momento do parto, o médico recomenda a cesárea, para não contaminar o bebê.

Quem tem herpes genital pode fazer depilação cavada?

Não. O risco aumenta, porque o corpo entende a puxada da cera como agressão e desencadeia o aparecimento das bolhas. Nesse caso, o ideal é usar a lâmina mesmo.


0 comentários:

Postar um comentário

 

2009 ·Vida Saudável by GDC