Hábitos de higiene que previnem doenças

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Como lavar os alimentos

Combate a contaminação com parasitas e coliformes fecais que provocam diarreia. No caso das frutas, apenas passar na água corrente é suficiente para eliminar as bactérias.

Dica Coloque as folhas de alface na água com algumas gotas de vinagre durante dez minutos. Assim você evita diarreia.

Cuidados após o sexo

Você já ouviu falar que fazer xixi logo após a relação sexual diminui o risco de infecção urinária? Acredite, esse simples ato realmente pode ajudar. ''Urinar elimina as possíveis secreções do pênis que entraram na uretra durante o sexo. Isso impede que os fluídos fiquem nesse canal ou mesmo alcancem a bexiga'', justifica a ginecologista e obstetra Lourdes Maria da Silveira.

Maquiagem é individual

Parece exagero, mas o batom pode, sim, transmitir infecção viral. ''É possível pegar herpes se alguém com a doença ativa usar o batom e partilhá-lo'', diz Orlando Gomes da Conceição, infectologista do Hospital São Luiz, em São Paulo. O mesmo acontece com rímel, capaz de transmitir conjuntivite.

Evite a infecção urinária

A uretra é próxima da vagina e do ânus e facilita a contaminação do canal urinário. Por isso, previna-se!

- Após ir ao banheiro, limpese usando o papel sempre no sentido da vagina para o ânus (de frente para trás).

- Redobre seus cuidados com a higiene íntima durante a menstruação.

- Isso também vale para quando você estiver com diarreia. Se possível, tome um banho sempre que evacuar para diminuir o risco de contaminação.

Calcinha no box, nunca!

Livre-se deste costume agora mesmo! ''A umidade do banheiro favorece a proliferação de fungos e bactérias na calcinha, que podem provocar corrimento'', explica a infectologista Thais Guimarães. O melhor é pendurá-la em ambientes ventilados.


0 comentários:

Postar um comentário

 

2009 ·Vida Saudável by GDC