6 armas contra o espirro

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Creme à vontade

Contra o ressecamento e a vermelhidão que aflige a pele no inverno, o melhor antídoto é a hidratação constante. Além disso, vale apostar no banho morno (e não quente demais) e em sabonetes neutros. Incrementar a dieta com alimentos ricos em vitamina A, que ajuda na renovação das células, é outra dica que rende bons resultados. Espinafre, leite e cenoura são algumas opções bastante acessíveis.

Tecnologia

Instalar purificadores de ar pode ser uma solução para os alérgicos crônicos. Esses aparelhos conseguem reter as partículas de poeira que circulam pelo ar, tornando a respiração bem mais saudável e higiênica.

Respiração limpa

Mantenha pelo menos frestas abertas, por onde o ar possa entrar. Por causa das temperaturas mais baixas, a tendência é fechar as portas e travar todas as janelas. Com isso, o ar fica mais carregado de poeira e microorganismos, como os ácaros - mestres em provocar irritação nas narinas e muitos espirros. ''Uma solução é manter os ambientes ventilados enquanto eles não estão ocupados. Assim o ar é renovado sem que ninguém passe frio'', afirma o infectologista Paulo Olzon Monteiro da Silva.

Aposente os tapetes

Assim como os bichinhos de pelúcia e as mantas usadas para cobrir o sofá, eles são a morada preferida dos malfadados ácaros. Capriche na escolha de uma meia mais grossa: essa é uma maneira de evitar pisar no chão gelado e, ao mesmo tempo, escapar da praga microscópica.

Esquente o cobertor

Geralmente, chuva e inverno costumam aparecer em épocas diferentes do calendário. A estação, apesar de fria, é bastante seca, com direito a alguns raios de sol. Aproveite esses momentos para estender os cobertores. ''Essa é uma forma simples, mas muito eficaz, de prevenir alergias'', opina o professor Olzon.


0 comentários:

Postar um comentário

 

2009 ·Vida Saudável by GDC