O poder dos alimentos no combate a doenças

domingo, 28 de junho de 2009

Saiba o que comer para aumentar sua imunidade e deixar os resfriados, infecções e viroses bem longe


Entenda o sistema imunológico

Nosso sistema imunológico nada mais é do que uma tropa de choque: ele entra em contato com os vírus e as bactérias do ambiente e precisa diferenciar os patogênicos (aqueles que provocam doenças) dos inofensivos. A função é eliminar os primeiros e deixar os outros viverem felizes em nosso organismo.

Como a moeda usada em nosso corpo é a energia, tudo que pode roubá-la torna a imunidade mais fraca. ''Então, se você vive pegando infecção, verifique primeiro se está dormindo e se alimentando direito'', avisa o médico Luiz Vicente Rizzo, professor titular do departamento de imunologia da Universidade de São Paulo.

Nutrientes que previnem infecções

Alguns nutrientes têm a capacidade de reforçar nossas defesas. ''Se o organismo estiver com déficit em alimentos ricos em vitaminas A, C e E, além de minerais como o selênio e o zinco, ficará mais vulnerável às contaminações virais ou bacterianas'', explica a nutricionista Ana Maria Figueiredo Ramos.

Estudos sugerem que dietas com grande quantidade de açúcares interferem na capacidade de as células brancas do sangue destruírem os invasores. A ingestão excessiva de gorduras também reduz a atividade de células protetoras e prejudica a resposta imunológica. Abaixo, listamos os nutrientes que auxiliam a prevenir infecções:

Vitamina A
Sua deficiência provoca uma redução no número de linfócitos, aumentando a probabilidade de infecções bacterianas, virais ou parasitárias. As principais fontes: cenoura, abóbora, fígado, batata-doce, damasco seco, brócolis e melão.

Vitamina C
Aumenta a produção de leucócitos, células de defesa que estimulam a resistência. Encontrada na acerola, frutas cítricas (limão, laranja, lima), kiwi, caju, morango, tomate, vegetais folhosos crus, repolho e pimentão verde. Lembrete importante: essa vitamina é facilmente destruída pela luz e pelo calor. Por isso, prefira tomar aquele suco logo após o preparo.

Vitamina E
Tem a capacidade de interagir com as vitaminas A e C e com o mineral selênio, atuando como antioxidante. Sua função é proteger as membranas celulares contra substâncias tóxicas, radiação e os temíveis radicais livres, que são liberados em qualquer reação química do organismo. Alimentos ricos: germe de trigo (fonte mais importante), óleos de soja, arroz, algodão, milho e girassol, amêndoas, nozes, castanha-do-pará, gema, vegetais folhosos e legumes.

Zinco
Esse mineral atua na reparação dos tecidos e na cicatrização de ferimentos. Sua deficiência pode causar diversas doenças imunológicas e, quando acentuada, causa linfopenia (grande diminuição do número de linfócitos). Fontes alimentares: carnes, peixes, ostras, crustáceos, aves, leite, cereais integrais, feijões e nozes.

Selênio
Assim como a vitamina E, esse mineral possui grande capacidade antioxidante, ou seja, neutraliza a ação dos radicais livres, retardando o processo de envelhecimento e evitando o desencadeamento de algumas formas de câncer. Onde buscar: castanha-do-pará, alimentos marinhos, fígado, carnes e aves.

Tomar sol com moderação é necessário

Você aboliu o sol da sua vida? Convém não ser tão radical. Em um estudo com duração de sete anos, pesquisadores da Medical University, na Áustria, perceberam maior mortalidade em pacientes com deficiência de Vitamina D.

Cientistas em Harvard também detectaram uma relação entre baixos níveis dessa vitamina e ataques cardíacos. Os estudiosos ainda não sabem exatamente por qual mecanismo ela aumenta a proteção contra as doenças do coração e outras, como diabete, obesidade, hipertensão e até câncer, mas atestam sua importância.

No prato, é encontrada em alimentos como fígado, peixe e gema de ovo. Mas o próprio corpo humano a produz com a ajuda do sol. ''Cerca de dez a 15 minutos de exposição diária já são suficientes'', explica a nutricionista Gláucia Branco Padovan.

Como outras vitaminas, se ingerida em excesso, pode ser prejudicial à saúde. Portanto, não saia por aí comprando a farmácia inteira. Consulte o médico antes!

Stress é grande inimigo da saúde

A economista Simone Domingues, de 26 anos, procura não descuidar da alimentação. Vegetariana, sempre dá preferência aos alimentos saudáveis e toma alguns suplementos. Mas nem todos os hábitos saudáveis do mundo foram suficientes para nocautear um inimigo perigoso: o stress. ''Durante um ano de mestrado, fiquei doente dez vezes'', conta.

Gripe, gastrite, infecção urinária, a lista é grande. Segundo Luiz Vicente Rizzo, quando estamos estressadas, consumimos grande quantidade de energia. ''O organismo não sabe diferenciar uma bronca do chefe de outra coisa, apenas sabe que está perdendo reforço e reclama'', explica.

Ansiedade, stress, depressão alteram mesmo as defesas imunológicas. Em 1991, pesquisadores ingleses injetaram vírus da gripe em 357 voluntários. Só as pessoas mais tranqüilas não desenvolveram a infecção. Claro que ninguém escapa de enfrentar um problema ou outro. A diferença entre quem cai doente e quem permanece saudável está na maneira com que se lida com os fatores estressores. ''Fazer atividades físicas, levar a vida de maneira mais leve e, se necessário, buscar uma terapia são medidas que funcionam'', diz o psiquiatra Alexandre Andrade Loch.

Alimentos que turbinam suas defesas

Iogurte
Seus lactobacilos recuperam a flora intestinal e fortalecem o sistema imunológico.

Suco de agrião com laranja
A clorofila é rica em zinco, ferro e vitamina C. Basta um copo de 250 ml por dia.

Cogumelo shitake
Estimula a produção das células de defesa do organismo.

Alho
Previne o câncer e as doenças cardíacas. Melhor ainda se consumido assado em forno comum ou no microondas.

Gengibre
Se não estiver grávida, pode consumi-lo antes das refeições para ajudar no processo digestivo.

Chá de pau-d'arco
Raiz de efeito antibiótico. É recomendável tomá-lo duas vezes por semana.



0 comentários:

Postar um comentário

 

2009 ·Vida Saudável by GDC