O anticoncepcional ideal para você

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Conheça os principais métodos para evitar a gravidez e escolha o mais adequado ao seu organismo


A escolha do anticoncepcional é individual

Nos dias de hoje, contamos com várias opções para evitar uma gravidez indesejada. Porém, antes de eleger o método ideal, é importante contar com a orientação de um ginecologista.

Rosa Maria Neme, ginecologista e diretora do Centro de Endometriose, em São Paulo, explica que cada mulher tem características físicas próprias. Isso significa que o que é bom para algumas pode causar efeitos colaterais em outras. ''Mulheres com hipertensão ou diabetes devem evitar a pílula. Para elas, seria melhor usar a injeção ou o DIU, que não passam pelo aparelho digestivo'', explica Rosa.

De acordo com a médica, a escolha do anticoncepcional varia de pessoa a pessoa. ''No começo, talvez seja preciso fazer alguns testes com diferentes métodos para descobrir com qual você se adapta melhor, mas isso costuma ser bem simples.''

Laqueadura

Como funciona
Cirurgia em que as trompas são cortadas e as extremidades são amarradas, para impedir a descida do óvulo e a subida dos espermatozóides. Pode ser feita por mulheres acima dos 25 anos e que já tenham dois filhos ou mais. É um tipo de anticoncepção definitiva.

Desvantagens
Se a mulher se arrepender, é difícil voltar atrás. Além disso, poucas unidades do SUS oferecem a cirurgia de reversão.

Vasectomia

Como funciona
A cirurgia, feita nos testículos, impede a presença dos espermatozóides no sêmen. Os espermatozóides continuam a ser produzidos pelo organismo, mas depois de um tempo eles perdem o poder de fecundar. É um tipo de anticoncepção definitiva.

Desvantagens
Caso o homem mude de ideia, a reversão pode ser feita, mas nem sempre o resultado é garantido.

Camisinha feminina

Como funciona
É igual à camisinha masculina. A única diferença é que pode ser colocada bem antes do início da relação sexual.

Desvantagens
É difícil de ser encontrada. Muitas mulheres têm dificuldades para colocar.

Pílula

Como funciona
As pílulas podem ser feitas de estrógeno e progesterona, ou só de progesterona. Esses hormônios impedem a ovulação e ''enganam'' o organismo, que passa a acreditar que já existe uma gravidez. Tem eficácia quase total, desde que tomada todos os dias. Além disso, a pílula certa pode diminuir a TPM e as cólicas.

Desvantagens
Algumas mulheres podem ter retenção de líquido e ganhar um pouco de peso. Quem não consegue se lembrar de tomá-la todos os dias pode engravidar.

DIU (Dispositivo IntraUterino)

Como funciona
Uma pequena peça com fios de cobre é colocada no útero pelo ginecologista. Ela destrói os espermatozóides e impede que eles fecundem o óvulo. Não afeta o equilíbrio do organismo e pode ficar no útero por até cinco anos.

Desvantagens
A colocação pode ser desconfortável. É necessário fazer visitas regulares ao médico, para acompanhamento. Piora os sintomas de quem tem muito sangramento ou cólicas.

Implante

Como funciona
Uma haste com hormônios, do tamanho de um palito de fósforo, é colocada debaixo da pele do braço. Ela libera progesterona aos poucos, durante três anos. Muito prático, alivia a TPM e suspende a menstruação em quatro de cada cinco pacientes.

Desvantagem
Não previne doenças sexualmente transmissíveis.

Injeção

Como funciona
Tem a mesma composição que a pílula. É aplicada pelo ginecologista, mensalmente ou a cada três meses. Ideal para quem esquece de tomar a pílula diariamente.

Desvantagens
Como a carga de hormônios é bem maior, pode aumentar os efeitos colaterais, como dor de estômago e ganho de peso.

Anel vaginal

Como funciona
É um pequeno anel de plástico flexível que contém os mesmos hormônios das pílulas. Ele é colocado na vagina uma vez por mês, pela própria mulher, como se fosse um absorvente interno. Ele permanece no local por três semanas e a mulher o retira na menstruação. A carga hormonal é mais baixa, o que diminui os riscos de efeitos colaterais das pílulas.

É preciso fazer um teste, porque algumas mulheres sentem a presença do anel na hora do sexo.

Adesivo

Como funciona
Colado na pele das costas, da barriga ou do bumbum, ele libera hormônios na corrente sanguínea. Precisa ser trocado semanalmente, durante três semanas. Depois, faz-se uma pausa de uma semana para a vinda da menstruação.

Desvantagens
Não pode ser usado por mulheres com mais de 90 quilos, porque nelas a eficiência desse método não é garantida. Pode irritar a pele e é contraindicado para fumantes.

Camisinha

Como funciona
Uma capa de látex barra os espermatozóides, impedindo que eles entrem na vagina. Tem uma eficiência bem alta e, além de evitar a gravidez, previne contra doenças sexualmente transmissíveis.

Desvantagem
É raro, mas algumas pessoas podem ser alérgicas ao látex.


1 comentários:

Unknown disse...


A felicidade é tudo que eu vejo agora. Nunca pensei que vivi na Terra antes do ano se esgotar. Eu tenho sofrido de HSV 1 e 2 nos últimos 3 anos agora; Eu gastei muito dinheiro indo de um lugar para outro, os hospitais têm residido em casa todos os dias. Verificações constantes foram o meu hobby até o dia fiel, eu estava pesquisando pela internet, vi um testemunho sobre como o Dr. sigolo ajudou alguém a curar o HSV 2, rapidamente copiei seu e-mail que é prophetekpen@gmail.com apenas para dar
Ele um teste que eu falei com ele, ele me pediu para fazer algumas coisas certas que eu fiz, ele me disse que ele vai me fornecer a cura herbal, o que ele fez, depois de usar as ervas medicinais por 2 semanas, ele Pediu-me que fizesse uma verificação médica do que eu fiz e estava livre do HSV1 e 2, ele só me pediu para publicar o testemunho em todo o mundo,
fielmente, estou fazendo isso agora, por favor irmãos e irmãs, ele é ótimo, eu devo-lhe em troca. Se você está tendo um problema semelhante, apenas envie um email para ele em prophetekpen@gmail.com. Você é a próxima pessoa a se curar.Http: prophetekpen@gmail.com Meu nome é atticus aurora Você também pode me contatar por e-mail: prophetekpen@gmail.com número whatsapp +2348105238925.Você também pode contatá-lo em qualquer doença nisso, ele tem a cura herbal para isso
.HIV
.HEPATITE
.ANTRAZ\
. HPV
.CÂNCER
.ALS

16 de agosto de 2017 às 05:18

Postar um comentário

 

2009 ·Vida Saudável by GDC