Como usar a pílula do dia seguinte

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Especialista esclarece as 7 dúvidas mais comuns sobre o medicamento que evita a gravidez em situações de emergência

Muitas mulheres usam a pílula do dia seguinte como método contraceptivo normal. Isso é grave! Essa pílula nasceu para evitar a gravidez em casos de urgência - quando a camisinha estoura ou após violência sexual. Para orienta-la, convidamos a ginecologista Albertina Duarte, coordenadora do Programa do Adolescente de São Paulo, para um bate-papo esclarecedor.

1. Quando devo tomar a pílula do dia seguinte?
Em situações de extrema urgência, quando não houve o uso do anticoncepcional diário ou se a camisinha estourou. Atenção: ela não deve ser usada como anticoncepcional normal e, muito menos, em substituição à camisinha.

2. Se eu tomá-la repetidas vezes, crescem as chances de falha?
Sim. Desse jeito, o risco de você engravidar aumenta.

3. Ela pode causar efeito colateral?
Sim. Dores de cabeça, alteração no ciclo menstrual e enjôos. No caso de diarréia ou vômito, nas duas primeiras horas após a ingestão, a dose deve ser repetida.

4. A pílula só tem efeito até 72 horas depois da transa?
Sim. Se usar nas primeiras 24 horas, o risco de gravidez é de 5%. Após 48 horas, sobe para 15% e, em três dias, 40%. São dois comprimidos: um para tomar nas primeiras 24 horas e outro 12 horas após o primeiro.

5. Preciso de receita médica para comprá-la?
Não. Assim como os anticoncepcionais normais, a pílula do dia seguinte dispensa receitas médicas. Esse medicamento é vendido em farmácias com preço entre R$ 15 e R$ 20.

6. Se eu esquecer um dia de tomar a pílula normal, devo recorrer à do dia seguinte?
O certo é usar camisinha. Se a camisinha estourar, aí sim recorra ao medicamento e interrompa o uso do anticoncepcional até a menstruação.
E use a camisinha nesse período.

7. Há contra-indicação?
Sim, a pílula é contra-indicada para pessoas que sofrem de diabetes, problemas cardíacos, circulatórios e de hipertensão. Do mesmo jeito, mulheres que estão tomando antibióticos ou calmantes devem procurar orientação médica antes da ingestão da pílula porque o risco de gravidez nesses casos aumenta para até 22%.

0 comentários:

Postar um comentário

 

2009 ·Vida Saudável by GDC