Saiba como funcionam as bebidas energéticas

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Mas antes de se refrescar com qualquer bebida que passe pela sua frente prometendo dar uma levantada no ânimo, uma distinção é fundamental. "A bebida energética, a exemplo do Red Bull e do Flash Power, contém, normalmente, carboidrato, cafeína e taurina e tem efeito estimulante. Já as bebidas esportivas, como o Gatorade, são isotônicas e tem a função de repor líquidos, eletrólitos e carboidratos", explica a nutricionista especializada em nutrição esportiva, Renata Mendes.

As bebidas energéticas, tradicionalmente vendidas em latas de 200ml a 250ml, possuem alto teor de cafeína, que estimula o estado de alerta do corpo. "Essas bebidas têm a capacidade de diminuir a sonolência durante um período estabelecido. Para quem não está acostumado a beber café todo dia, por exemplo, ela pode ter um efeito de três horas", comenta a nutricionista Fabiana Schmidt.

Uma quantia pequena, no entanto, pode ser insuficiente para que o estado de alerta da pessoa seja restabelecido. "Para ter um efeito estimulante, a cafeína tem que ser consumida em uma proporção do peso corporal da pessoa vezes três", acrescenta Renata. Um homem de 70kg, por exemplo, tem que consumir, no mínimo, 210mg de cafeína para sentir os efeitos da substância de maneira perceptível.

Também consumido para obter um ganho extra de energia, o guaraná (em pó, cápsulas ou líquido) é uma planta rica em cafeína. "Assim como as bebidas energéticas artificiais, o guaraná tem que ser ingerido em uma proporção adequada para surtir efeito", relembra Renata.

Contra-indicações
Quando ingeridas em excesso e indiscriminadamente, os energéticos podem trazer efeitos colaterais sérios. "A bebida traz possíveis efeitos colaterais como aumento da freqüência cardíaca, insônia e diurética", comenta Renata.

É a cafeína ainda que acelera a perda de cálcio e magnésio pelo organismo, podendo causar câimbras. "Quem toma cafeína em excesso corre o risco ainda de ter dependência da substância, pois ela diminui a sensação de dor e cansaço", alerta Renata. A nutricionista conta ainda que a substância taurina, presente em alguns energéticos, pode ter efeitos perigosos quando misturada a bebidas alcoólicas. "Não se tem estudos que comprovem, mas há evidências que mostram que a taurina pode suprimir o efeito depressor do álcool, deixando a pessoa muito mais excitada, mais estimulada."

O uso diário de energéticos pode também ser o responsável por uma futura osteoporose. "Além de tirar o sono, essas bebidas, ao diminuírem a absorção de cálcio pelo organismo, podem causar futuramente uma osteoporose", explica Fabiana.

Bebidas isotônicas
Repor líquidos, eletrólitos e carboidratos. Essas são as três funções básicas de uma bebida isotônica, que são usadas como restauradoras do equilíbrio do organismo. "Bebidas como o Gatorade, por exemplo, são mais direcionadas a pessoas desidratadas, que precisam repor líquidos e minerais de maneira mais rápida", explica a nutricionista Fabiana.

Essas bebidas são de extrema importância para atletas, principalmente em atividades físicas prolongadas. "Em provas com mais de três horas de duração, o atleta precisa repor sódio no organismo, senão, há chances de convulsões e até de morte", orienta Renata. Já em atividades com menor tempo de duração, o sódio acelera a hidratação dos competidores.

0 comentários:

Postar um comentário

 

2009 ·Vida Saudável by GDC