A pílula certa para você

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Encontre o anticoncepcional que melhor se adapta ao seu corpo e às suas necessidades

Tipos de pílula anticoncepcional

Engana-se quem pensa que todas as pílulas são iguais: existem muitos tipos e marcas no mercado, e elas não são usadas só para evitar a gravidez. Hoje, as fórmulas mais modernas também servem para melhorar a pele, eliminar a cólica e acabar com a TPM. E o melhor: com poucos efeitos colaterais!

Estar em constante evolução é o que garante o sucessodas pílulas. "Elas são eficazes para evitar a gravidez e não trazem mais riscos de trombose, hipertensão ou aumento de colesterol", explica César Eduardo Fernandes, médico ginecologista e professor da Faculdade de Medicina do ABC.

A seguir, conheça os principais benefícios que a pílula pode te trazer, mas nada de se automedicar! Só um ginecologista é capaz de indicar o comprimido perfeito para você.

Quem não pode tomar anticoncepcional...

- FUMANTES ACIMA DOS 35 ANOS
O uso do medicamento pode aumentar o risco de trombose e embolia pulmonar. As pílulas combinadas (com estrogênio e progesterona) são contraindicadas.
Sugestão do médico:
Opte por pílulas só de progesterona. Elas servem para quem não tolera os estrogênios. A única desvantagem é que elas não exercem bom controle sobre o ciclo menstrual. Outra sugestão é o DIU.

- QUEM SOFRE DE TROMBOSE
Se você tem ou já teve trombose, não é recomendado que use as pílulas combinadas, pois elas podem ser prejudiciais à sua saúde.
Sugestão do médico:
Nesse caso, a mulher pode tomar uma pílula anticoncepcional à base de progesterona ou colocar o DIU (dispositivo intrauterino colocado pelo ginecologista no consultório, atua no organismo por cerca de cinco anos).

- PORTADORAS DE CÂNCER DE MAMA OU DE PROBLEMAS NO FÍGADO
Quem já teve algum tumor nos seios ou doenças graves no fígado, que comprometeram o funcionamento do órgão, não pode tomar pílula.
Sugestão do médico:
Converse com seu ginecologista para definir um método sem usar remédios orais. Pode ser a camisinha ou a laqueadura, caso você não pretenda ter mais filhos.

Pílula para dor de cabeça menstrual

A dor de cabeça menstrual ocorre quando você deixa de tomar pílula e passa a menstruar pouco.

O que fazer:
Os especialistas recomendam tomar pílulas com uma dose menor de estrogênios, que podem estar associados à dor de cabeça. Outra sugestão é reduzir o número de dias de pausa - ou seja, você toma 24 dias e para quatro. Há menstruação normal durante esse período.

Pílula para acne e pele oleosa

Mulheres com acne ou pele oleosa possuem um nível maior de testosterona (hormônio masculino) no organismo. Por causa desse hormônio, a pele fica mais oleosa e, consequentemente, tem mais tendência a sofrer com as espinhas.

O que fazer:
Para combater a acne, use pílulas anticoncepcionais que contenham estrogênio (normal na maioria), mas também as que são compostas de progesteronas diferenciadas (como drospirenona e ciproterona). Elas diminuem a produção de oleosidade na pele.

Pílula para TPM

As mulheres que sofrem com tensão pré-menstrual muito intensa podem amenizá-la com pílulas que contenham etinilestradiol e drospirenona. Esses compostos reduzem sintomas como retenção de líquido, inchaço e mau humor.

O que fazer:
Outra opção para quem tem TPM muito forte são as pílulas que emendam a cartela. Com elas, você não menstrua e não sente os sintomas chatos desse período.

Pílula para o pós-parto

A maioria das mulheres tem medo de engravidar enquanto amamenta - algo que realmente pode acontecer. Para elas, há pílulas especiais para esse momento. São as chamadas minipílulas, que não passam os princípios ativos do remédio para o leite.

"As minipílulas podem ser usadas seis semanas após o parto. Porém, como elas não controlam o ciclo menstrual, quando a mulher parar de amamentar é mais seguro que volte a tomar um anticoncepcional comum", alerta o ginecologista César Eduardo Fernandes.

O que fazer:
É recomendável ingerir pílulas sem estrogênio e com progesterona baixa. Elas são muito eficazes durante a amamentação.


0 comentários:

Postar um comentário

 

2009 ·Vida Saudável by GDC