Alimentos que causam alergia

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Você sabia que clara de ovo, corantes e frutos do mar podem causar alergia? Para acabar com o sofrimento, mude a dieta

Tipos de alimento

Além do leite de vaca e do glúten, presente nos pães, os alimentos que mais causam alergias são a clara de ovo, os corantes artificiais e os frutos do mar. Esses itens são responsáveis por nove em cada dez alergias. Em alguns casos, eles podem até matar!

"A idade da primeira crise varia. Geralmente, é algo que assusta e surpreende a família", explica o médico Evandro Alves do Prado, presidente da Associação Brasileira de Alergia. Quando a alergia de alimentos é comprovada por testes na pele, o produto precisa ser excluído do cardápio. Veja a seguir algumas substituições...

Leite de vaca

Pode ser substituído pelo leite de soja (foto) a partir dos 6 meses de idade. Crianças com mais de 1 ano de idade podem consumir também produtos à base de leite de soja, como queijos, iogurtes e biscoitos.

Glúten

É uma proteína encontrada no trigo, na aveia, no centeio e na cevada. Prepare pães, biscoitos e bolos em casa, trocando a farinha de trigo pela farinha de milho ou de mandioca. Nos supermercados, preste atenção nas embalagens. Elas informam quando o produto é elaborado sem a proteína.

Clara de ovo

Se a criança tiver uma alimentação balanceada, à base de legumes, verduras e carne, o ovo é dispensável.

Corantes e frutos do mar

Corantes
O corante tartravina é responsável por dar as colorações amarela e vermelha aos alimentos industrializados. Está presente em sucos artificiais, gelatinas, picolés e sobremesas prontas. No rótulo desses produtos, o corante é identificado com a sigla C.II. Fique atenta e tire esses alimentos do carrinho.

Frutos do mar
Podem ser substituídos por peixe (foto). Se o alérgico tiver uma alimentação balanceada, os frutos do mar são totalmente desnecessários.

Sintomas das alergias

De acordo com Evandro Alves do Prado, muitas vezes os pais confundem a intolerância do organismo a algum alimento com uma intoxicação alimentar.

As manifestações das alergias variam de acordo com o tipo:
- Digestivas: diarreia e cólicas
- Cutâneas: coceira e inchaço nos lábios
- Resporatórias: dificuldades para respirar

0 comentários:

Postar um comentário

 

2009 ·Vida Saudável by GDC