Dor na barriga pode ser doença séria

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Desconforto abdominal é sinal tanto de diarréia, co

De olho na dor de barriga

Em alguns momentos, os incômodos na barriga se revelam um grande aliado da sua saúde. Aquela pontadinha chata ou o desconforto abdominal podem indicar a presença de alguma doença grave no seu organismo. ''A dor de barriga costuma ser o principal sintoma de pedra nos rins, apendicite e até câncer no intestino'', explica o médico gastroenterologista Bruno Zilberstein, da Universidade de São Paulo (USP).

Nos próximos slides, conheça algumas enfermidades associadas às dores abdominais e defenda-se delas!

Diarreia

Como reconhecer
A barriga dói bem no meio e você não sai do banheiro. As fezes ficam aguadas e podem até apresentar sangue. Surgem também sintomas como febre, perda de energia e falta de apetite.

O que fazer
No começo, ela é inofensiva. A pior complicação da diarreia é a desidratação. Por isso, é preciso beber muita água. Se o problema durar mais do que uma semana, procure um médico. Se o paciente for uma criança, vá ao hospital se ela não melhorar em dois dias.

Intestino irritado

Como reconhecer
A síndrome do intestino irritável provoca dores que parecem cólicas. Elas surgem sem motivo e vêm acompanhadas de inchaço, causado pelo aumento dos gases. Pode provocar diarreia, intercalada com períodos de prisão de ventre.

O que fazer
Só um especialista pode diagnosticar o problema. Se você tem esses sintomas, vá logo ao médico. Como a ansiedade é um estopim para as dores, pode haver melhora quando você compreender o que é a doença.

Pedra nos rins

Como reconhecer
Uma dor aguda e penetrante, parecida com uma cólica muito forte, toma conta da sua barriga. Começa na região lombar e se irradia para todo o abdômen. Ela pode vir acompanhada de enjoo e vômitos.

O que fazer
Correr para o hospital. Pedras nos rins trazem uma dor tão forte que podem até causar desmaios. Apenas um médico é capaz de indicar o tratamento ideal - o uso de medicamentos ou uma cirurgia para eliminar as pedrinhas chatas.

Apendicite

Como reconhecer
Começa com uma dor aguda em torno do umbigo. Em alguns casos, vem acompanhada de enjoo, vômitos e febre. Algumas horas depois, a dor se concentra na parte de baixo do abdômen, do lado direito.

O que fazer
A única solução é operar o mais rápido possível. Se demorar demais, o apêndice pode se romper e provocar até a morte do paciente. Corra para o hospital.

Inflamação no pâncreas

Como reconhecer
O pâncreas é uma glândula que fica atrás do estômago. Ele produz insulina e enzimas. Quando inflama, causa uma dor aguda, que pode se espalhar como uma faixa para os lados e para as costas. O doente sente enjoo, fica com os olhos e a pele amarelados, e tem vômito, barriga dura e suor frio.

O que fazer
É preciso tomar analgésicos e antibióticos potentes, que só podem ser receitados por um especialista. Se as crises se tornarem constantes, o médico retira a vesícula biliar. É ali que se acumulam as pedras que entopem o canal por onde passam a bile e as enzimas do pâncreas.

Endometriose

Como reconhecer
A intensidade das cólicas menstruais aumenta a cada mês, até surgir uma dor pélvica crônica. A dor, causada pela inflamação dos órgãos reprodutores, também pode migrar para a região lombar.

O que fazer
Essa doença surge com a migração do tecido endometrial para fora do útero. O tratamento pode ir desde o uso de analgésicos até a cirurgia para retirar os focos da doença. Procure seu ginecologista.

Verminose

Como reconhecer
É uma infecção intestinal causada por vermes que invadem o intestino e se hospedam nele. A contaminação geralmente acontece pela ingestão de água ou alimentos contaminados. Além da dor de barriga, os doentes têm febre, anemia, enjoo e vômito.

O que fazer
Se tiver os sintomas, procure um médico clínico geral. Para se prevenir, ande calçada, e lave as mãos depois de usar o banheiro e antes de cozinhar. Beba água filtrada e coma carne bem passada.

Câncer de intestino

Como reconhecer
Esse é o quarto tipo de câncer mais comum em mulheres. Silencioso na fase inicial, pode provocar dores fortes no intestino quando já está num estágio avançado. Outros sintomas são sangue nas fezes e anemia.

O que fazer
Fique atenta aos seus hábitos intestinais. Qualquer alteração pode indicar a presença da doença. Se tiver dores abdominais e sangramento pelo ânus, procure um médico gastroenterologista.

1 comentários:

alreny sousa disse...

Meu tio ta com uma dor na barriga ja a uns três dias, também esta com vomito e castura. O que pode ser?

29 de dezembro de 2013 13:28

Postar um comentário

 

2009 ·Vida Saudável by GDC