Cuide da sua visão

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Miopia, hipermetropia, astigmatismo... Saiba como identificar e tratar os problemas de visão mais comuns

Miopia

O que é?
Sabe aquela pessoa que mal consegue ver objetos ou pessoas que estão longe? Ela é míope. A alteração ocorre porque, neste caso, a imagem não é formada sobre a retina, mas, sim, na frente dela. "A miopia tende a se desenvolver e progredir dos 5 aos 20 anos, mas não raro surge até os 40 anos", explica o oftalmologista Alvio Shiguematsu.

Como identificar?
É complicado checar se bebês têm miopia, pois eles não usam a visão de longe. No entanto, fique atenta ao comportamento do seu filho, ao seu próprio e ao e de seus parentes adultos: se assistirem TV muito perto do aparelho ou se aproximarem demais de livros para ler, por exemplo, é melhor ir ao médico.

A solução
A deficiência pode ser resolvida com óculos ou lentes de contato.

Hipermetropia

O que é?
Trata-se do oposto da miopia, ou seja, a imagem se forma atrás da retina. Resultado: a pessoa tem dificuldade para ver de perto ou sente cansaço ocular ao realizar atividades nas quais precise enxergar algo que está muito próximo. "Dor ao redor dos olhos e na cabeça são comuns nas pessoas que têm hipermetropia", diz o oftalmologista Newton Kara Jr.

Como identificar?
A maioria das crianças nasce com um pequeno grau de hipermetropia. Mas ele é compensado pela própria estrutura do olho. Se seu filho já reclamou de dor em volta dos olhos e na cabeça, principalmente após a aula, leve-o ao médico. Os sintomas são os mesmos em adultos.

A solução
Óculos ou lentes de contato resolvem o problema.

Astigmatismo

O que é?
Quem tem este erro de refração, na maioria dos casos, sofre com a dificuldade para enxergar de perto e também de longe. "Isso ocorre quando a córnea tem uma superfície irregular", afirma o oftalmologista Laércio Motoryn. Isso significa que os raios de luz não são focados todos no mesmo ponto sobre a retina, o que acaba por distorcer a imagem.

Como identificar?
Os primeiros sinais se notam ainda na infância, quando a criança começa a frequentar a escola e demonstra dificuldades no aprendizado. Aliás, muitas vezes, essas dificuldades são confundidas com falta de atenção da criança. Por isso, é importante levá-la ao oftamologista.

A solução
Normalmente, resolve-se com óculos ou lentes de contato.

Presbiopia

O que é?
Conhecida como "vista cansada", afeta pessoas a partir dos 40 anos. "Acontece quando o cristalino perde a elasticidade", diz Laércio Motoryn.

Como identificar?
É quando fica difícil focalizar objetos perto dos olhos.

A solução
Usar óculos ou lentes de contato.

Ambliopia

O que é?
Esta é séria: trata-se de uma deficiência que aparece enquanto a criança está formando a capacidade visual, entre 6 e 8 anos. Atrapalha a criação das imagens pelo cérebro e, se não for tratada no começo, fica para sempre.

Como identificar?
Como não há sinais claros, "leve a criança ao oftamologista nos primeiros anos de vida", diz o oftamologista Ronaldo Barcellos.

0 comentários:

Postar um comentário

 

2009 ·Vida Saudável by GDC