Doenças que sua pele pode revelar

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Desconfie de manchas, feridas e alterações de cor que surgem na pele sem motivo aparente. Muitos males que não são dermatológicos se manifestam dessa maneira

Cuide da sua saúde

Toda mulher sonha em ter uma pele de bebê. Não é à toa que existem muitos cremes e protetores para deixá-la nos trinques. Porém, mesmo com tantos cuidados, a pele pode apresentar lesões e mudanças na aparência e na cor. Se isso acontecer, fique atenta: é um alerta de que algo não vai bem no seu organismo.

Há vários problemas de saúde que mudam o aspecto da pele, como lúpus, sífilis e doenças no fígado. De acordo com Álamo Lutfi, médico do Hospital do Rim e Hipertensão, de São Paulo, não é fácil identificar essas doenças. "É importante contar ao médico seus hábitos de vida, trabalho, alimentação, medicações e o histórico de saúde", afirma.

Conheça os males que deixam sinais na pele e o que fazer para combatê-los.

Pele danificada e envelhecida

- Sinal de problema no intestino

- Como se manifesta: indigestão, dores repetitivas na barriga, indisposição e pele sem vitalidade são sinais de que seu intestino não está funcionando nada bem.

- O que fazer: melhore seus hábitos de vida, principalmente sua alimentação. Adote uma dieta rica em fibras e vitaminas, beba bastante água, faça atividades físicas e mande o estresse para bem longe.

Pele vermelha

- Sinal de alergia

- Como se manifesta: placas avermelhadas em diversas partes do corpo, coceira e sensação de queimação podem ser sinais de uma reação alérgica. As alergias costumam ser desencadeadas por alimentos, medicação, produtos de limpeza ou determinados metais.

- O que fazer: procure um pronto-socorro imediatamente, para evitar que os sintomas se intensifiquem e a alergia cause também falta de ar e sensação de sufocamento. Depois, consulte um médico alergologista. Ele vai te ajudar a descobrir a causa do problema e indicar o tratamento adequado. Atenção: a ansiedade e o excesso de exposição ao sol também podem causar vermelhidão na pele.

Pele manchada

- Sinal de alteração no sistema imunológico (defesa do organismo)

- Como se manifesta: diversos tipos de mancha podem ser causados pelo lúpus. Nesse caso, elas costumam ser avermelhadas ou castanhas, formando no rosto uma imagem semelhante às asas de uma borboleta. Também são comuns manchas em forma de disco, feridas no nariz e na boca, cansaço, febre, dores e inchaço nas juntas.

- O que fazer: evite o sol, para não piorar as lesões. Procure um reumatologista para tratar o problema.

Pele pálida

- Sinal de anemia

- Como se manifesta: surge quando o sangue está com falta de hemoglobina, a substância que transporta o oxigênio para todas as células do organismo. Um dos principais sintomas da anemia é a palidez. A cor desaparece da pele, das mucosas e do lado interno das pálpebras do olho.

- O que fazer: a palidez não é o único sintoma de anemia. Por isso, é importante procurar um médico e fazer um exame de sangue. A doença é mais comum em gestantes, mulheres que amamentam, em idade fértil (por causa da menstruação) e naquelas que sangram por causa de miomas, por exemplo.

Pele com feridas

- Sinal de doença sexualmente transmissível

- Como se manifesta: no caso da sífilis, as lesões mudam de acordo com a fase da doença. Na fase primária, surge na região genital uma ferida indolor, parecida com uma espinha, com um orifício no meio. Na fase secundária as mesmas lesões se espalham pelo corpo, com erupções e placas vermelhas ou castanhas.

- O que fazer: procure logo seu médico ginecologista.

Pele ressecada e escurecida

- Sinal de diabetes

- Como se manifesta: pode ser causado por vários fatores: obesidade, sedentarismo ou genética. O diabetes causa problemas circulatórios que provocam o escurecimento da pele, feridas de difícil cicatrização e alterações na sensibilidade.

- O que fazer: o médico indica a maneira correta de conviver com o problema, com mais saúde e disposição. O médico Álamo Lufti afirma que é preciso olhar diariamente a pele para procurar feridas. "É importante usar calçados confortáveis, lavar e enxugar bem os pés, inclusive entre os dedos, cortar as unhas de forma reta, sem aprofundar os cantos, e usar hidratante para pele seca", diz.

Pele amarelada

- Sinal de problema no fígado

- Como se manifesta: as inflamações no fígado, mais conhecidas como hepatite, podem ser agudas, crônicas ou causadas por vírus. Há ainda hepatites causadas por medicamentos. A forma mais comum de reconhecer um doente do fígado é verificar a cor amarelada na pele e nas mucosas, principalmente a parte branca do olho. A doença também causa fraqueza, dor generalizada no corpo e febre.

- O que fazer: procure um médico hepatologista, para buscar tratamento. Para evitar a doença, use preservativo nas relações sexuais e tenha seu próprio kit de manicure.

0 comentários:

Postar um comentário

 

2009 ·Vida Saudável by GDC