É rinite ou sinusite?

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Saiba como lidar com os males que atingem a sua saúde durante o inverno


Rinite

O que é?
Uma inflamação das mucosas do nariz. Acontece quando o órgão se defende de agentes irritantes que estão no ar. Mas nem todo mundo sofre da doença pela mesma razão. Ter ou não tê-la depende da sensibilidade do nariz de cada pessoa.

Sintomas
Nariz entupido, coriza, espirros, coceira no nariz, nos olhos, nas orelhas e na garganta.

A rinite pode ser alérgica ou provocada por outras causas:


Rinite alérgica
Correspondente a 70% dos casos. É causada pelo excesso de defesa: o nariz pode ter sensibilidade aumentada por pó, cigarro, perfumes, ar-condicionado...

Tratamento
Note o fator que irrita o seu nariz, fuja dele e use um antialérgico prescrito.

Outras causas
O aumento drástico da poluição pode causar a rinite, assim como o uso de remédios que desentopem o nariz. Tome muito cuidado com eles!

Tratamento
Não tem jeito: só um médico poderá avaliar o que aumentou a sensibilidade.

Duração da doença
Persistente: Mais de 4 dias por semana.
Intermitente: Menos de 4 dias.

Sinusite

O que é?
Trata-se de uma inflamação nas cavidades ao redor do nariz, os chamados seios nasais. "É uma infecção causada por bactérias", explica o professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo João Ferreira de Mello Junior.

Sintomas
Obstrução nasal, secreção que pode mudar de cor, espirros, muita pressão na face, dor de cabeça, cansaço.

Infecciosa
É provocada, principalmente, por vírus e bactérias que têm origem em uma infecção gripal. "Cerca de 80% dos casos vêm de gripe mal curada", explica o professor da USP. Por isso, a gripe deve ser tratada com rigor para evitar que o acúmulo de secreção se transforme em um ambiente perfeito para a proliferação de bactérias e vírus, evoluindo para a sinusite.

Tratamento
Por ser um caso de infecção, deve-se consultar um médico assim que os sintomas aparecerem. Apenas o especialista poderá indicar qual antibiótico você deverá tomar para acabar com a doença.

Duração da doença
Aguda: Até 12 semanas seguidas.
Crônica: Mais que 12 semanas.

Saiba mais

Cuidado!
Uma rinite mal cuidada pode, sim, virar sinusite: "Isso acontece em quadros infecciosos, em que a secreção do nariz da pessoa apresenta bactérias", diz o homeopata e pediatra Moises Chencinski.

Você sabia?
O nariz é a porta para agentes irritantes que estão no ar. Quando um deles tenta entrar, provoca uma reação: o nariz entope para bloquear a passagem, provoca espirros para eliminá-lo e lava a região com secreção.

Cuide-se no inverno
O tempo seco dificulta a formação do muco que barra a entrada de vírus e bactérias. Para amenizar os sintomas mais freqüentes nessa época, deixe a casa limpa, coma bem e limpe o nariz com soro fisiológico.



0 comentários:

Postar um comentário

 

2009 ·Vida Saudável by GDC