Adeus, gases!

domingo, 23 de agosto de 2009

Controlar os alimentos e o estresse ajuda a evitar constrangimentos

O corpo humano elimina dois tipos de gases: pum e arroto. Falando assim, de forma tão direta, parece tratar-se de mera boa educação – ou falta dela. Porém, ambos são reflexos da nossa dieta e, acredite, até do nosso comportamento psicológico. Conheça melhor cada um deles e, se necessário, aprenda a controlá-los.

· Flato

Nome popular: Peido ou pum.
Definição: Gases intestinais eliminados pelo reto.
Responsáveis: nitrogênio (N2), oxigênio (O2), gás carbônico (CO2), hidrogênio (H2) e metano (CH4). Inodoros, representam 99% do volume expelido. O cheiro desagradável vem, justamente, do 1% restante – dos gases aminas, ácidos orgânicos voláteis, mercaptanas e indol.

Causas:
· Frutas e vegetais com carboidratos não-absorvíveis: melancia, feijão, soja, brócolis, cebola, repolho, couve-flor, ervilha, pepino e rabanete, entre outros.
· Leite, para quem tem deficiência de lactase, enzima essencial para a digestão da bebida. ♦ Alimentos com fibras, como cereais e verduras.
· Hábitos intestinais irregulares.

Quantidade: O volume normal é de 100 ml a 200 ml. Alguém que flatula mais de 20 vezes ao dia deve procurar um médico.

Problema: O excesso de flato ou odor muito desagradável pode ser causado por dieta ou fatores emocionais ou ser sintoma de alguma doença do tubo digestivo, como má absorção de alguns alimentos, inflamação do intestino (doença de Crohn) ou câncer do cólon. Quem não consegue eliminar gases com facilidade sofre com dor abdominal.

Tratamento: A flatulência pode ser tratada com medicamentos. Esses remédios devem contar com a substância dimeticona em sua composição. Antibióticos também são indicados.

Adeus, arroto

Livre-se desse desconforto com dicas bem simples incorporadas a sua rotina


· Eructação

Nome popular: Arroto.
Definição: Gases do estômago expelidos pela boca.
Responsáveis: Somente nitrogênio (N2) e oxigênio (O2).

Causa:
· Pessoas em períodos de grande ansiedade, tensão emocional e estresse engolem muito ar ao falar.
· Quem come rápido, especialmente se tem o hábito de falar durante as refeições ou masca chiclete por longo período, também.
· Bebidas gaseificadas, a exemplo de refrigerantes e cervejas.
· Cigarro: ao tragar, acredita-se que o fumante ingira ar.

Quantidade: Diferentemente dos puns, não há uma classificação determinada como normal. Não arrotar com freqüência também não é considerado uma patologia.

Problema: A aerofagia (deglutição excessiva de ar) pode provocar cólicas estomacais. Além disso, a freqüência exagerada pode ser um dos sintomas de úlcera.

Tratamento: Conhecer a origem dos sintomas diminui a angústia e a ansiedade do paciente. Beber líquido em pequenos goles após as refeições, mastigar bem, evitar chicletes, balas e cigarro, não falar enquanto come e não engolir saliva em excesso, tudo isso reduz a deglutição do ar.

Recomendações:

1- Se os gases estomacais ou intestinais causarem algum desconforto ou constrangimento, procure um especialista e evite a automedicação.
2- Nenhum alimento é capaz de diminuir a produção de gases. Porém, a prática contínua de exercícios contribui para melhorar o trânsito intestinal e o consumo de iogurtes pode regular a flora.

Consultorias: Bianca Tauil, gastroenterologista do condomínio Downtown, no Rio de Janeiro, e Maria do Carmo Friche Passos, gastroenterologista e professora Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).


0 comentários:

Postar um comentário

 

2009 ·Vida Saudável by GDC