Cansaço? Veja 7 razões misteriosas para a fadiga

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Você dorme bem, mas vive sem energia? Vive estafada apesar de não passar os dias na maior correria? Atenção: muitas vezes, o cansaço não tem nada a ver com o ritmo de vida

Em primeiro lugar, visite um médico!

Os especialistas concordam: se você tem dormido muito tarde, está passando por um período estressante ou está gripada, se sentir esgotada é uma consequência natural; mas se você está sentindo fadiga dia após dia, e se esse quadro vem se repetindo por várias semanas, então é uma boa ideia visitar um médico para que ele diga se o que você sente é normal ou se existe alguma causa misteriosa para o seu cansaço, como as sete listadas a seguir.

Efeitos colaterais de medicamentos

O tipo de cansaço que vem dos remédios varia de acordo com a droga ingerida. Sentir-se sonolenta é comum quando tomamos antialérgicos, tranquilizantes e certos tipos de betabloqueadores, que são os remédios usados para controlar a pressão alta. Leia a bula dos remédios que você toma e identifique se a sonolência é listada como um efeito colateral. Se for o caso, converse com seu médico sobre a possibilidade de trocar a medicação ou reduzi-la.

Problemas de tireóide

Você se sente letárgica e cansada e gostaria de passar o tempo todo dormindo. Depressão, ganho ou perda súbita de peso, constipação, pele seca ou grossa, cabelo afinado ou muito grosso e dores musculares também são sintomas de problemas na tireóide. Mulheres com mais de 50 anos têm mais probabilidade de sofrer desse problema. Peça um exame das funções da tireóide para o seu médico. Uma terapia de hormônios pode ser recomendada.

Síndrome de fadiga pós-virose

O mal costuma atacar as pessoas que passam por qualquer tipo de virose. As vítimas ficam completamente esgotadas e podem ter dores nos músculos e nas juntas, problemas gástricos e dificuldade de se concentrar. Ainda não existe uma forma 100% segura de diagnosticar essa síndrome. A cura também não foi descoberta, então, quanto antes o diagnóstico for feito, maiores as chances de recuperação. Procure o seu médico, tente algumas técnicas de relaxamento e volte às suas atividades diárias de forma gradual.

Depressão

Se você se sente cansada assim que acorda e tem dificuldade para levantar da cama, sente vontade de chorar, falta de motivação, ansiedade, auto-estima baixa, perda de libido, está comendo muito ou pouco demais, você pode estar deprimida. Consulte um especialista para que ele diga qual o grau da sua doença. O uso de antidepressivos e terapia podem ajudar muito.

Falta de ferro

A deficiência de ferro causa letargia e falta de ar. Você também pode ter dificuldade de se concentrar, dores de cabeça, tonturas, palpitações e fraqueza generalizada. As principais causas desse mal são uma dieta pobre em ferro e sangramento menstrual muito forte. O diagnóstico pode ser feito com exame de sangue. Você pode aumentar o consumo do mineral comendo alimentos como fígado, carne vermelha, cereais, ovos e frutas secas. Não comece a tomar suplementos sem recomendação médica, pois o excesso desse mineral pode intoxicar o organismo.

Menopausa

Se, além de falta de energia, você anda mais irritada do que o normal, com ondas de calor, dores de cabeça e nas juntas, perda de libido e secura na vagina, está entrando na menopausa. A reposição hormonal pode aliviar alguns sintomas, assim como um aumento no consumo de nozes, sementes, peixes, fibras, frutas, vegetais, aveia e feijão. Produtos de soja, lentilhas e grão-de-bico podem melhorar as ondas de calor.

Diabetes não diagnosticada

Este problema deixa a pessoa se sentindo exausta e completamente sem forças, como se o corpo estivesse sem combustível para funcionar. Outros sintomas incluem aumento de sede, perda de peso e coceira nos órgãos genitais. A diabetes tipo 2 geralmente ataca mulheres depois dos 40 anos, mas os sintomas podem começar a aparecer muito antes. Se você suspeita que sofre desse mal, faça um teste de diabetes o mais rápido possível para evitar alguma sequela, como danos aos nervos ou à retina dos olhos.


0 comentários:

Postar um comentário

 

2009 ·Vida Saudável by GDC