7 mitos e verdades sobre o seu fígado

domingo, 23 de agosto de 2009

Esse órgão é fundamental para o funcionamento do nosso organismo. Responda as questões e veja se você sabe cuidar dele direitinho


Conheça melhor esse importante órgão

O fígado fica do lado direito da barriga. É o maior e um dos mais importantes órgãos do corpo. Sozinho, pesa quase 1,5 quilo! E recebe 1,5 litro de sangue, bombeado pelo coração. Caladinho, ele aguenta os exageros da gula e do álcool... Até que, um dia, mostra que nem tudo vai tão bem assim.

Vital para o funcionamento do corpo, o fígado desintoxica o organismo e é um dos responsáveis por barrar a ação de fungos e bactérias que causam infecções. "Além disso, ele produz a bile, um líquido que atua como um detergente, dissolvendo as gorduras", diz Edison Parise, hepatologista da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

1. Enxaqueca é problema de fígado?

Mito
Essa dor de cabeça pode ser causada por algum tipo de alimento que você comeu ou pelo exagero de bebidas alcoólicas.

2. Azia é causada pelo fígado?

Mito
O médico hepatologista Edison Parise explica que alimentos muito gordurosos podem cair mal no seu estômago. Como a digestão fica mais lenta, você pode sentir desconforto e até sofrer de refluxo, aquela sensação de que a comida está querendo voltar do estômago para a boca.

3. Chás fazem mal?

Verdade
Existem infusões perigosas. "O chá de confrei, usado para tratar feridas no corpo, e o chá de sacasa, para baixar colesterol, são inimigos do fígado", afirma o médico. Parise alerta ainda sobre o uso de medicamentos para emagrecer: eles podem conter substâncias que fazem muito mal a esse órgão

4. Devo comer muitos doces quando tenho hepatite?

Mito
Segundo Edison Parise, quando a pessoa está com hepatite, a digestão fica mais lenta. "Esse mito surgiu porque o organismo absorve mais rápido os alimentos doces do que os salgados", explica. Na fase aguda da doença, o paciente deve fazer uma dieta leve e equilibrada, além de manter repouso absoluto durante um ou dois meses.

5. Os comprimidos precisam passar pelo fígado para funcionar?

Verdade
As substâncias dos remédios que engolimos passam pelo fígado antes de fazer efeito. Esse órgão processa o medicamento e libera enzimas. Só depois é que o comprimido começa a agir no seu organismo.

6. O fígado sempre se regenera facilmente?

Mito
O fígado se regenera com facilidade apenas quando está saudável. Se estiver afetado por inflamações ou por cirrose, ele perde a capacidade de se recompor e deixa de funcionar.

7. Problemas no fígado deixam a pele amarelada?

Verdade
Um dos sintomas da hepatite (tipos A, B e C) é o aspecto amarelado na pele, chamado de icterícia. Quem sofre de doenças do fígado também apresenta urina escura, dores no corpo, cansaço e dor de estômago.


0 comentários:

Postar um comentário

 

2009 ·Vida Saudável by GDC