Erosão ácida: a doença dos dentes do século XXI

sexta-feira, 3 de julho de 2009

A erosão ácida já é considerada a doença odontológica do século XXI. Sua principal característica é o desgaste dos dentes, o que está diretamente ligado aos atuais hábitos de consumo. Bebidas e alimentos ácidos estão sendo ingeridos em excesso. "Esses produtos retiram minerais e amolecem a superfície dos dentes, o que pode causar a deterioração dental", afirma a odontóloga Roseane Borges de Lima, do Cir Premier - Hospital Odontológico de Brasília.
Na medida em que progride, a erosão ácida causa hipersensibilidade, perda de forma e de cor nos dentes. O processo em geral é lento. "Sem saber que possuem o problema, as pessoas não procuram tratamento, tampouco sabem como prevenir o problema. A erosão ácida é cada vez mais comum entre os jovens", alerta Dra. Roseane.

A prevenção passa pelo controle da alimentação e pela correta higienização dos dentes. Entre os alimentos e bebidas que devem ser consumidos com moderação estão as frutas cítricas, sucos, refrigerantes e vinhos, que possuem PH abaixo de 7 (veja lista). O ácido enfraquece temporariamente a superfície do esmalte. Com a escovação, o dente acaba se desgastando. Nesses casos, é importante usar escovas suaves, além de cremes dentais pouco abrasivos, com pouca acidez e com boa disponibilidade de flúor.

Se a erosão ácida já foi diagnosticada, para devolver ao dente a forma perdida, podem ser usadas resinas fotopolimerizadas. "Recupera-se a textura, o brilho e o formato do dente. Dependendo do caso, a correção é feita em uma única consulta", afirma a protesista.


Alimentos e Bebidas Ácidas :: PH*

? Suco de Limão :: 2 - 3,6
? Uva/Suco de Uva :: 2,9 - 4,5
? Vinagre :: 3,2
? Maçã :: 3,3 - 3,9
? Laranja :: 3,3 - 4,5
? Damasco :: 3,3 - 4,8
? Vinho Tinto :: 3,4
? Molho para Salada :: 3,6
? Tomate :: 4,3 - 4,9

*Quanto mais distante o PH é de 7, mais ácido é o alimento.

0 comentários:

Postar um comentário

 

2009 ·Vida Saudável by GDC