5 passos para ter uma boca saudável

sábado, 25 de julho de 2009

Quer ter dentes brancos e saudáveis? Veja como escolher a escova ideal e aprenda a maneira correta de cuidar da boca



Escova ideal

Escolha uma escova que tenha cerdas macias e que se encaixe bem entre seus dentes. Se for muito dura, dispense. Ela irá machucar e não será tão eficaz na limpeza.

Escove fazendo movimentos circulares

Incline um pouco a escova e ''penteie'' os dentes, alcançando também a gengiva com esse movimento. Escove com gestos circulares, de cima para baixo. Capriche tanto na parte de fora quanto na de dentro da arcada dentária. Se você sentir que é necessário, repita a operação.

Dê uma atenção extra à sua língua!

Aquele gosto ou cheiro ruim na boca podem vir da sua língua. Escove a língua para remover as bactérias acumuladas e os cheiros mais fortes, como de alho ou cebola. Mas não use muita pasta. Se sentir náuseas, não se assuste: com o tempo, a sensação de enjoo vai sumir e você vai se acostumar.

A hora do fio dental

Não se esqueça de passar fio dental para completar a limpeza. Para remover a placa bacteriana, passe o fio como se fosse ''engraxar'' os dentes. Mas não o force muito contra a gengiva, pois isso pode causar sangramentos e machucados feios.

Enxágue bem

Depois de terminar todo o processo, enxágue bem a boca e faça um bochecho com água.

Dentistas respondem dúvidas comuns

É importante usar um antisséptico para enxaguar e bochechar?
Os antissépticos são eficazes para quem tem mau hálito, porque combatem as bactérias. Mas eles não substituem a escova e o fio dental. Evite produtos com álcool na fórmula e os muito coloridos. Eles podem escurecer os dentes.

Existe uma pasta de dente ideal?
Não existe fórmula perfeita. O creme dental precisa ter gosto agradável e não pode causar enjoo. Se tiver dentes sensíveis, tártaro, enjoo contínuo ou sangramento, fale com seu dentista.

Quantas vezes por dia devo escovar os meus dentes?
Sempre depois das refeições. Para sentir se precisa de mais escovações, passe a língua nos dentes: se ela deslizar, é sinal de que eles estão limpos. Se os dentes estiverem ásperos, há acúmulo de placa bacteriana e é hora de escovar de novo.

Quanto tempo deve durar uma boa escovação?
Uma boa escovação deve durar, em média, nove minutos. Para cuidar de todos os detalhes, curvas e entradinhas dos dentes, esse tempo é o suficiente.

Quando é a hora certa de trocar a escova de dente?
Ela deve ser trocada a cada três meses. "O ideal mesmo é substituí-la todos os meses. Recomendo colocar a escova de dente na lista mensal de compras de supermercado", ensina a dentista Sandra Gontijo, do Rio de Janeiro.


0 comentários:

Postar um comentário

 

2009 ·Vida Saudável by GDC