Arrume a postura e melhore sua qualidade de vida

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Está na hora de seguir o conselho da sua mãe e endireitar a coluna. Afinal, sentar da maneira correta só traz benefícios para a sua saúde




No trabalho

Alinhe o corpo na cadeira, sente-se de frente para a mesa, com os pés no chão, e contraia o abdome. Apoie os cotovelos na mesa ou nos braços da cadeira. Evite cruzar as pernas e curvar o tronco para frente.

No sofá

Mantenha os joelhos a 90°, apoie os pés no chão e as costas no sofá. Se preferir, coloque uma almofada pequena no final da coluna. Fique de frente para a TV e evite sofás fundos e moles.


Em pé

Mantenha o equilíbrio entre os pés, dividindo bem o peso do corpo. Contraia o abdome levemente e procure alinhar os ombros com as orelhas. Evite projetar a cabeça para frente e esticar muito os joelhos.

6 razões para acertar a postura

1. Esconde a barriga
"Ficar mais ereto melhora a curvatura e a aparência do abdome", diz o professor Ayrton José Martins, da PUC Campinas.

2. Evita dor de cabeça
Para turbinar esse efeito, preste atenção para não curvar a cabeça para frente.

3. Facilita a digestão
Não incline o tronco para frente. Do contrário, pode comprimir órgãos e piorar a digestão.

4. Dá mais flexibilidade
Isso porque a postura ideal impossibilita as articulações de se contraírem.

5. Melhora problemas circulatórios
O sangue tende a fluir mais facilmente quando você mantém a posição certa.

6. Diminui o nervosismo
Como os ligamentos não ficam tensionados, o nível de estresse reduz. "Com a coluna reta, o peso dos ombros some e diminui a tensão do trabalho, por exemplo", diz a fisioterapeuta Adriana Moreira Santana, do Grupo Plástica e Beleza.

Muito mais confiante

Segundo o dr. Francisco Miguel, presidente da Escola de Postura do Brasil, o modo como você se porta é o cartão de visitas da personalidade. "Tanto os bons quanto os maus momentos ficam registrados durante a vida de uma pessoa e vão formando a postura diária", explica.

Normalmente, quem é triste, depressivo, tende a ser mais curvado e isso é notado logo de cara em uma entrevista de emprego. Por outro lado, quem tem confiança demais, estufa o peito e pode provocar uma lordose e hérnia de disco. "O ideal é encontrar o equilíbrio", conclui o doutor.

0 comentários:

Postar um comentário

 

2009 ·Vida Saudável by GDC