10 dicas para combater o estresse

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Confira dez medidas para diminuir o estresse do cotidiano e ter uma vida saudável


1. Cuidado com os pés

Bateu perna o dia todo? Pense nos escalda-pés para descansar e reduzir inchaços. Eles relaxam, melhoram a circulação sanguínea e deixam os pés mais suaves. Você só precisa de um lugar confortável para se sentar e uma bacia com água morna para mergulhar os pés. Em apenas dez minutos já dá para relaxar.

Colocar essências na água também ajuda. "Tea Tree, por exemplo, funciona como bactericida, lavanda e acalma os mais estressados. E hortelã refresca pés cansados", explica Luiz Fernando Pires Duran, especialista em massoterapia e estética corporal da clínica terapêutica Harmonya, no Rio de Janeiro.

2. Meditação

Meditar é uma maneira de escapar do turbilhão de pensamentos que enche a nossa cabeça e que parece nos cansar mais do que uma corrida de dez quilômetros. Há centenas de jeitos de fazer isso.

Uma meditação para iniciantes: tranque-se num ambiente silencioso, sente-se com a coluna ereta e preste atenção à respiração, tentando limpar a mente. E limpar a mente nada mais é do que deixar os pensamentos passarem sem se prender a eles. Parece fácil, mas não é.

"Comece com dez a quinze minutos. Aos poucos, você pode aumentar o tempo de prática, até atingir quarenta minutos", ensina o reumatologista e acupunturista Aderson Moreira da Rocha, presidente da Associação Brasileira de Ayurveda (Abra).

3. Terapia com plantas

Plantar pode ser lúdico, principalmente quando quem mexe com a terra atribui um significado a isso. Mexer em sementes, folhas e flores exige concentração e cuidado. Portanto, relaxa.

"O envolvimento traz tranqüilidade. Percebemos isso nas práticas orientais de ikebana, em que existe uma relação com a planta, com a imersão naquilo que você está fazendo. Aí, uma simples poda pode ser um exercício de atenção focalizada. A questão não é o que você faz, mas como você faz", diz o psicólogo e psicoterapeuta Antonio Carlos Amador Pereira, de São Paulo.

4. Água termal

Primeiro, vem o refresco geladinho que ajuda, literalmente, a esfriar a cabeça. Depois, os efeitos benéficos da água termal. Extraídas de fontes minerais onde a água é puríssima e, por isso mesmo, rica em nutrientes, as águas termais não têm contato com nenhuma substância química.

A água utilizada pelo laboratório Avène, na França, por exemplo, leva quarenta anos para percorrer o trajeto de oitenta quilômetros da nascente até o ponto onde é colhida, na cidade francesa que empresta o nome à empresa.

"Os sais minerais ajudam a controlar a oleosidade e as inflamações da pele", explica Flávia Addor, dermatologista do Rio de Janeiro. E acredite, isso pode ser superútil para quem enfrenta sol, poluição e estresse, todo santo dia.

5. Exercícios para alongar o corpo

Passar o dia todo com o bumbum pregado na cadeira pode provocar um enorme cansaço. "A circulação fica mais lenta, o que gera fadiga muscular", explica Robson Batista, fisioterapeuta e professor de educação física da Fórmula Academia, em São Paulo.

Para "acordar" o corpo, alongue: alinhe os pés e mantenha a postura ereta; contraia o abdômen, estenda os braços para o alto e entrelace os dedos. Aí, é só espreguiçar em direção ao céu.

6. Carinho combate estresse

Conforto, aconchego e segurança são três das quatro necessidades básicas para o bem-estar psicológico do ser humano. A primeira delas, lógico, é a alimentação.

"Um abraço afetuoso do namorado, o aconchego do colo do pai em um momento de tensão, a tomada de partido de um irmão em defesa do outro e a troca de idéias podem ser extremamente relaxantes", explica Fernanda Cavina, psicoterapeuta da Clínica Terapêutica Harmonya, do Rio de Janeiro. Pois é... E ainda melhoram a auto-estima e o jeito de enxergar a vida.

7. Um banho para relaxar

Pode parecer simbólico, mas um bom banho realmente parece "lavar a alma". Use água entre morna e quente. Essa temperatura provoca uma leve dilatação dos vasos, o que proporciona sensação de bem-estar.

Acrescente ervas ou óleos de efeito relaxante, como a verbena e a lavanda. Quer mais? Complemente com automassagem e esfoliação com bucha vegetal.

8. Medicina alternativa

O olfato pode nos afetar de diversas maneiras. Muitas vezes nos transportamos para outro lugar por causa de um cheiro que nos remete a alguma situação que ficou gravada na memória olfativa. Pesquisas mostram que as medicinas alternativas e complementares, como a aromaterapia, podem ser benéficas para casos de depressão leve e ansiedade.

O uso de fragrâncias e óleos essenciais aliado a massagens pode prevenir doenças, infecções e indisposições. Alguns deles são considerados tradicionalmente energizantes, como o de alecrim e o de canela, outros, relaxantes, como os de capim-limão, lavanda e de jasmim.

"O ideal é misturá-los num óleo de massagem como o óleo de amêndoas ou de semente de uvas antes de aplicar na pele", explica o clínico geral, acupunturista e especialista em medicina chinesa Alex Botsaris, do Rio de Janeiro.

9. Chás para aliviar a tensão

Chá aquece, relaxa e dá uma sensação de aconchego. Ele é uma das bebidas mais antigas do mundo. Reza uma lenda chinesa que as pessoas começaram a tomar essa bebida milenar ali por 2.737 a.C.

No Japão, por exemplo, existe a tradicional cerimônia do chá, uma reunião para que as pessoas desfrutem da companhia umas das outras e se desliguem das atribulações do cotidiano. É um ritual de simplicidade. Mas não saia por aí tomando qualquer chá porque o que vai definir o efeito é a erva.


"Chá verde ou branco são ótimos para acordar o corpo e a mente. Maçã ou frutas vermelhas, para dar requinte ao paladar. E camomila ou cidreira, para acalmar antes de dormir", sugere a nutricionista Paola Bueno Correia, da Recomendo Assessoria em Nutrição e Qualidade de Vida, de São Paulo.

10. Massagem terapêutica

Estresse e dor de cabeça têm tudo a ver. Quando você fica tensa, os músculos também ficam - e aí vem o incômodo que pode acabar com o melhor dos seus dias.

Massagear a região temporal não é só um reflexo. Pressionar a região de fato ajuda a aliviar o problema. "A pressão, os movimentos rotatórios e até uns pequenos beliscões relaxam o local e não deixam que os impulsos de dor se espalhem", explica o acupunturista Alex Botsaris, autor do livro Medicina Complementar (Editora Nova Era).

0 comentários:

Postar um comentário

 

2009 ·Vida Saudável by GDC