Proteja sua saúde nas festas

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Certos exageros típicos do fim de ano podem provocar muitos problemas - veja como evitá-los e mantenha a boa saúde nas férias

Inchaço

O que causa?
Ingerir em excesso comidas industrializadas cheias de sódio - como molhos prontos, embutidos e até biscoitos - provoca retenção de líquidos e inchaço nas pernas e mãos.

Como evitar?
"Beba muita água, chás e sucos naturais. Comer frutas ricas em água - melão e laranja, por exemplo - também ajuda a limpar e a diluir o excesso de sal", diz a nutricionista Thaís Seabra.

Ressaca

O que causa?
A ressaca, basicamente, é provocada por exagero na ingestão de álcool. É possível senti-la quando você mistura diferentes bebidas ou as toma com o estômago vazio. Os sintomas são dor de cabeça, enjoo e vômitos.

Como evitar?
"Se pretende beber bastante, intercale as doses com muita água. Ela diluirá o álcool no organismo", explica Thaís Seabra. Vale lembrar também que não é bom tomar sol quando se está de ressaca, pois os sintomas podem ficar piores.

Intoxicação alimentar

O que causa?
Ela aparece após a ingestão de alimentos malconservados ou preparados em más condições de higiene. Entre os sintomas: náuseas, vômitos, diarreia e até perda de peso.

Como evitar?
"Não coma pratos que ficaram muito tempo fora da geladeira", aconselha a nutricionista Juliana Watanabe. Ao jantar fora, observe se os funcionários usam luvas para manipular a comida e se os alimentos perecíveis (como carne e peixe) estão em ambiente refrigerado.

Desidratação

O que causa?
A desidratação é resultado da perigosa combinação de bastante sol com pouca água e muito refrigerante ou cerveja. O organismo acaba perdendo água em excesso - e é a água que mantém a temperatura do corpo estável, evitando que ele ferva no verão ou congele no inverno. Por sua vez, pode ter consequências gravíssimas, como fraqueza, tontura, insolação, diarreia, vômito, desmaio e até convulsão.

Como evitar?
"Tome bastante água mesmo - e não apenas líquidos em geral, como sucos ou refrigerantes", alerta a nutricionista Cristiana Andreoli.

Ganho de peso

O que causa?
Um conjunto de fatores, como o aumento de retenção de líquidos e os açúcares presentes nas bebidas alcoólicas e, principalmente, nas gorduras de alimentos. Tudo isso possivelmente se transforma, sim, em alguns quilinhos a mais. É claro que isso não acontece do dia para noite, mas os exageros cometidos nas festas de final de ano podem deixar marcas por um bom tempo.

Como evitar?
"Calma: não é preciso deixar de saborear a ceia ou ficar longe da farra do Réveillon! Basta equilibrar suas refeições. Se for saborear um prato à base de carne, por exemplo, escolha apenas um tipo. Não misture pernil com chester e peru, por exemplo", avisa Juliana Watanabe. Caso tenha exagerado nos doces numa noite, segure a vontade por uns dias.

0 comentários:

Postar um comentário

 

2009 ·Vida Saudável by GDC