Viva mais e com mais saúde! Faça uma refeição mais saudável usando a Pirâmide Alimentar. Confira hoje no Amélias

quarta-feira, 7 de outubro de 2009


Olá, atendendo a pedidos, falarei um pouco sobre como deve ser o prato nosso de cada dia. Inúmeras pessoas me pedem sugestões de cardápio, pois tem dificuldade de pensar, comprar e fazer as refeições da família.

Entendo perfeitamente isso, pois vivemos numa correria, e quando começa a entardecer já bate aquela preocupação sobre o que preparar para o jantar. O que comprar no supermercado, o que não pode ser esquecido, enfim, um stress.

Analisando o cardápio de muitas famílias, percebo uma sobrecarga de carboidratos, o que acarreta numa série de doenças, inclusive anemia, mesmo todos estando bem fortinhos.

Para oferecer uma alimentação saudável a família, precisamos incluir elementos de três grupos alimentares principais, os carboidratos, proteínas e sais minerais.

Segundo a legislação vigente em nosso país, a "Pirâmide Alimentar é um instrumento, sob a forma gráfica, de orientação da população para uma alimentação mais saudável". (RDC nº39, de 21 de março de 2001). Ela constitui um guia para uma alimentação saudável, onde você pode escolher os alimentos a consumir, dos quais pode obter todos os nutrientes necessários, e ao mesmo tempo, a quantidade certa de calorias para manter um peso adequado.

A pirâmide possui 4 níveis com 8 grandes grupos de produtos, de acordo com a sua participação relativa no total de calorias de uma dieta saudável. Os alimentos dispostos na base da pirâmide devem ter uma participação maior no total de calorias da sua alimentação, ao contrário dos alimentos dispostos no topo da pirâmide, que devem contribuir com a menor parte das calorias de toda a sua alimentação. Cada grupo de alimentos é fonte de nutrientes específicos e essenciais a uma boa manutenção do organismo.

Grupo de pães, massas, tubérculos: Fonte de carboidratos, nutriente fornecedor de energia. Pães, massas e biscoitos integrais são ainda boa fonte de fibras, que ajudam no bom funcionamento do intestino.

Grupo das frutas e hortaliças: Ótimas fontes de vitaminas e sais minerais, dentre eles, antioxidantes que diminuem o efeito deletério do estresse oxidativo e dos radicais livres. Também possuem boa quantidade de fibras.

Grupo das carnes: São alimentos compostos basicamente de proteína, muito bem utilizada por nosso organismo para produção de tecidos, enzimas e compostos do sistema de defesa. Além disso, são ricas em ferro e vitaminas B6 (pirixodina) e B12 (cianocobalamina), tendo sua ingestão (nas quantidades adequadas) efeito preventivo nas anemias ferropriva e megaloblástica.

Grupo do leite e derivados: São os maiores fornecedores de cálcio, mineral envolvido na formação de ossos e dentes, na contração muscular e na ação do sistema nervoso. Além disso, possuem uma boa quantidade de proteína de boa qualidade.

Açúcares e óleos: são pobres em relação ao valor nutritivo, sendo consideradas, por isso, calorias vazias.

Todos os grupos de alimentos são importantes para suprir as necessidades de nutrientes dos indivíduos e manter sua saúde, por isso, todos devem ser consumidos em suas quantidades adequadas. Estas quantidades variam de acordo com as necessidades de cada indivíduo.

O ideal é distribuir todos esses alimentos em cinco refeições, café da manhã, lanche manhã, almoço, lanche tarde e jantar. Na hora de mentalizar o prato, deixe-o mais colorido possível.

Preferindo as refeições mais calóricas no inicio e meio do dia, a ultima refeição deve ser mais leve para facilitar a chegada do sono.

Evite ficar mais de três horas sem se alimentar, seja com um iogurte, fruta ou torrada, isso faz com que seu organismo se organize na produção de insulina e outros hormônios, saiba que essa rotina ajuda até para retardar o envelhecimento.

Se é complicado ter à mão esse tipo de alimento para não ficar mais que três horas sem comer, deixe na bolsa um pote pequeno com uma mistura de passas, nozes, castanha do Pará ou caju, isso ajudará você a manter o controle da fome, evitando que você se acabe na próxima refeição.

0 comentários:

Postar um comentário

 

2009 ·Vida Saudável by GDC