Tudo sobre o diabetes

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Cerca de 11 milhões de brasileiros têm diabetes, mas metade ainda não sabe disso. Caracterizado pelo excesso de açúcar no sangue, o problema pode ser diagnosticado rapidamente e até mesmo evitado!

Diabetes do Tipo 1

O que é
Doença autoimune em que o próprio organismo produz anticorpos que destroem células produtoras de insulina. Normalmente, ela se manifesta na infância e na adolescência, e é o tipo mais grave do diabetes.

Síntomas
Acordar várias vezes à noite para urinar, sentir muita sede, fome ou preguiça, ressecamento dos olhos, da boca e da pele e mudanças no hálito. "Normalmente esses sintomas aparecem entre três e cinco dias. O processo é rápido e agressivo", diz o endocrinologista Tércio Rocha.

Tratamento
O diabético será dependente de insulina pelo resto da vida. Além disso, deverá reduzir o carboidrato da alimentação e se exercitar para a insulina fazer efeito.

Prevenção
Por enquanto não há cura nem formas de evitá-la. Mas pesquisas na USP de Ribeirão Preto têm apresentado resultados otimistas.

Diabetes do Tipo 2

O que é
Variação comum da doença, é responsável por 90% dos casos no mundo. O pâncreas, que produz insulina, funciona, mas a substância não consegue agir. Este tipo surge a partir dos 30 anos, "porém hoje já aparece em crianças e adolescentes devido aos hábitos alimentares e ao sedentarismo", diz o endocrinologista Luiz Clemente Rolim. O excesso de peso é o principal fator que pode levar ao diabetes, mas ter parentes com a doença também é determinante.

Síntomas
Os mesmos do tipo 1, mas surgem lentamente.

Tratamento
Controlar a alimentação, o peso e os maus hábitos podem reverter o quadro. Se não der certo, será preciso tomar medicamentos ou receber insulina.

Prevenção

Controle o peso, não fume, faça exercícios e coma bem. Magros também devem se cuidar, pois o estresse pode desencadear a doença.

Diabetes gestacional

O que é
Diabetes do tipo 2 que surge na gravidez e que regride após o parto. Embora haja insulina no organismo, ela não cumpre sua função por culpa dos hormônios. "Essa manifestação mostra que a mulher tem predisposição a desenvolver diabete do tipo 2 futuramente", diz José Marcondes, gastroenterologista do Hospital Sírio-Libanês.

Síntomas
Não há. Por isso o pré-natal deve ser benfeito.

Tratamento
O mesmo do diabetes tipo 2, mas a dieta alimentar será mais rígida, pois a doença pode prejudicar o feto.

Prevenção
Engravide com IMC abaixo de 30, faça atividade física nos seis primeiros meses de gestação, beba bastante líquido, faça os exames de rotina e evite ficar estressada. Aposte em uma alimentação saudável comendo a cada três horas e observe se a urina se mantém clarinha e se não muda de odor.

Leve o diabetes à sério

O tratamento adequado do diabetes evita complicações. "As doenças vasculares são as mais fatais hoje em dia e 70% delas resultam do diabetes tipo 2, quando mal controlado", alerta Tércio. Veja o que você pode evitar ao monitorar a doença:

- Inflamação dos nervos das mãos, pernas e pés, além de complicação nos rins e cegueira
- Envelhecimento precoce
- Problemas de memória
- Derrame e infarto
- Impotência

0 comentários:

Postar um comentário

 

2009 ·Vida Saudável by GDC