quarta-feira, 7 de outubro de 2009


Hoje falaremos sobre segurança em casa, tudo parece seguro e tranqüilo até a ocorrência de uma queda ou queimadura. Daí é aquele susto e correria. Muita gente acredita que os acidentes são fatalidades que fogem ao nosso controle.

É inacreditável, mas saiba que os acidentes domésticos são uma das principais causas das mortes entre crianças e ferimentos em adultos. Na maioria dos casos, esses acidentes podem ser evitados tomando simples cuidados.

Primeiramente assegure-se de que sua casa não seja uma zona de perigo, para isso verifique sempre seus hábitos e sua casa. Pois à medida que nos antecipamos para evitar sua ocorrência, suas conseqüências diminuem sensivelmente, chegando mesmo a ser eliminados.



Os riscos de acidentes aumentam sobremaneira onde há miséria, doenças e ausência de adultos por perto. Não podemos nos esquecer que na zona rural, na roça e nas regiões em que predominam as pequenas e médias empresas crianças e adolescentes se encontram, desde muito cedo, expostos aos riscos dos processos de trabalhos.

Ao longo da vida, acidentes podem ocorrer com qualquer um de nós. Mas em algumas faixas de idade - como na infância, adolescência e velhice - eles são especialmente freqüentes.

Confira as orientações a seguir e veja o que deve mudar em sua casa, para prevenir aborrecimentos.

Choques elétricos


  • Confira se os fios não estão descascados.
  • Nunca coloque um aparelho elétrico onde ele possa cair na água, ou mesmo na pia molhada.
  • Não sobrecarregue as tomadas de eletricidade, nem tente desligar algo puxando o fio.
  • Nunca toque um aparelho elétrico se você estiver na água;
  • Não coloque aquecedor elétrico próximo a materiais combustíveis;
  • Proteja as tomadas das crianças com protetores facilmente encontrados em lojas de material de construção.
  • Sinalize as tomadas 220.


Devemos nos lembrar, sempre, da gravidade dos riscos que a falta de oxigênio causa ao cérebro e da violência de uma descarga elétrica no organismo: ambas podem ocasionar danos irreparáveis, quando não a morte.

Afogamentos


Geralmente ocorrem em banheiras, tanques, piscinas, poços, bacias e até mesmo em baldes com água. Ao caírem dentro d’água, as crianças muito pequenas não conseguem levantar-se com facilidade.

Assim sendo, coloque telas protetoras nas piscinas e poços, bem como evitar deixar bacias e baldes cheios de água perto de crianças, sem a supervisão de adultos. Além disso, crianças que vão nadar devem sempre fazer uso de bóias.

Quedas e contusões


Ocasionadas por escadas mal fixadas, muito enceradas ou escorregadias, fora de proporção adequada ou sem corrimão; ou ainda por tapetes soltos e móveis em grande quantidade, com quinas pontudas e dimensões inadequadas ao seu tamanho nos cômodos.

As imperfeições, buracos e desníveis no piso ou calçada são também responsáveis por muitos tombos de crianças e idosos.

Remova a água derramada, gordura e outros líquidos na cozinha, no banheiro e na garagem o mais rápido possível para evitar escorregões; o uso de tapetes antiderrapantes pode ajudar em áreas de maior incidência desse tipo de ocorrência desde que fixo a fita dupla face no lado em contato com o solo, fazendo com que ele não se mova pra lá e pra cá.

A falta de grades ou redes de proteção nas janelas de casas ou apartamentos e o descuido, às vezes por apenas alguns minutos, têm levado muitas crianças pequenas à morte. Quando não são mortais, as quedas podem significar anos de vida e muito dinheiro perdidos em operações e tratamentos, além de representar, principalmente para os idosos, uma inatividade forçada, haja vista que o receio de cair e novamente acidentar-se acarreta medo de sair de casa e até mesmo de nela se locomover.

Se um idoso ou uma pessoa que não tem muita firmeza nas pernas mora com você, coloque barras de proteção nas banheiras e chuveiros. Um banco com antiderrapante também pode ser usado para assento durante o banho.

Outros cuidados para se evitar as quedas são sapatos fechados com solas antiderrapantes; o cuidado no abrir e fechar portas, portões e janelas; tapetes bem fixados ao chão; utilização de pesos antiderrapantes; grades ou telas de proteção nas janelas; iluminação abundante na casa e pontos de luz sempre acesos à noite são outras medidas simples que auxiliam a prevenir as quedas, os esmagamentos, as fraturas e contusões domésticas de todos os moradores.

0 comentários:

Postar um comentário

 

2009 ·Vida Saudável by GDC