Fibromialgia: sintomas e tratamentos

domingo, 13 de dezembro de 2009

Conheça sintomas e tratamentos da fibromialgia, a dor que se manifesta em mulheres com idade entre 30 e 50 anos


Ótima notícia para quem sofre dessa doença sem saber: um novo exame ajuda a detectar a doença. Uma pesquisa feita no Hospital Nove de Julho, em São Paulo, analisou pacientes por meio de termometria, exame que transforma o calor do corpo em imagem. "Quanto mais vermelha a imagem, maior a circulação sanguínea no local da dor", diz o médico Marcos Brioshi, coordenador do estudo. Nos casos de fibromialgia, há três sinais: vermelho forte cobrindo o peito e as costas, uma máscara em torno dos olhos, e mãos, nariz e pés frios.

Alívio que vai no prato

Quem sofre de dores crônicas, como as da fibromialgia, precisa colocar no prato mais fontes de proteína (ovos), ferro (carne), cálcio (leite) e vitaminas do complexo B (nozes, verduras, fígado). Os remédios tomados para combater a dor costumam dificultar a absorção desses nutrientes. A carência dessas substâncias pode estar relacionada ao aumento do desconforto.

O be-a-bá da fibromialgia

O que é?

Trata-se de uma dor muscular que pode aparecer no corpo todo, especialmente nos braços, pernas, costas, nádegas, ombros e rosto. As mulheres são as principais vítimas - para cada homem com fibromialgia há quatro mulheres afetadas.

Causas

Ainda não são conhecidas. Há quem atribua a dor crônica aos hormônios. Outros especialistas buscam explicação na genética.

Tratamento físico

Envolve medicamentos, fisioterapia e acupuntura. Atividades físicas, como hidroginástica e caminhada, ajudam a aliviar as dores. Caminhar até quatro vezes por semana, durante 30 minutos, libera substâncias prazerosas no cérebro (endorfinas) e relaxa a musculatura.

Tratamento emocional

É essencial para ajudar o paciente a lidar com as dores. Inclui técnicas de respiração, de relaxamento e de visualização, em que o paciente imagina caminhos para o alívio. Às vezes, o sofrimento é tão grande que é recomendado o tratamento com psiquiatra - ao sentir uma dor intensa e duradoura, o lado emocional fica extremamente abalado.

0 comentários:

Postar um comentário

 

2009 ·Vida Saudável by GDC