Açúcar não é essencial à dieta?

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

É o que diz o médico Airton Golbert. Segundo o especialista, frutas e cereais contém carboidratos que, no organismo, viram glicose


Açúcar

Não cometa excessos
Esta todo mundo sabe: quem abusa da quantidade de açúcar pode engordar - e muito! Ele tem influência sobre o depósito de gordura e pode provocar hipertensão arterial.

Faça trocas inteligentes
Uma boa opção é utilizar açúcar mascavo, mais saudável que o açúcar branco por não ser refinado. Ele mantém nutrientes como vitaminas A, D, E, B e C, e os minerais potássio, magnésio e fósforo. Mesmo tendo menos calorias que o branco, também não pode ser consumido em excesso. Outra alternativa é escolher adoçante com aspartame ou sacarina, por exemplo, principalmente os diabéticos acima do peso.

Tenha cuidado com eles
Doces, balas, biscoitos, bolos, refrigerantes e bebidas açucaradas são os principais vilões. Caso não consiga resistir, procure comê-los somente uma vez na semana.

Coma na medida
"A quantidade diária ideal de açúcar (refinado ou mascavo) não deve ultrapassar 10% do valor calórico total do dia", diz Ludmilla Moreira Eller. Por exemplo, quem consome 2.000 calorias diárias, deve ingerir até 200 calorias de açúcar, o equivalente a 50 g ou quatro colheres (sopa). Assim como acontece com o sal, há alimentos prontos cheios dessa substância. Por isso, ao fazer a contagem, considere o açúcar dos produtos industrializados.

0 comentários:

Postar um comentário

 

2009 ·Vida Saudável by GDC