Dores: acabe com o sofrimento

domingo, 15 de novembro de 2009

Conheça as dores que mais afetam as mulheres, entenda como elas agem e veja quais são os principais métodos para acabar de vez com o sofrimento

Enxaqueca

O que é
Aparece como uma dor latejante e intensa em um lado da cabeça. Às vezes vem com náuseas, vômito, intolerância à luminosidade e ao barulho. Costuma aparecer uma vez por mês ou a cada 15 dias.

Causas
Ela tem origem genética, mas também pode ser causada por alguns hábitos, como comer chocolate e queijo amarelo, ingerir bebida alcoólica e dormir menos ou mais do que está acostumada.

Prevenção
"Você deve descobrir e evitar os fatores que desencadeiam a crise", diz o neurocirurgião Cláudio Corrêa, coordenador do Centro de Dor do Hospital 9 de Julho. Preste atenção na sua rotina quando tiver a dor.

Tratamento
Há medicações que aumentam o tempo entre uma crise e outra e também diminuem os sintomas. Procure um neurologista.

Dor lombar

O que é
Também chamada de lombalgia, este tipo de dor afeta a região inferior da coluna e é uma das mais comuns em todo o mundo.

Causas
Ela pode ser resultado de alterações de postura ou de mau uso da coluna, fatores que afetam a musculatura, os ligamentos, a coluna vertebral ou as articulações. "As exigências do trabalho doméstico às vezes sobrecarregam a coluna", diz o médico especialista em dor Carlos Maurício, presidente da Sociedade Brasileira para Estudos da Dor.

Prevenção
Corrigir a postura e prestar atenção para não forçar a coluna.

Tratamento
Envolve medicamentos, fisioterapia, acupuntura, natação, massagem, reeducação postural. Consulte seu médico e veja a melhor solução para o seu caso.

Dores pélvicas

O que são
Alguns exemplos são as dores de cólica menstrual, endometriose e no abdome inferior.

Causas
Menstruação e ovulação, presença de cistos ovarianos e também inflamação no colo do útero. Como as cólicas menstruais são muito comuns, se sentir qualquer dor anormal ou fora desse período, vá ao médico.

Prevenção
A melhor maneira de se cuidar é ir ao ginecologista com frequência e fazer os exames de rotina.

Tratamento
Deve ser analisado conforme o caso.

Fibromialgia

O que é
Trata-se de uma dor muscular espontânea que pode aparecer no corpo todo - membros superiores, inferiores, região lombar, nádegas, ombros, rosto. As estatísticas apontam que para cada homem com fibromialgia, há quatro mulheres afetadas por ela.

Causas
Não são conhecidas. "Há quem atribua a dor aos hormônios, há quem fale que a genética é que determina", diz o médico Carlos Maurício. Prevenção "Sabemos que o fibromialgico deve fazer exercícios - se ficar parado, as dores pioram", diz o neurocirugião Cláudio Corrêa.

Tratamento
Envolve medicamentos, fisioterapia, acupuntura e às vezes até tratamento com psiquiatra, pois ao sentir uma dor intensa e duradoura, o emocional fica extremamente abalado.

0 comentários:

Postar um comentário

 

2009 ·Vida Saudável by GDC