Controle o colesterol e previna doenças do coração

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Preocupando-se com o colesterol você dá um grande passo para fugir de doenças que atacam o coração. Veja como controlar os níveis dessa gordura tão essencial para a saúde

O que é colesterol

O colesterol é um tipo de gordura essencial para nosso organismo por ser a matéria-prima principal na produção de hormônios. "Nós não existiríamos sem ela", diz o cardiologista João Vicente, do Hospital São Luiz. A saber: 70% dessa substância é produzida pelo fígado e 30% entra em nosso corpo através de alguns alimentos. "O doce em excesso, por exemplo, se transforma em gordura", diz Hélio Castello, cardiologista do Hospital Bandeirantes.

Vilão ou mocinho?

Os dois! Essa gordura pode ser dividida principalmente em HDL-colesterol (bom) e LDL-colesterol (ruim). Ambos circulam no corpo pela corrente sanguínea. O colesterol ruim tende a se prender nas paredes dos vasos e, com o tempo, bloqueá-los, aumentando chances de infarto e derrame. O colesterol bom repara o dano, "varrendo" de volta para o fígado o LDL-colesterol que ficou no caminho. "Por isso, o HDL-colesterol protege o coração, enquanto o ruim, quando em excesso, potencializa os riscos de doenças cardíacas", diz a endocrinologista Ana Paula Ragonha.

Fatores de risco

Fumar aumenta as chances de problemas no coração, pois "o cigarro dificulta a eliminação do colesterol ruim", diz João Vicente. Diabetes, hipertensão e obesidade são outros fatores de risco que merecem cuidado especial. E sabe aquela barriguinha de chope? "Nela há grande concentração de LDL-colesterol, que contribui para obstruir as artérias do coração”, diz João Vicente. Fique de olho: a medida da cintura das mulheres não deve ultrapassar os 80 cm e a dos homens, os 90 cm.

Você se cuida?

"O principal motivo que faz o colesterol ruim subir é a genética", diz Hélio Castello. Por isso, se alguém na sua família tem colesterol alto, faça um exame de sangue para controlar o seu. "A alimentação também influencia no aumento desta taxa", diz Ana Paula. E quando o caso não é genético, é possível normalizar o colesterol mudando alguns hábitos. Vale reduzir frituras, doces, enlatados e embutidos. Coma fibras, frutas, verduras, carne magra, e aposte em amêndoas e castanhas que diminuem o colesterol. Ah, pratique exercícios físicos com frequência, e caso esteja bem acima do peso, verifique se ao menos o colesterol está na medida certa.

Tudo sob controle

Por proteger o coração, o HDL-colesterol pode ser alto. A quantidade ideal, tanto para mulheres quanto homens, é acima de 40. Entretanto, o LDL-colesterol não pode ultrapassar 130. Atualmente, as crianças viraram alvo da doença devido aos hábitos alimentares. "O ideal é começar a medir as taxas aos 20 anos. Mas se a criança for obesa, comece o controle a partir dos 10 anos", afirma João Vicente.

Cuidado com a trans

Provavelmente você já ouviu falar que a gordura trans faz muito mal para a saúde. E é verdade. "Sem dúvida alguma ela dificulta o controle do colesterol, pois tende a aumentar o LDL-colesterol e diminuir o HDL-colesterol", explica Hélio Castello. Para piorar, "ela não é eliminada pelo organismo e se deposita nas veias e artérias", diz a nutricionista Cristiane Perroni. Por isso, tente evitar o consumo. Ela está em biscoitos recheados e de polvilho, bolos e empanados industrializados e salgados folheados. Hoje, muitos produtos afirmam não terem trans na composição. Mas fique atenta: se o rótulo diz que o alimento tem gordura hidrogenada, é trans!

0 comentários:

Postar um comentário

 

2009 ·Vida Saudável by GDC