Estados Unidos aprovam pílula dos "cinco dias seguintes"

domingo, 15 de agosto de 2010

Novo medicamento foi aceito pelo órgão que regulamenta medicamentos no país na sexta-feira (13)

Uma novidade em contraceptivos chegará em breve ao mercado norte-americano: trata-se do medicamento Ella, uma pílula de emergência que funciona como a do dia seguinte, mas que tem efeito se tomado até 120 horas, ou cinco dias, depois da relação sexual sem proteção.

O medicamento foi aprovado na último sexta-feira (13.08.2010) pelo FDA - Food and Drugs Administration - órgão responsável por regulamentar os lançamentos de alimentos e remédios nos Estados Unidos.

O FDA, porém, alerta em nota que o Ella "não é um método contraceptivo, mas, sim, um medicamento para emergências". O medicamento é um inibidor da ovulação, antagonista do hormônio feminino chamado progesterona.

O Ella é fabricado pela Paris Laboratoire HRA Pharma. Ainda não há informação sobre se o medicamento também será vendido no Brasil.

Saiba como funciona a pílula do dia seguinte:

Muitas mulheres usam a pílula do dia seguinte como método contraceptivo normal. Isso é grave! Essa pílula nasceu para evitar a gravidez em casos de urgência - quando a camisinha estoura ou após violência sexual. Para orienta-la, convidamos a ginecologista Albertina Duarte, coordenadora do Programa do Adolescente de São Paulo, para um bate-papo esclarecedor.

0 comentários:

Postar um comentário

 

2009 ·Vida Saudável by GDC