É hora do checape! Mantenha a saúde em ordem com um calendário de exames

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Comece o ano com o pé direito e com o calendário da saúde na mão

Planeje o checape na saúde

Todo mundo gosta de fazer bons planos para o ano que vai nascer, não é mesmo? Quase sempre eles estão relacionados a amor, beleza, família e dinheiro. E a saúde? Geralmente fica em último lugar na lista de prioridades.

O ginecologista Jorge Souer, do Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo, afirma que esse ponto deveria ser o princi- pal item das resoluções de Ano-Novo. "Um bom checape ajuda a evitar doenças e aumenta a qualidade de vida", garante. Aproveite o pique de renovação para agendar, a cada dois meses, uma visitinha com um especialista.

Adulto também toma vacina

Se você acha que levar uma picadinha no braço é coisa de criança, está enganada. Conheça algumas vacinas importantes e mantenha sua caderneta em dia.

. Doenças de criança
Todos os anos o governo faz campanhas de imunização contra caxumba, sarampo, catapora e rubéola, doenças que também atacam adultos. Fique atenta ao calendário de vacinação da sua cidade informando-se no posto de saúde mais próximo.

. Hepatite A
Pode provocar infecção no fígado. Como a imunização não faz parte do programa oficial de vacinação do governo, você precisa pagar por ela na rede particular.

. Hepatite B
Todas as crianças recebem essa vacina gratuitamente pela rede pública, mas quem tem mais de 20 anos ainda não foi imunizado. A doença é transmitida por contato sexual e pode evoluir para cirrose ou câncer de fígado. Nos adultos, a vacina é paga e tem de ser tomada em três doses. Informe-se num posto de saúde.

. Febre amarela
A imunização deve ser reforçada a cada dez anos, especialmente se você viaja para locais com foco da doença.

. Tétano
Deve ser reforçada a cada dez anos. Vacine-se a qualquer momento num posto de saúde.

04 de janeiro - Dentista

Dentes sem cáries
Leve toda a família para dar uma olhada nos dentes. Nessa visita, o dentista vai avaliar a higiene e a condição das restaurações, ver se há cáries e fazer os reparos necessários. Retorne em dezembro.

1º de março - Oftalmologista

Olho no olho
Ir ao oftalmologista é importante para checar o fundo do olho e a pressão ocular, prevenindo doenças como catarata e glaucoma. Se você ou seus filhos usam óculos, uma consulta anual é ainda mais necessária.

03 de maio - Ginecologista

Coisa de mulher
Uma vez por ano, é essencial ir ao ginecologista. O médico deve pedir o exame de papanicolau, que detecta câncer de colo de útero. A partir dos 35 anos, exames como ultrassom transvaginal a mamografia também são requisitados.

1º de julho - Pediatra

Pequenos saudáveis
Durante o primeiro ano de vida, é normal levar as crianças mensalmente ao pediatra. Depois, as visitas ficam mais espaçadas. Até os 5 anos, a consulta deve se repetir a cada seis meses. O especialista avalia os índices de crescimento, medindo peso e altura, e pede exames de urina e fezes para garantir que está tudo bem com a molecada.

08 de setembro - Cardiologista

De bem com o coração
Quem tem mais de 40 anos deve procurar um cardiologista. Ele vai analisar os níveis de colesterol e triglicérides. Também costuma pedir eletrocardiograma e ecocardiograma de esforço, que mostram como anda seu coração.

0 comentários:

Postar um comentário

 

2009 ·Vida Saudável by GDC