10 dicas para escolher o plano de saúde

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Saiba como selecionar a melhor seguradora e quais as obrigações legais das empresas

Escolha um plano de saúde adequado às suas necessidades

Existem homens, por exemplo, que pagam o módulo obstetrícia sem saber. Nesse caso, o cliente pode cancelar o aditivo e pedir a devolução proporcional das parcelas quitadas.

Peça referências dos hospitais credenciados

Nem todos precisam ser cinco estrelas, mas pelo menos um deles deve dispor de condições mínimas, como uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), e oferecer, entre outros tratamentos, sessões de quimioterapia e de radioterapia.

Questione o alcance territorial do serviço

Os convênios, mesmo que regionais, têm de prever atendimentos em outras localidades e não somente na cidade em que você mora. Por lei, a empresa deve contar com a hipótese de urgência para os usuários em trânsito.

Plano com reembolso de consultas

Se preferir este tipo de serviço, analise o prazo e as condições para a devolução do dinheiro. Busque um com valores compatíveis aos de mercado, em especial se já contar com médicos de sua confiança que não atendam por convênio.

Informe-se sobre o plano

Saiba quais as condições para a emissão de guia de autorização para consultas e exames. Algumas operadoras exigem a presença do cliente em sua sede em dias e horários limitados. Isso fere o Código de Defesa do Consumidor. Elas têm de oferecer outro meio, como e-mail ou fax, para disponibilizar o documento.

Veja se há cadastro na ANS

Todas as seguradoras devem estar credenciadas na Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Antes de fechar contrato com uma empresa, entre no site www.ans.gov.br confira qual a nota atribuída a ela e veja se conta com um desempenho satisfatório na avaliação.

Confirme a qualidade do serviço

Verifique no site do Procon (www.procon.sp.gov.br) ou no do Tribunal de Justiça de seu estado o número de reclamações ou de processos da seguradora. Esse é considerado um bom termômetro para medir a aceitação da firma em relação aos demais clientes.

Antes de contratar um plano, faça um teste

Ligue no serviço de atendimento ao cliente para tentar utilizar algum serviço. Arrisque, por exemplo, marcar um exame de rotina e analise a recepção e a rapidez em responder às suas dúvidas e expectativas.

Preste atenção ao pagamento das mensalidades

A operadora pode cancelar o contrato quando houver atraso de mais de 60 dias, consecutivos ou não. Na prática, ela deve enviar uma notificação ao cliente, mas isso não costuma acontecer com muita freqüência. Assim, cabe a você consultar um advogado. Em geral, as decisões judiciais têm sido favoráveis aos consumidores.

Serviço prometido é serviço cumprido!

Lembre-se das promessas da companhia, pois a propaganda é um compromisso do fornecedor com o cliente. Em caso de não cumprimento de algum serviço divulgado, a Justiça garante os direitos do comprador.

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