Lentes de contato: como cuidar delas

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Se resolveu aderir às lentes de contato, fique de olho em uma pequena lista de cuidados essenciais

Antes de mais nada...
Cerca de dois milhões de brasileiros usam lentes de contato, segundo dados do Instituto de Moléstias Oculares (IMO). Desse total, 72% são mulheres. Antes de abandonar seus óculos e aumentar esse contingente, saiba que é necessário passar por uma consulta médica. ''É importante verificar o diâmetro da córnea, a sensibilidade e curvatura para saber se o paciente se adapta às lentes'', explica Sandra Falvo, oftalmologista do IMO. Existem córneas com curvaturas incompatíveis com a das lentes. Dependendo do tipo do problema, as lentes rígidas são mais indicadas.

Sempre limpinhas
Compradas as lentes, o segundo passo é aprender a cuidar delas. Lave-as diariamente com solução multiuso antes e depois de colocá-las. Para guardá-las no estojinho, esfregue-as suavemente com a ponta do dedo indicador para evitar o contato com as unhas. ''Isso remove a sujeira que fica na superfície'', ensina Maria Beatriz Guerios, oftalmologista do IMO. A solução multiuso da caixinha deve ser trocada diariamente. E nada de enxugar as mãos antes de levar as substitutas dos óculos aos olhos! Pelinhos da toalha ou resíduos de papel podem contaminá-las novamente. Guardar a caixa de lentes na geladeira também diminui o risco de acúmulo de bactérias.

Nada de soro
Nem o soro fisiológico nem a água são indicados para limpar as lentes. A solução multiuso é específica para a limpeza porque contém agentes antibacterianos e substâncias que funcionam como um detergente. Ela limpa e ainda mantém as lentes hidratadas.

Inimigos íntimos
Ar-condicionado, poluição, claridade excessiva e até a tela do computador podem ser arqui-inimigos de quem usa lentes de contato. Contra isso tudo, um só aliado: o colírio lubrificante, que deve ser aplicado no máximo de cinco a seis vezes por dia. É importante agradar os olhos, mas sem exageros.

Respeite o prazo
As lentes têm um prazo de validade que deve ser respeitado. ''Depois disso, elas começam a sofrer um processo de degradação. Podem acumular bactérias e até fungos que, em contato com os olhos, geram desconforto, e servem como porta de entrada para o desenvolvimento de diversos processos infecciosos, como a úlcera de córnea'', alerta Renato Garcia, oftalmologista do Hospital das Clínicas de São Paulo. Por isso, se as lentes foram feitas para durar vinte dias, use-as somente por esse período.

Evolução da espécie
Quanto mais tecnológicas melhor. Uma das novidades mais recentes do setor de produtos oftalmológicos é a lente feita para quem trabalha horas a fio em frente ao computador, ou exposta ao ar-condicionado, ou frequenta locais poluídos e esfumaçados. Ela contém mais agentes hidratantes e proporciona maior conforto aos olhos. Há também lentes que devem ser descartadas diariamente, boa opção para as mais desencanadas, que perdem ou não cuidam direito delas.

0 comentários:

Postar um comentário

 

2009 ·Vida Saudável by GDC