Avó muitas vezes reforça mito de que leite da mãe é fraco, diz pediatra

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Apesar dos conselhos dos médicos para manter o aleitamento exclusivo, muitas mães ficam inseguras com a amamentação. Elas acham que o leite não é forte o suficiente, ou que não têm quantidade suficiente para alimentar a criança, mitos que muitas vezes são reforçados por outras mulheres.

O pediatra Luiz Vicente da Silva Filho, um dos consultores de “A Bíblia do Bebê” (CMS Editora), esclarece que não existe fraco. “O que pode acontecer é algumas mães não terem a produção adequada”, explica. Mas isso só o médico poderá atestar e, em último caso, indicar a complementação com fórmulas infantis.

Hidratação

Em linhas gerais, o que se recomenda para garantir uma boa amamentação é a ingestão de muita água (é bom tomar dois copos cada vez que for amamentar), repouso adequado e dieta equilibrada. Álcool e café em excesso são contraindicados, porque podem ser transferidos para o bebê.

Outra ansiedade comum das mães, especialmente as de primeira viagem, diz respeito à dor no momento de amamentar. “É preciso estimular a pega adequada, fazendo o bebê abrir bem a boca para não machucar o mamilo, e caso a mãe sinta dor, ela deve alternar a mama a cada 15 minutos”, aconselha. Aplicar o próprio leite sobre o mamilo também ajuda na cicatrização de fissuras. Em alguns casos, o bico de silicone também é uma opção.

Mitos e dúvidas

“A avó materna muitas vezes acha que a filha ainda é aquela criança que ela criou, e que não vai conseguir amamentar o neto direito”, comenta o pediatra Sylvio Renan, autor do Blog do Pediatra e do livro "Seu bebê em perguntas e respostas - Do nascimento aos 12 meses" (Mg Editores). Veja, abaixo, as respostas do pediatra para algumas dúvidas comuns sobre o aleitamento materno:

Acabei de chegar do hospital e meu leite ainda não desceu. Que devo fazer?
Se seu bebê dorme tranquilamente, não se preocupe. Aguarde com calma. Se, entretanto, ele está chorando bastante, demonstrando ter fome, entre em contato imediatamente com o pediatra para instruções sobre a necessidade ou não de fornecer-lhe um substituto, o que quase nunca é preciso.

Como deve ser o esquema de amamentação?
Alguns bebês necessitam mamar frequentemente, enquanto outros mamam com intervalos maiores. Há bebês que mamam por um tempo prolongado, enquanto outros fazem mamadas bem mais curtas. O intervalo entre duas mamadas deve ser de três horas. Porém, se o bebê manifestar desejo de mamar antes desse horário, você deve oferecer o seio sem preocupação. Procure deixar o bebê de dez a vinte minutos em cada seio.

Deve-se oferecer os dois seios?
Aconselho o método alternado de amamentar. Ofereça primeiro um seio até que ele se esvazie totalmente. Em seguida ofereça o segundo seio, que ele poderá não aceitar, ou aceitar pouco. A composição do leite é diferente no início e no final da mamada: enquanto o leite do início tem uma aparência mais aguada, por conter mais açúcares e proteínas, o leite do final tem mais gordura, razão pela qual é mais espesso.

Com que frequência amamentar o bebê durante a madrugada?
Seu bebê deve ser alimentado no seio sempre que solicitar, de dia ou de noite. Aconselho que o bebê mame durante o dia com intervalos de no máximo três horas e meia, e, durante a noite, somente quando ele solicitar. Dessa forma tentamos evitar que ele troque a noite pelo dia.

Posso dar uma mamadeira para o bebê após a última mamada do dia?
Esse é um procedimento bastante usado por mães que se sentem cansadas demais, sobretudo no final do dia. Deve, porém, ser evitado, pois corre-se o risco de que o bebê abandone o aleitamento materno, porque é mais fácil sugar a mamadeira que o seio.

Amamento de duas em duas horas, mas não sinto que meus seios estão cheios. Será que meu leite acabou?
As duas únicas formas de saber se seu leite está sendo suficiente para seu bebê são: em curto prazo, o fato de ele não apresentar sinais de fome, como choro após as mamadas ou a vontade de voltar a mamar poucos minutos depois da mamada; e em médio prazo, pouco ganho de peso, o que será constatado na consulta pediátrica. Se não houver nenhuma alteração como as descritas, você pode ficar tranquila, pois está produzindo a quantidade exata de leite que seu bebê necessita.

Devo oferecer água ou chá para o meu recém-nascido nos intervalos das mamadas?
Recém-nascido é a definição de um bebê nos primeiros 28 dias de vida. Supõe-se que ele seja alimentado exclusivamente no seio materno. O leite materno é o ideal para seu bebê em tudo que ele necessita, aí se incluindo a água. Conclui-se, então, que não é preciso dar água ou chá a seu recém-nascido.

Mulheres que operam seios enfrentam mais dificuldade para amamentar

Mulheres que se submeteram a cirurgias de redução ou de aumento de seios podem ter mais dificuldades na hora de amamentar. A operação para diminuir o volume dos seios tem impacto maior na função do aleitamento.

O dado é de uma pesquisa inédita da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo). Foram comparadas 74 mulheres que haviam acabado de dar à luz em um hospital particular de São Paulo.

Segundo os autores, até aqui, os estudos mostravam resultados controversos: alguns sugeriram que as plásticas prejudicam o aleitamento, outros, não.

Cirurgiões plásticos dizem que as técnicas mais modernas não atrapalham a amamentação, e que a nova pesquisa não levou em conta as diferentes técnicas.

As pacientes foram divididas em três grupos: as que haviam passado por cirurgia de aumento; as que fizeram redução de mamas e as que não haviam feito plástica.

Todas foram avaliadas até 72 horas após o parto, depois entre cinco e sete dias e, por último, ao final de um mês.

Ao término do período, a chance de a criança estar recebendo exclusivamente leite materno foi de 29% no grupo das que tinham passado por redução de mamas, 54% naquelas com próteses mamárias e 80% nos bebês das mulheres do grupo controle.

Embora todas estivessem amamentando nas primeiras horas, após 30 dias a amamentação exclusiva entre as mulheres com cirurgia foi muito menor, diz o artigo.

ALERTA

"Apesar do pequeno número de mulheres avaliadas, a diferença foi significativa e os resultados servem de alerta", diz Ana Cristina Abrão, professora do departamento de enfermagem da Unifesp e uma das líderes do trabalho.

"As dificuldades na amamentação foram uma surpresa para as próprias mães, que relatam não ter sido avisadas desse risco na hora da cirurgia", conta a pesquisadora.

Segundo ela, a complementação com leite artificial já no primeiro mês eleva a chance de desmame precoce.

De acordo com o artigo, as cirurgias, dependendo da técnica empregada, alteram a integridade do tecido mamário e podem interferir na produção de leite.

Na redução de mamas, é preciso retirar tecido da glândula mamária. "No caso dos implantes, uma hipótese é que a prótese pode comprimir a glândula", diz Abrão.

No Brasil, as plásticas de mama respondem por cerca de um terço das cirurgias estéticas, segundo dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

MENOS AGRESSIVAS

"Hoje as técnicas estão menos agressivas e não comprometem a amamentação", diz a cirurgiã plástica Débora Galvão, do hospital Albert Einstein.

"Antigamente retirava-se muita glândula e até havia interrupção da comunicação com o mamilo, mas hoje preserva-se uma quantidade de glândula suficiente para garantir a produção de leite e não se interrompe essa comunicação", diz Alexandre Mendonça Munhoz, cirurgião plástico do Hospital Sírio-Libanês

Outro ponto a ponderar, segundo ele, é que há diferenças entre as técnicas utilizadas -o que não foi avaliado na pesquisa. Isso explicaria o fato de muitas mulheres não terem problemas. "E há aquelas que não querem amamentar ou têm medo de "estragar" a cirurgia, por temer estrias ou flacidez."

Leite materno favorece crescimento de bactérias intestinais que protegem bebês

Grande parte do leite humano não pode ser digerida pelos bebês e parece ter uma finalidade bastante distinta da nutrição infantil – influenciar na composição das bactérias nos intestinos do bebê.

Os detalhes dessa relação a três entre mãe, criança e micróbios intestinais estão sendo analisados por três pesquisadores da Universidade da Califórnia, em Davis – Bruce German, Carlito Lebrilla e David Mills. Junto a colegas, eles descobriram que um tipo específico de bactérias, uma subespécie da Bifidobacterium longum, possui um conjunto especial de genes que possibilita seu desenvolvimento nos componentes indigeríveis do leite.

Essa subespécie é comumente encontrada nas fezes de bebês amamentados. Ela reveste a superfície interior dos intestinos infantis, protegendo contra bactérias nocivas.

Os bebês supostamente adquirem a classe especial de “bifido” de suas mães, mas ela ainda não foi identificada em adultos. “Estamos todos imaginando onde ela se esconde”, disse Mills.

A substância indigerível que favorece a bactéria bifido é uma grande quantidade de açúcares complexos derivados da lactose, o principal componente do leite. Os açúcares complexos consistem de uma molécula de lactose à qual foram acrescentadas cadeias de outras unidades de açúcar. O genoma humano não contém os genes necessários para quebrar os açúcares complexos, mas a subespécie bifido sim, afirmaram os pesquisadores, numa revisão de seu progresso na “Proceedings of the National Academy of Sciences”.

Sempre se acreditou que os açúcares complexos não possuíam importância biológica, mesmo constituindo até 21% do leite. Além de promover o crescimento da classe bifido, eles também servem como iscas para bactérias nocivas que possam atacar os intestinos do bebê.

Produto da evolução

Os açúcares são muito parecidos com aqueles encontrados na superfície das células humanas, e são construídos nas mamas pelas mesmas enzimas. Muitas bactérias e vírus tóxicos se unem a células humanas ao se ancorar nos açúcares da superfície. Mas aqui, em vez disso, eles se unem aos açúcares complexos do leite. “Achamos que as mães evoluíram para transmitir essa substância ao bebê”, afirmou Mills.

German considera o leite como “um impressionante produto da evolução”, que foi vigorosamente moldado pela seleção natural por ser tão essencial à sobrevivência de mãe e filho. “Tudo no leite vem da mãe – ela está literalmente dissolvendo seus próprios tecidos para produzi-lo”, explicou ele.

Do ponto de vista do bebê, ele nasce num mundo repleto de micróbios hostis, com um sistema imunológico destreinado e sem o cáustico ácido estomacal que, nos adultos, mata a maioria das bactérias. Qualquer elemento no leite capaz de protejer o bebê será fortemente favorecido pela seleção natural.

“Ficamos impressionados que o leite tivesse tanto material indigerível pelo bebê”, disse German. “Descobrir que ele seletivamente estimula o crescimento de bactérias específicas, que por sua vez protegem a si mesmo, nos permite enxergar a genialidade da estratégia – as mães recrutando outra forma de vida para cuidar de seus filhos”.

German e seus colegas estão tentando “desconstruir” o leite, na teoria de que o fluido foi moldado por 200 milhões de anos de evolução mamífera e guarda uma riqueza de informações sobre a melhor forma de alimentar e defender o corpo humano. Embora o leite em si seja projetado para bebês, suas lições podem se aplicar aos adultos.

Os açúcares complexos, por exemplo, são evidentemente uma forma de influenciar a microflora intestinal, então eles podem, em princípio, ser usados para ajudar bebês prematuros, ou aqueles nascidos por cesariana, que não adquirem imediatamente a classe bifido. Sempre se pensou que não existia fonte para os açúcares além do leite humano, mas eles foram recentemente identificados no soro de leite, um subproduto da fabricação de queijos. Os três pesquisadores pretendem testar os açúcares complexos por benefícios a bebês prematuros e idosos.

Proteínas

As proteínas do leite também possuem funções especiais. Uma delas, chamada Alpha- lactalbumin, pode atacar células de tumores e aquelas infectadas por vírus, ao restaurar sua habilidade perdida de cometer suicídio celular. A proteína, que se acumula quando um bebê é desmamado, também é o sinal para que os seios se remodelem de volta ao estado normal.

Essas descobertas deixaram os três pesquisadores bastante cientes de que cada componente do leite possui uma função especial. “Tudo está ali por um motivo, embora ainda estejamos descobrindo quais são esses motivos”, disse Mills. “Então, pelo amor de Deus, amamentem seus filhos”.

Tirar as cutículas prejudica a saúde?

Para que serve a cutícula?

A cutícula é uma membrana localizada ao redor da unha que tem como principal função a proteção do aparelho ungueal.

Tirar as cutículas completamente faz mal à saúde? Por quê?

Sim, o procedimento de retirada da cutícula faz com que a unha fique exposta a todos os agentes externos, como, por exemplo, água, agentes químicos e ainda bactérias.


Que doenças podem surgir devido à retirada de cutículas?

Existem várias alterações que podem ser geradas a partir desse ato de retirar as cutículas. São elas:

- Onicomicose - é uma infecção causada por fungos que acomete as unhas, tanto do pé quanto das mãos. O ato de retirar as cutículas expõe a lâmina ungueal a diversos agentes. O mais preocupante é que essa infecção da unha pode ser uma porta de entrada para outras infecções mais graves, como erisipela.

- Paroníquia - é uma inflamação que atinge a pele ao redor da lâmina ungueal e é mais comum em mulheres que têm o hábito de retirar as cutículas ou “cutucar” com alicate ou outro objeto essa área, desencadeando esse processo inflamatório de difícil abordagem. Às vezes apenas tratamento com creme tópico não resolve o problema, necessitando assim de uma conduta cirúrgica.

- Distrofias ungueais - são alterações que causam deformidades na lâmina ungueal, desencadeadas por esse trauma direto nas cutículas.

O ideal é deixar as cutículas intactas ou empurrá-las?

Visando uma saúde adequada das unhas, o melhor seria manter as cutículas intactas, porém esse ato de “fazer as unhas” é cultural, visto apenas no Brasil. É claro que, quando as cutículas são retiradas, esteticamente fica muito mais bonito. Porém, existem vários produtos ou até aparelhos que afastam as cutículas e que dão o mesmo efeito, mas mantendo a saúde ungueal.

Qual o procedimento que deve ser feito para empurrar as cutículas e remover o excesso? Que produtos e instrumentos utilizar?

Esse procedimento pode ser feito com uma espátula ou através de produtos usados exclusivamente para deixar essa membrana mais maleável e causar uma melhor impressão.

Há alguma forma de amaciar e afinar as cutículas, através de cremes? Que cremes podem ser usados?

Cremes hidratantes com ativos como óleos essenciais podem causar esse efeito de pele hidratada e assim facilitar o ato de afastar as cutículas.

Mulheres que fazem trabalhos manuais, como cozinheiras, devem tomar mais cuidado com a retirada de cutículas?

Sim, todas as pessoas que fazem trabalhos manuais devem sempre se proteger através de luvas específicas como vinil, silicone, nitrila ou, se o custo for muito elevado para o uso diário, podem ser feitos com uma luva de algodão em contato direto com a mão e sobre ela uma luva de borracha, que se encontra em qualquer mercado. Tudo isso para evitar o contato direto das mãos e das cutículas com produtos químicos que podem desencadear eczemas de difícil tratamento e manejo. Isso deve ser feito até na lavagem de uma peça de roupa ou até de um copo de água.

Alimentos, chás, ervas e vida moderna

Não é novidade para ninguém que frutas, verduras, legumes, chás e carnes magras fazem bem à saúde. Mas, alguns alimentos e ervas têm se destacado, especificamente, pelo seu poder em prevenir e tratar doenças. O famoso filósofo grego, Hipócrates, já dizia: “Faça do teu alimento o teu medicamento”. A frase ganhou uma adaptação da nutricionista Cynthia Antonaccio aos tempos modernos, para “faça do teu alimento a tua prevenção”.

Todo nosso organismo se abastece daquilo que colocamos dentro dele. O fígado filtra as impurezas, mas tudo tem um limite! Cynthia explica que “o fígado também fica sobrecarregado, e como conseqüência todos os nossos órgãos sentem. A alimentação deve ser adequada, como prevenção de males e coadjuvante no tratamento”. É isso que a Sociedade Brasileira de Alimentos Funcionais (SBAF), presidida pela nutricionista Jocelem Salgado, está incumbida de fazer: aumentar os estudos sobre os benefícios dos alimentos à saúde do organismo.

Os benfeitores

Atualmente muito se fala em alimentos funcionais, probióticos, prebióticos, chás e ervas. Esse é o assunto do momento.

Os alimentos probióticos são uma classe de microorganismos que fazem bem aos seres humanos, prevenindo cânceres e aumentando a imunidade. Onde encontrá-los? Eles estão presentes em alguns iogurtes e leites fermentados. Já os prebióticos são as substâncias que alimentam esses microorganismos. Uma dupla de futuro!

Os chás e as ervas são os promissores no que diz respeito à prevenção, longevidade e sintomas da vida moderna. Segundo a nutricionista e fitoterapeuta Vanderli Marchiori, os chás e ervas são grandes aliados, mas alguns detalhes devem ser rigorosamente seguidos: o modo de fazer o chá, o que usar de cada erva, o tempo de utilização, a quantidade, enfim, nada de sair abusando e ingerindo sem prescrição. Vanderli ressalta que “os únicos chás que podem ser consumidos sem orientação especializada são os de erva-doce, erva-cidreira, gengibre, camomila e macela. Os outros podem causar problemas hepáticos ou renais, dependendo do volume e freqüência do consumo”.

Os alimentos funcionais são assim chamados por serem alimentos que produzem benefícios específicos, ou por conterem níveis significantes de componentes biologicamente ativos para melhoria da saúde. Vejamos agora, alguns desses alimentos e suas propriedades terapêuticas.

Depressão e estresse

Nos tempos de escola aprendemos sobre os neurônios e as bainhas de mielina que os envolvem. Na depressão já foi comprovado que esta bainha de mielina está retalhada, piorando as sinapses (ligações entre os neurônios) e, isso acontece quando temos falta de selênio e zinco no organismo. Para melhorar o quadro, Vanderli recomenda: “inclua na dieta alimentos amarelos (abóbora, pêssego, milho, melão, cenoura, banana e mexerica) por causa da vitamina A. Já os verdes escuros (escarola, chicória, serralha, agrião e rúcula) também são importantes por causa do ácido fólico e do princípio amargo para estímulo hepático”. Assim estimula-se o fígado e liberam-se as toxinas depositadas. Além disso, “precisamos consumir diariamente banana e iogurte, de preferência sem corantes; 30 gramas de chocolate meio amargo ou três castanhas do Pará, no meio ou fim de tarde”.

Receita para o seu bem-estar

De acordo com Vanderli, para se obter bem-estar, todas as manhãs deve-se bater uma vitamina com leite de soja, uma fruta, uma colher de sobremesa de linhaça, uma colher de sobremesa de farelo de arroz e uma de farelo de aveia. Não consuma bebidas alcoólicas, frituras, creme de leite e maionese neste período.

No caso do stress, ele pode ser físico, mental ou ambos. Eles estão muito associados aos chamados “ladrões de energia”, que são: fumo, sal, carboidratos refinados (em especial o açúcar e a farinha branca), mau-humor e insônia. O desequilíbrio orgânico por causa de algum desses alimentos, associados ou isolados, causam danos ao corpo, debilitando-o.

Quimioterapia combate o câncer, mas tem efeitos colaterais

domingo, 15 de agosto de 2010

Entenda como funciona o tratamento enfrentado por Bruna, personagem de Giulia Gam na novela "Ti-ti-ti"

Giulia Gam interpreta uma das personagens mais dramáticas da novela "Ti-ti-ti", Bruna, uma mulher religiosa que sofre de câncer e, desde o início da trama, também sente as consequências do tratamento de quimioterapia.


Usada desde os anos 1940 para combater o câncer, a quimioterapia é composta de um coquetel de medicamentos que tenta impedir a proliferação rápida e desordenada das células doentes. Os remédios são aplicados em conjunto, pois cada um age numa etapa diferente do crescimento das estruturas cancerosas.

O tratamento tem duração variável, dependendo do tipo de tumor, e pode ser administrado de várias formas, desde via oral até intravenosa, segundo os médicos Marcelo Aisen, oncologista do Centro Paulista de Oncologia, e Otavio Gampel, diretor do serviço de oncologia clínica do Hospital do Servidor Público de São Paulo.

O primeiro passo no combate ao câncer é a identificação de células que estejam se multiplicando rapidamente, comportamento típico das células cancerosas. As drogas quimioterápicas fazem esse reconhecimento por meio de agentes químicos que se ligam às estruturas responsáveis pela divisão celular.

Identificado o invasor, entra em ação um grupo específico de quimioterápicos, os antibióticos - eles barram atividades vitais da célula cancerosa, como a respiração celular, levando-a à morte.

Outro grupo de remédios, chamados alquilantes, age diretamente no começo do processo de divisão celular. Eles impedem a replicação do DNA da célula doente, o que geraria uma nova estrutura maligna.

Se o DNA já se replicou, entram em cena os chamados inibidores mitóticos, quimioterápicos que ainda podem bloquear a divisão celular. Eles impedem que as metades dos cromossomos migrem em direção aos pólos e constituam uma célula nova.

Por outro flanco, os antimetabólitos atacam como espiões infiltrados. Eles imitam a estrutura de elementos da célula cancerosa, tomando o lugar da original. Só que eles não realizam a função da titular, sabotando a atividade celular do invasor, que é eliminado.

A quimioterapia tem efeitos colaterais específicos. Confira abaixo quais são:

Queda de cabelo
Como as células do cabelo se renovam sempre, e depressa, são identificadas pelos quimioterápicos como se fossem células tumorais. Por isso, em geral os pacientes ficam carecas.

Náuseas e aftas
As células das mucosas também se multiplicam constantemente, e acabam levando chumbo. O trato digestivo é afetado, provocando náuseas e vômitos, e é comum surgirem aftas na boca.

Anemia e hemorragia
Outras que sofrem são as células do sangue. As drogas matam hemácias, causando anemia, e glóbulos brancos e plaquetas, fragilizando o sistema imunológico e a capacidade de cicatrização.

Julia Roberts enfrenta maratona de exercícios para emagrecer

A atriz norte-americana engordou 4,5 kg para viver personagem no filme "Comer, Rezar, Amar"

apa da edição de setembro da revista ELLE norte-americana, a atriz Julia Roberts revela que precisou suar a camisa para ficar em forma novamente. A estrela engordou 4,5 kg para viver personagem no filme "Comer, Rezar, Amar", que estreia nesta sexta-feira (13) nos EUA.

Julia, que é mãe dos gêmeos Phinneaus e Hazel, de dois anos, e de Henry, três anos, passou a malhar diariamente para perder o peso.

Acompanhada por sua personal trainer, Kathy Kaehler, Julia enfrenta uma rotina de até 40 minutos de step, seguida de outros 40 minutos de mais exercícios para queimar gordura localizada, como abdominais e agachamentos.

A estrela também é fã de esportes aquáticos e faz natação pelo menos duas vezes por semana, complementando sua maratona de fitness.

Vitaminas e refeições regulares são essenciais para a gestante

15 de agosto é dia da gestante; leia entrevista com o ginecologista e obstetra Guilherme Loureiro Fernandes

No próximo domingo, dia 15 de agosto, comemora-se o Dia da Gestante no Brasil. No momento em que a gravidez é confirmada iniciam-se as consultas com o obstetra, que pedirá exames de rotina que será feitos pelo menos a cada trimestre: análises do sangue, ultrassom e curva glicêmica, entre outros.


Um dos pontos mais importantes da gestação, afirma o ginecologista e obstetra Guilherme Loureiro Fernandes, professor do setor de medicina fetal da Faculdade de Medicina do ABC. “É importante ressaltar que o censo comum de que a mulher grávida deve ‘comer por dois’ é equivocado, pois nesta fase a alimentação precisa ter mais qualidade do que quantidade”, afirma.

O peso ideal de uma grávida oscila entre nove e 12 quilos, considerando toda a gestação. Isso significa que a mulher ganha entre 1,5 a 2 kg por mês, a partir da 16ª semana.

Para não engordar demais, é importante a restrição ao consumo de alimentos calóricos, como refrigerantes, balas e doces industrializados. Para uma melhor digestão, a dica é dividir as refeições em seis a oito vezes ao dia. As receitas devem levar ingredientes que são fontes de proteínas, ferro, cálcio e ácido fólico, além de baixo teor de gordura.

Grávida  sentanda à mesa

Grávidas devem fazer várias e pequenas refeições ao longo do dia
Foto: Divulgação

Alguns alimentos que trazem estes benefícios são a carne vermelha (que possui proteínas e ferro), os laticínios em geral (que contém cálcio) e os vegetais verdes escuros, cereais, leguminosas e ovos (que são itens bastante ricos em ácido fólico).

Alguns médicos também indicam suplementos polivitamínicos para suprir as atividades fisiológicas que surgem com a gravidez.

Para uma maior eficiência, o suplemento precisa ter nutrientes como sais minerais, oligoelementos e vitaminas A, B1, B2, B6, B12, C, D, E, niacina, ácido fólico, cálcio, ferro e zinco, desenvolvido especialmente para mulheres.

“A gestante que recebe prescrição de suplementos polivitamínicos pode continuar o uso durante a amamentação. Mesmo em lactantes saudáveis, que se alimentam adequadamente, a deficiência de vitaminas e sais minerais pode ocorrer, por isso, a suplementação é indicada”, alerta Fernandes.

Pílula do dia seguinte, quando tomar?

Impedir uma gravidez indesejada em situações de emergência. Essa é a função da pílula do dia seguinte.

No entanto, há mulheres que confiam tanto no poder dela a ponto de 'esquecerem' de tomar o contraceptivo convencional ou serem relapsas quanto ao uso da camisinha. Claro que esse tipo de comportamento é totalmente equivocado – e perigoso! 'A pílula do dia seguinte deve ser utilizada o mínimo possível', diz Alexandre Pupo Nogueira, ginecologista do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. O alerta é extremamente necessário porque o medicamento cai no organismo como uma bomba de hormônios, alterando até o ciclo menstrual. Além disso, o efeito pode diminuir se ela for tomada repetidas vezes. Viva! mostra abaixo mais verdades sobre a pílula do dia seguinte.

Como funciona?

1. Antes da fecundação, a pílula age deixando o muco cervical, localizado no
canal do colo do útero, mais espesso. Esse efeito é uma tentativa de impossibilitar a passagem do espermatozóide.

2. A sobrecarga inicial de progesterona ajuda a impedir a liberação do óvulo pelo ovário, evitando, dessa forma, uma gravidez indesejada.

3. Depois de elevar o nível de progesterona, a pílula derruba a taxa do hormônio, fazendo com que a mulher sangre nos próximos cinco dias após a ingestão do remédio.

Cinco fatos sobre a pílula do dia seguinte

Segunda opção

A recomendação dela se restringe a casos de vítimas de violência sexual e de falhas dos métodos tradicionais de prevenção, como camisinha furada (em geral, por ter sido colocada de maneira errada), problemas com a pílula convencional, deslocamento do DIU ou do diafragma. Para fazer efeito, deve ser ingerida até 72 horas depois da relação sexual. Se tomada nas 12 primeiras horas, melhor. Com o passar do tempo, a eficácia, que varia de 85% a 90%, pode diminuir.

Bomba de hormônios

O remédio carrega uma elevada carga de progesterona. Isso significa que o ciclo menstrual pode ser alterado, atrapalhando o cálculo do período fértil e a previsão da próxima menstruação. As taxas hormonais são tão afetadas que, nas 48 horas após a ingestão, a mulher pode sentir enjoos, mal-estar, tontura ou dor de cabeça. Em caso de vômito ou diarreia até duas horas depois de ingerida, outra dose da pílula do dia seguinte deve ser administrada.

Hora da ação

Do ponto de vista médico, a pílula do dia seguinte age antes da fecundação, dificultando o encontro do espermatozóide com o óvulo. Se a gravidez já tiver sido consumada, ele não tem mais ação.

Contraindiação

Comprada em drogarias ou distribuída de graça em postos de saúde, com prescrição médica, não deve ser tomada por quem sofre de trombose (coagulação do sangue nas veias, em especial das pernas, que pode migrar para os pulmões e levar à morte). As elevadas taxas de hormônios podem aumentar a coagulação sanguínea.

Não é antioncepcional

Não custa repetir que a pílula do dia seguinte não substitui qualquer outro método contraceptivo nem protege contra doenças sexualmente transmissíveis. Ou seja: nada de trocar a camisinha, a pílula convencional ou qualquer outra forma de proteção pelo método de emergência.

Como usar corretamente a pílula do dia seguinte

Como usar corretamente a pílula do dia seguinte

1. Quando devo tomar a pílula do dia seguinte?
Em situações de extrema urgência, quando não houve o uso do anticoncepcional diário ou se a camisinha estourou. Atenção: ela não deve ser usada como anticoncepcional normal e, muito menos, em substituição à camisinha.

2. Se eu tomá-la repetidas vezes, crescem as chances de falha?
Sim. Desse jeito, o risco de você engravidar aumenta.

3. Ela pode causar efeito colateral?
Sim. Dores de cabeça, alteração no ciclo menstrual e enjôos. No caso de diarréia ou vômito, nas duas primeiras horas após a ingestão, a dose deve ser repetida.

4. A pílula só tem efeito até 72 horas depois da transa?
Sim. Se usar nas primeiras 24 horas, o risco de gravidez é de 5%. Após 48 horas, sobe para 15% e, em três dias, 40%. São dois comprimidos: um para tomar nas primeiras 24 horas e outro 12 horas após o primeiro.

5. Preciso de receita médica para comprá-la?
Não. Assim como os anticoncepcionais normais, a pílula do dia seguinte dispensa receitas médicas. Esse medicamento é vendido em farmácias com preço entre R$ 15 e R$ 20.

6. Se eu esquecer um dia de tomar a pílula normal, devo recorrer à do dia seguinte?
O certo é usar camisinha. Se a camisinha estourar, aí sim recorra ao medicamento e interrompa o uso do anticoncepcional até a menstruação.
E use a camisinha nesse período.

7. Há contra-indicação?
Sim, a pílula é contra-indicada para pessoas que sofrem de diabetes, problemas cardíacos, circulatórios e de hipertensão. Do mesmo jeito, mulheres que estão tomando antibióticos ou calmantes devem procurar orientação médica antes da ingestão da pílula porque o risco de gravidez nesses casos aumenta para até 22%.

Estados Unidos aprovam pílula dos "cinco dias seguintes"

Novo medicamento foi aceito pelo órgão que regulamenta medicamentos no país na sexta-feira (13)

Uma novidade em contraceptivos chegará em breve ao mercado norte-americano: trata-se do medicamento Ella, uma pílula de emergência que funciona como a do dia seguinte, mas que tem efeito se tomado até 120 horas, ou cinco dias, depois da relação sexual sem proteção.

O medicamento foi aprovado na último sexta-feira (13.08.2010) pelo FDA - Food and Drugs Administration - órgão responsável por regulamentar os lançamentos de alimentos e remédios nos Estados Unidos.

O FDA, porém, alerta em nota que o Ella "não é um método contraceptivo, mas, sim, um medicamento para emergências". O medicamento é um inibidor da ovulação, antagonista do hormônio feminino chamado progesterona.

O Ella é fabricado pela Paris Laboratoire HRA Pharma. Ainda não há informação sobre se o medicamento também será vendido no Brasil.

Saiba como funciona a pílula do dia seguinte:

Muitas mulheres usam a pílula do dia seguinte como método contraceptivo normal. Isso é grave! Essa pílula nasceu para evitar a gravidez em casos de urgência - quando a camisinha estoura ou após violência sexual. Para orienta-la, convidamos a ginecologista Albertina Duarte, coordenadora do Programa do Adolescente de São Paulo, para um bate-papo esclarecedor.

Cardápio de ousadias entre lençóis

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Quem quiser provar sabores picantes na cama coloque a colherzinha (e o papai e mamãe, o 69...) aqui! As manobras que transformarão o feijão com arroz em manjar dos deuses. Com três níveis de pimenta: para iniciadas, experientes e superousadas.

Pense na estripulia mais ardente que você já provou na cama. Agora, imagine colocar mais pimenta. Se adora aventuras picantes, NOVA sugere uma versão superousada! São 18 manobras luxuriantes que, além de ajudar a variar o cardápio entre os lençóis, levarão seu prazer às alturas! “Seu paladar erótico será aguçado e você ainda vai experimentar o frio na barriga de estar fazendo algo realmente devasso”, conta a ex-atriz e sexóloga Ava Cadell, criadora do site loveologyuniversity.com. Ficou com água na boca? Espere até colocar essas ideias em prática.

ATAQUE SORRATEIRO

“Ser pego de surpresa aguça os sentidos”, explica Ava. Sem falar que, se aparecer com propostas inesperadas, seu gato vai se sentir assediado — o que é afrodisíaco!

Para iniciadas

Sobressaltar seu homem logo cedo é nossa tática número 1. Ele vai delirar se você atacá-lo quando sair do chuveiro. Arraste-o para o banheiro e apoie-se na pia. O moço deve ficar de frente para que você enrole as pernas em volta dos quadris dele.

Para experientes

Para fazer o coração do rapaz bater forte, receba-o em casa com um beijo ardente e peça a ele que vá comprar pipoca para verem um filme. Quando o moço tocar a campainha, atenda a porta nua e faça-o preferir uma aventura ao vivo.

Para superousadas

Leve-o para jantar e diga que esqueceu algo no carro. Do lado de fora do restaurante, mande um torpedo pedindo ajuda, puxe-o para o banco de trás do veículo, deitem-se de conchinha e permita que ele a penetre por trás.

TEST-DRIVE DE POSIÇÕES TÓRRIDAS

Encontrar novos encaixes pode movimentar suas aventuras entre quatro paredes. E que tal sair da cama e usar como coadjuvantes outros móveis da casa?

Para iniciadas

Leve a ação para o sofá. Ele, de pé, deve penetrá-la por trás, enquanto você se ajoelha nas almofadas. “Escolher um cômodo não tão privativo dá um quê de proibido”, diz a especialista Sadie Allison.

Para experientes

Quer algo mais intenso? Dobre uma perna de forma que a planta do pé se apoie no acento e recoste-se no peito do gato.

Para superousadas

Sente-se no colo dele com as pernas bem abertas, então faça com que o moço a segure firmemente pelos quadris. Incline-se para trás até que sua cabeça esteja nos pés do rapaz. Coloque as mãos no chão para ter suporte e descanse os pés na parte de trás do sofá. “Seu corpo ficará totalmente exposto, proporcionando ao parceiro uma vista incrivelmente erótica”, diz Sadie.

BRINCADEIRA DE MÃO, DE BOCA...

“Quando os casais começam a transar, a masturbação mútua frequentemente diminui”, observa Sadie Allison. Para mostrar que está disposta a assumir o comando, explore... o “menino” dele!

Para iniciadas

Quando o gato estiver descansando no sofá, chegue mais perto, desça os dedos pelo peito dele e desabotoe a calça. Sussurre que desta vez você fará todo o trabalho. Coloque uma mão na base do pênis e outra na ponta. Depois faça movimentos em direções opostas, para cima e para baixo, ao mesmo tempo, enquanto passa a língua na cabeça do pênis.

Para experientes

Quando ele estiver ao telefone, por exemplo, chegue por trás, passe suas mãos pela cintura do rapaz, abra o zíper, posicione-se... e só pare quando ele chegar lá! “Fazer brincadeiras sexuais quando quem está do outro lado da linha não tem ideia do que se passa torna o prazer mais intenso”, explica Sadie. Faça um anel com o polegar e o indicador, comece pela base do pênis e vá subindo bem devagar. Quando sua mão estiver em cima, comece por baixo com a outra mão e assim por diante..

Para superousadas

Invista em um lubrificante com sabor que crie sensações de quente e frio. Vale também apostar na combinação chá morno e gelo. Ou até tomar um gole de prosecco antes de cair de boca em seu querido. O clima vai ferver!

TEATRO PREMIADO DE LIBERTINAGEM

Se você fingir ser outra mulher, os dois se sentirão livres para ousar mais e colocar em prática diversas fantasias até então secretas. “Com isso, saem da zona de conforto e aproveitam sensações extremas ou posições que normalmente não tentariam”, aposta Ava Cadell.

Para iniciadas

Marquem de se encontrar em um bar e comecem a conversar como se nunca na vida tivessem se falado. Você pode ser quem quiser! Desde executiva sexy até garota de programa de luxo. Deixe as pessoas em volta ouvirem a conversa, já que parte da diversão é atuar para uma plateia. Depois de alguns minutos, diga que quer que ele vá para casa com você. E não se esqueça de manter o script noite adentro.

Para experientes

Façam de conta que um de vocês é inexperiente e precisa de aulas de safadeza. O novato deve escrever em um papel o que deseja aprender. Cynthia W. Gentry, autora de O Que os Homens Realmente Querem na Cama (Gente), explica: “Quando alguém finge ser inocente, o parceiro sente um arroubo de excitação, pois será responsável por dar prazer”.

Para superousadas

Incluir modelitos e acessórios (como peruca, óculos...) específicos para criar os personagens pode turbinar ainda mais a encenação. Uma ideia é ir antes a uma loja de fantasias. Facilmente vai encontrar uma cabeleira loira ou uma bota de salto altíssimo para compor seu visual.

AMARRAÇÃO PROIBIDA

“Ser amarrada potencializa a energia sexual porque você fica vulnerável e é obrigada a se concentrar em apenas receber prazer”, diz a terapeuta sexual Gloria Brame.

Para iniciadas

Deite na cama com as mãos unidas e amarradas. Seu amor vai provocar você fazendo um V com os dedos — a ideia é que eles massageiem seu clitóris como se fossem uma tesoura.

Para experientes

Ele pode cair de boca e movimentar a língua da esquerda para a direita.

Para superousadas

Agora, o bonitão deve amarrar seus pulsos e prendê-los na maçaneta de uma porta antes de descer à zona sul. De pernas bem abertas, banque a prisioneira e implore para ser libertada com um orgasmo daqueles.

PEEP SHOW PARA AMANTES DO EROTISMO

Observar a mulher amada se dando prazer é megaestimulante. “Primeiro, ele descobre o que deixa você louca”, fala a sexóloga Sári Locker, autora de Manual do Sexo Alucinante (Record). “Além disso, se sentem fazendo algo ilegal por sentar e aproveitar o show.”

Para iniciadas

Quando ele já estiver a caminho da sua casa, masturbe-se até chegar perto do orgasmo. Sugestão de roteiro: feche os olhos e imagine os lábios dele onde seus dedos estão tocando. Contraia a vagina enquanto massageia o clitóris, conte até cinco, depois pare. A esta altura seu querido aparece, vendo o rubor que naturalmente se espalha pelo seu corpo quando você está quase lá. Abra o jogo sobre o que fazia. Seu amor vai criar uma imagem mental irresistível e enlouquecer de vontade de dar uma mãozinha!

Para experientes

Antes de saírem para jantar, faça um show privê em casa: comece a se tocar e diga que mais tarde será a vez dele.

Para superousadas

Sente-se em frente ao espelho e deixe-o ficar atrás de você. Assim poderá ter uma bela visão do que está acontecendo. Comece tocando os mamilos com uma mão e passando a outra pelas pernas. Então, estimule seu centro do prazer movendo os dedos cada vez mais rápido. Diga que quer que ele termine de onde você parou quando voltarem do restaurante. Isso que é banquete...

Os cuidados com a higiene íntima feminina

Eles ajudam a eliminar odores e a proteger a região genital da mulher de problemas sérios

Suor, gordura, umidade, urina e células mortas. Convenhamos que o assunto é embaraçoso e até escatológico. Mas não tem jeito: “Tudo isso habita as reentrâncias femininas, e basta um descuido para causar desde ardência, irritação e um constrangedor cheiro ruim até a multiplicação de fungos e bactérias nocivos”, alerta o ginecologista Alexandre Pupo, do Hospital Sírio- Libanês, em São Paulo. Para evitar esse pacote de encrencas, médicos da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia, a Febrasgo, revisaram 120 artigos científicos e elaboraram o I Guia de Condutas sobre Higiene Íntima Feminina, destinado tanto aos ginecologistas — que às vezes pecam por não orientar as pacientes — quanto ao público leigo.

“A ideia é responder a dúvidas referentes à frequência, ao modo correto de fazer a limpeza, aos produtos de higiene adequados, além de condutas para situações específicas”, descreve o ginecologista Nilson Roberto de Melo, presidente da Febrasgo. Seguir essas recomendações à risca é manter o sistema de defesa em ordem nessa região. “A vulva tem um pH ácido e é colonizada por lactobacilos, bactérias que formam uma barreira contra micro-organismos prejudiciais”, descreve o ginecologista Paulo Giraldo, da Universidade Estadual de Campinas, no interior paulista. Não interferir demais nesse pH é, portanto, a primeira medida para prevenir não só coceiras e corrimentos mas também uma série de problemas.

“O excesso ou a falta de higiene e a utilização de produtos inapropriados alteram as defesas locais, favorecendo o ataque de germes como a clamídia, protagonista de infecções pélvicas que podem comprometer a fertilidade”, alerta o ginecologista César Eduardo Fernandes, da Faculdade de Medicina do ABC, na Grande São Paulo. E, uma vez em contato com vírus ameaçadores, como o da hepatite, se o contra-ataque das células defensoras não estiver preparado, o risco de contrair essas doenças aumenta.

Atenção, mulheres! O fundamental é deixar qualquer constrangimento de lado. Pegue um espelho e, sem o menor receio, analise cada detalhe de sua região íntima. Na ilustração à esquerda, abaixo, identificamos as áreas que precisam ser muito bem higienizadas. Esqueça a região interna da vagina — esqueça mesmo! Duchas e introdução de produtos não são aconselhadas, exceto sob prescrição médica. “O foco da limpeza deve se resumir ao monte púbico, à pele da vulva, à raiz das coxas, à região perianal — entre a vulva e o ânus — e ao interior dos grandes e dos pequenos lábios”, ensina Paulo Giraldo.

A compra do produto
O sabonete mais apropriado é sempre aquele classificado como hipoalergênico na embalagem. O termo indica que a fórmula foi desenvolvida com o intuito de provocar menos alergias nessa área, que, diga-se, se ressente por qualquer bobagem. Aliás, por isso mesmo, dê preferência aos sabonetes íntimos. “Eles geralmente contêm ácido lático, um componente natural da pele, que confere um pH ideal”, justifica o dermatologista Mario César Pires, do Hospital do Servidor Público do Estado de São Paulo.

Segundo Pires, os sabonetes alcalinos ou neutros não são indicados porque tornam as condições da região hostis à multiplicação dos lactobacilos que defendem a vulva. Os produtos em barra também não são uma boa opção. “Além de serem muito abrasivos, são normalmente compartilhados por toda a família, o que facilita a contaminação”, afirma Paulo Giraldo.

A última dica é escolher sabonetes com detergência suave, que formem pouca espuma — eles afetam menos a barreira cutânea. Para mulheres que vivem na correria e não são alérgicas, os lenços umedecidos são uma alternativa para a higiene no meio do dia. Vale testá-lo antes, no antebraço, para observar eventuais reações. Se nada acontecer, está liberado.

A última etapa do ritual é geralmente a mais negligenciada — a hidratação. Muitas integrantes do time feminino nem fazem ideia de que devem apelar para ela se a pele dos genitais estiver muito ressecada, especialmente após a menopausa. “A dica é recorrer a fórmulas não oleosas, que devem ser aplicadas somente nas regiões de pele”, explica Giraldo.

Suor, gordura, umidade, urina e células mortas. Convenhamos que o assunto é embaraçoso e até escatológico. Mas não tem jeito: “Tudo isso habita as reentrâncias femininas, e basta um descuido para causar desde ardência, irritação e um constrangedor cheiro ruim até a multiplicação de fungos e bactérias nocivos”, alerta o ginecologista Alexandre Pupo, do Hospital Sírio- Libanês, em São Paulo. Para evitar esse pacote de encrencas, médicos da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia, a Febrasgo, revisaram 120 artigos científicos e elaboraram o I Guia de Condutas sobre Higiene Íntima Feminina, destinado tanto aos ginecologistas — que às vezes pecam por não orientar as pacientes — quanto ao público leigo.

“A ideia é responder a dúvidas referentes à frequência, ao modo correto de fazer a limpeza, aos produtos de higiene adequados, além de condutas para situações específicas”, descreve o ginecologista Nilson Roberto de Melo, presidente da Febrasgo. Seguir essas recomendações à risca é manter o sistema de defesa em ordem nessa região. “A vulva tem um pH ácido e é colonizada por lactobacilos, bactérias que formam uma barreira contra micro-organismos prejudiciais”, descreve o ginecologista Paulo Giraldo, da Universidade Estadual de Campinas, no interior paulista. Não interferir demais nesse pH é, portanto, a primeira medida para prevenir não só coceiras e corrimentos mas também uma série de problemas.

“O excesso ou a falta de higiene e a utilização de produtos inapropriados alteram as defesas locais, favorecendo o ataque de germes como a clamídia, protagonista de infecções pélvicas que podem comprometer a fertilidade”, alerta o ginecologista César Eduardo Fernandes, da Faculdade de Medicina do ABC, na Grande São Paulo. E, uma vez em contato com vírus ameaçadores, como o da hepatite, se o contra-ataque das células defensoras não estiver preparado, o risco de contrair essas doenças aumenta.

Atenção, mulheres! O fundamental é deixar qualquer constrangimento de lado. Pegue um espelho e, sem o menor receio, analise cada detalhe de sua região íntima. Na ilustração à esquerda, abaixo, identificamos as áreas que precisam ser muito bem higienizadas. Esqueça a região interna da vagina — esqueça mesmo! Duchas e introdução de produtos não são aconselhadas, exceto sob prescrição médica. “O foco da limpeza deve se resumir ao monte púbico, à pele da vulva, à raiz das coxas, à região perianal — entre a vulva e o ânus — e ao interior dos grandes e dos pequenos lábios”, ensina Paulo Giraldo.

A compra do produto
O sabonete mais apropriado é sempre aquele classificado como hipoalergênico na embalagem. O termo indica que a fórmula foi desenvolvida com o intuito de provocar menos alergias nessa área, que, diga-se, se ressente por qualquer bobagem. Aliás, por isso mesmo, dê preferência aos sabonetes íntimos. “Eles geralmente contêm ácido lático, um componente natural da pele, que confere um pH ideal”, justifica o dermatologista Mario César Pires, do Hospital do Servidor Público do Estado de São Paulo.

Segundo Pires, os sabonetes alcalinos ou neutros não são indicados porque tornam as condições da região hostis à multiplicação dos lactobacilos que defendem a vulva. Os produtos em barra também não são uma boa opção. “Além de serem muito abrasivos, são normalmente compartilhados por toda a família, o que facilita a contaminação”, afirma Paulo Giraldo.

A última dica é escolher sabonetes com detergência suave, que formem pouca espuma — eles afetam menos a barreira cutânea. Para mulheres que vivem na correria e não são alérgicas, os lenços umedecidos são uma alternativa para a higiene no meio do dia. Vale testá-lo antes, no antebraço, para observar eventuais reações. Se nada acontecer, está liberado.

A última etapa do ritual é geralmente a mais negligenciada — a hidratação. Muitas integrantes do time feminino nem fazem ideia de que devem apelar para ela se a pele dos genitais estiver muito ressecada, especialmente após a menopausa. “A dica é recorrer a fórmulas não oleosas, que devem ser aplicadas somente nas regiões de pele”, explica Giraldo.

5 dicas para ser feliz agora

Pequenas atitudes podem mudar o seu humor da água para o vinho e te fazer feliz de maneira simples

A quantia de dinheiro que uma pessoa tem no banco, o lugar onde ela mora e a idade dela são decisivos para a felicidade? Se você respondeu sim, está enganada. De acordo com novos estudos feitos em diversas partes do mundo, nada disso é tão importante.

Ao contrário do que a maioria pensa, a alegria vem com pequenas mudanças no modo de agir e pensar. Confira o que você pode fazer para ficar mais feliz a partir de agora.

Como levantar o seu astral

1. Aguce os sentidos!

Estudos mostram que, quanto mais intensamente você toca, prova, cheira, escuta ou olha o que está ao redor, mais satisfatório é o seu dia. Ao prestar mais atenção nos cinco sentidos, as pessoas bloqueiam as preocupações e vivem melhor o presente.

Para aumentar a felicidade: evite realizar várias tarefas ao mesmo tempo.

2. Aprenda a agradecer

Um estudo mostra que as pessoas que costumam agradecer pelas coisas boas que ocorrem no seu dia-a-dia se tornam mais otimistas.

Para aumentar a felicidade: acostume-se a escrever o que acontece de bom. Não é surpresa que as mulheres que possuem um diário sejam mais entusiasmadas.

3. Tenha vida social

Já é comprovado que ter alguma coisa pela qual esperar faz as pessoas mais felizes. Pesquisas mostram que pensar sobre um jantar com as amigas na próxima semana é suficiente para ativar o centro de prazer do cérebro. Quem acredita no seu poder de realizar coisas boas é mais feliz.

Para aumentar a felicidade:saia com as amigas. Ficar com pessoas queridas é a segunda melhor coisa para mulheres, logo atrás de ficar sozinhas com seus parceiros.

4. Use o telefone!

Tá contente? Conte para alguém! As pessoas ficam mais felizes quando dividem boas notícias com os outros.

Para aumentar a felicidade: aja sempre com alegria. Brinque, conte piadas, espalhe a felicidade.

5. Pense que poderia ter sido pior...

Quando acontece algo imprevisível capaz de arruinar seus planos, como um temporal que a deixa ensopada antes de chegar ao trabalho, em vez de ficar triste, pense que poderia ter sido pior!

Em uma pesquisa recente, estudantes que se sentiam deprimidos por causa de suas notas baixas ficaram instantaneamente mais alegres quando levados a pensar que poderiam ter tirado um zero! Então, da próxima vez que chover, pense: pelo menos a minha casa não ficou inundada.

Para aumentar a felicidade: procure se lembrar só das coisas que são boas!


10 dicas de sexo oral pra enlouquecer o seu amor

Conheça os segredinhos da modalidade que os homens adoram

Quando conheci meu namorado, o Alexandre, não contei a ele que sou personal sex trainer. Ou seja, dou aulas sobre técnicas de sedução para mulheres. Preferi esconder essa informação para que ele não criasse expectativas e as coisas fluíssem naturalmente. Eu esperei o relacionamento amadurecer e a gente ter intimidade para, só então, chegar ao estágio do sexo oral. Valeu a pena esperar. Foi incrível ver o prazer estampado na cara dele. Infelizmente, as mulheres são educadas de uma forma que estimula o preconceito em relação ao sexo oral. Mas dou uma dica: tem que experimentar! Entre quatro paredes, o casal tem que se descobrir! E, palavra de professora, para o homem, receber sexo oral é uma necessidade.

Varie no sabor
Se você não tem certeza do estado de saúde do parceiro, use preservativos. Existem modelos com sabor, próprios para o sexo oral. Eles não têm tantos espermicidas, como os tradicionais. Desenvolva técnicas para colocá-los: segure a ponta com a mão e vá desenrolando com a língua. Assim você cria um clima com segurança.

Pode engolir, sim
Não há problemas em engolir o sêmen. Ele é composto só de proteína e açúcar, sem sujeira alguma. E eu garanto: eles vão amar se você for até o final!

Ajude com a mão
Enquanto a boca faz a parte dela, incremente a brincadeira movendo a mão sem parar, com pressão média. Isso mantém a ereção e aumenta o prazer.

Lubrifique
Quanto mais lubrificado, mais fácil e gostoso. A saliva é um lubrificante natural, mas você pode usar géis com sabores para fazer brincadeiras sensuais com a boca.

Abuse da língua
Perceba quais movimentos deixam seu parceiro mais excitado. Alterne lambidas com sucção. Eles também adoram sucção só na glande, enquanto a parceira usa as mãos para dar uma esticada no membro.

Acenda a luz
Homem é um ser visual. Deixe ao menos uma meia-luz e capriche na lingerie. Lembre-se de movimentar o corpo todo de maneira bem sensual. Não deixe os cabelos sobre o rosto e olhe nos olhos dele.

Provoque um choque térmico
Como o pênis em ereção é muito quente, coisas geladas proporcionam uma sensação ótima. As borbulhas do champanhe, por exemplo, provocam arrepios. Gelo é bom, mas pode queimar.

Penetração é outra história
Se jogar leite condensado ou outro alimento no pênis, limpe bem antes da penetração, para não causar irritações na vagina.

Surpreenda
Faça o sexo oral quando ele menos esperar. Se antecipe ao pedido dele, tome a iniciativa. Beije o pescoço, o peito e vá descendo até chegar lá.

Garanta a sua segurança
Não importa se você confia nele ou não, se o ama ou não. O essencial é saber se ele é saudável. Assim como a penetração, o sexo oral também pode transmitir doenças. Por isso, peça um exame médico antes de colocar a boca no parceiro, pois ele pode ter contraído uma doença muito tempo antes e ela nunca ter se manifestado.

Um carinho labial prazeroso
Estávamos na praia quando a Rita fez sexo oral em mim pela primeira vez. Foi muito bom. Não entendo por que algumas mulheres não fazem. É um carinho labial extremamente prazeroso.

Evite o câncer no estômago

O órgão está entre os que mais serão atingidos pela doença nos próximos anos. Aprenda a evitar esse mal

O Instituto Nacional do Câncer alerta: cerca de 21 mil novos casos de câncer no estômago serão registrados neste ano, quase o dobro de 2008. "O estresse agride as paredes do órgão, levando a um aumento nas chances de surgir o câncer", diz o médico Alexandre Sakano. Conheça os sintomas e evite essa doença.

Fique atenta a esses sinais

O câncer de estômago é silencioso e, muitas vezes, seus sintomas são confundidos com problemas menores. Por isso, surgindo qualquer um dos sintomas a seguir, procure um gastroenterologista para saber se está tudo em ordem com você.

- Dor
- Queimação
- Anemia sem causa
- Fraqueza
- Sangramento
- Emagrecimento excessivo
- Sensação de estômago muito cheio após as refeições, mesmo que você não tenha comido muito.

4 atitudes que protegem seu estômago


Coma bem. Não é só para comer alimentos com pouca gordura, mas também deixar de lado os industrializados, conservas, enlatados e salgados. Procure colocar no prato muito mais alimentos frescos, como frutas e vegetais trazidos direto da feira.

Evite o álcool e a automedicação. Em excesso, o álcool e vários remédios agridem as paredes do estômago, aumentando as chances de o câncer surgir. Se adora uma cervejinha, tome só um copo no jantar. E, em vez de pílulas para dores na região, procure um especialista.

Exercite-se! Ou procure um passatempo bem divertido para se distrair. Com isso, você alivia o estresse e melhora significativamente os problemas de estômago, reduzindo as chances de doenças como gastrite, úlcera e, até mesmo, câncer.

Faça exames preventivos. Há pessoas com predisposição genética para a doença. Nesse caso, mesmo se prevenindo, é possível desenvolver o câncer. O ideal é procurar um gastroenterologista pelo menos uma vez ao ano para saber se está tudo bem.

Digitopuntura: conheça a técnica

A digitopuntura trata doenças e reequilibra energia. Confira a nova técnica!

Você adoraria fazer acupuntura mas tem pavor de agulha? Então entregue-se à digitopuntura, terapia que também estimula pontos específi cos do corpo para reequilibrar a energia sem ter de levar agulhadas. Veja só:

O que é

Procedimento em que os dedos fazem uma pressão suave sobre pontos do corpo que acumulam energia. É possível estimulá-los ou suavizá-los. O fluxo de energia fica liberado e recupera-se o equilíbrio perdido.

Benefícios do tratamento

O principal é revitalizar a energia do corpo, desbloqueando pontos que estão travados. "Com isso é possível aliviar tensões, fadiga muscular e dores de diferentes origens. Também previne doenças e trata problemas de coluna, circulação, alergias e insônia, sem a necessidade de remédios", explica a terapeuta holística Terezinha Ziembowicz, de Florianópolis (SC). "No caso das alergias, a digitopuntura pode amenizar 80% dos casos", diz a especialista.

Faça você mesma

Para amenizar uma rinite, reação alérgica típica do frio: com a ponta do dedo (qualquer um deles), pressione levemente a base da aba do nariz por 30 segundos a 1 minuto. Faça dos dois lados alternadamente e repita quando sentir necessidade.

 

2009 ·Vida Saudável by GDC