Alimentos funcionais: mantenha a saúde em dia comendo bem!

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Os alimentos funcionais podem ser grandes aliados na prevenção de doenças como o câncer, o derrame e a hipertensão. Eles têm o efeito comprovado cientificamente e devem fazer parte da sua dieta diária. Pronta para uma refeição supersaudável?

Abacate

Sobe o nível do bom colesterol, age contra o reumatismo, é antioxidante e diminui a vontade de comer doces.

Consumo: não exagere na quantidade para não ganhar peso. "O ideal é comer meio abacate, no máximo, duas vezes por semana", diz a nutricionista Giovanna Arcuri, da clínica Essentiale.

Alho e cebola

Melhoram a imunidade e reduzem o risco de câncer e de doenças cardiovasculares. O alho diminui a pressão arterial. Já comer uma cebola crua por dia reduz entre 30% e 50% a incidência de alguns tipos de câncer, diz Roberto Navarro, clínico geral e nutrólogo da Essentiale.

Consumo: use esses temperos para cozinhar."É uma ótima alternativa para maneirar o sal na comida", diz a pesquisadora Jocelem Salgado, autora de Guia dos Funcionais*.

Brocólis

É um ótimo antioxidante, que protege contra câncer, doenças cardiovasculares (como derrame e enfarte) e aquelas relacionadas ao envelhecimento. Ainda melhora a imunidade e minimiza riscos de catarata.

Consumo:na hora de preparar, opte por cozinhá-lo no vapor para manter as propriedades benéficas.

Chá verde

Esta erva tão conhecida para perder peso também é um alimento funcional. Além de antioxidante, fortalece as defesas do organismo e previne câncer.

Consumo: prefira beber o chá quente para aproveitar as propriedades. "O ideal é não passar de três xícaras de chá-verde por dia", diz Roberto.

Champignon

O cogumelo apresenta substância que age na prevenção contra o câncer e ajuda a baixar o colesterol ruim.

Consumo: inclua na comida tanto o cogumelo comum quanto o seco.

Fibras

Melhora o funcionamento do intestino e reduz as chances de câncer.

Consumo: coma alimentos integrais, como pães ou arroz, e inclua farelos ou flocos de aveia na comida. Comece devagar e não abuse na quantidade (entre 20 g e 30 g de fibras por dia), pois pode ter cólicas e diarreia. Beba muita água para o intestino não prender.

Gergelim

É rico em substâncias antioxidantes, previne contra doenças cardiovasculares e também contra câncer.

Consumo: misture junto com a comida, em iogurtes, sucos ou frutas.

Peixes

Reduz o colesterol e a celulite, protege os vasos sanguíneos, o coração e pode facilitar a perda de peso. Ela ainda fortalece as defesas do organismo e reduz inflamações.

Consumo:adicione as sementes no preparo de pães e bolos e também em sucos, saladas, sopas e iogurtes.

Soja

Retarda a menopausa e reduz o colesterol. Além disso, "contribui para diminuir as chances de câncer de mama, próstata e também a osteoporose", diz Elizabeth Torres, professora da Faculdade de Saúde Pública da USP.

Consumo: até 20 g por dia (em grãos ou leite).

Controle o colesterol e previna doenças do coração

Preocupando-se com o colesterol você dá um grande passo para fugir de doenças que atacam o coração. Veja como controlar os níveis dessa gordura tão essencial para a saúde

O que é colesterol

O colesterol é um tipo de gordura essencial para nosso organismo por ser a matéria-prima principal na produção de hormônios. "Nós não existiríamos sem ela", diz o cardiologista João Vicente, do Hospital São Luiz. A saber: 70% dessa substância é produzida pelo fígado e 30% entra em nosso corpo através de alguns alimentos. "O doce em excesso, por exemplo, se transforma em gordura", diz Hélio Castello, cardiologista do Hospital Bandeirantes.

Vilão ou mocinho?

Os dois! Essa gordura pode ser dividida principalmente em HDL-colesterol (bom) e LDL-colesterol (ruim). Ambos circulam no corpo pela corrente sanguínea. O colesterol ruim tende a se prender nas paredes dos vasos e, com o tempo, bloqueá-los, aumentando chances de infarto e derrame. O colesterol bom repara o dano, "varrendo" de volta para o fígado o LDL-colesterol que ficou no caminho. "Por isso, o HDL-colesterol protege o coração, enquanto o ruim, quando em excesso, potencializa os riscos de doenças cardíacas", diz a endocrinologista Ana Paula Ragonha.

Fatores de risco

Fumar aumenta as chances de problemas no coração, pois "o cigarro dificulta a eliminação do colesterol ruim", diz João Vicente. Diabetes, hipertensão e obesidade são outros fatores de risco que merecem cuidado especial. E sabe aquela barriguinha de chope? "Nela há grande concentração de LDL-colesterol, que contribui para obstruir as artérias do coração”, diz João Vicente. Fique de olho: a medida da cintura das mulheres não deve ultrapassar os 80 cm e a dos homens, os 90 cm.

Você se cuida?

"O principal motivo que faz o colesterol ruim subir é a genética", diz Hélio Castello. Por isso, se alguém na sua família tem colesterol alto, faça um exame de sangue para controlar o seu. "A alimentação também influencia no aumento desta taxa", diz Ana Paula. E quando o caso não é genético, é possível normalizar o colesterol mudando alguns hábitos. Vale reduzir frituras, doces, enlatados e embutidos. Coma fibras, frutas, verduras, carne magra, e aposte em amêndoas e castanhas que diminuem o colesterol. Ah, pratique exercícios físicos com frequência, e caso esteja bem acima do peso, verifique se ao menos o colesterol está na medida certa.

Tudo sob controle

Por proteger o coração, o HDL-colesterol pode ser alto. A quantidade ideal, tanto para mulheres quanto homens, é acima de 40. Entretanto, o LDL-colesterol não pode ultrapassar 130. Atualmente, as crianças viraram alvo da doença devido aos hábitos alimentares. "O ideal é começar a medir as taxas aos 20 anos. Mas se a criança for obesa, comece o controle a partir dos 10 anos", afirma João Vicente.

Cuidado com a trans

Provavelmente você já ouviu falar que a gordura trans faz muito mal para a saúde. E é verdade. "Sem dúvida alguma ela dificulta o controle do colesterol, pois tende a aumentar o LDL-colesterol e diminuir o HDL-colesterol", explica Hélio Castello. Para piorar, "ela não é eliminada pelo organismo e se deposita nas veias e artérias", diz a nutricionista Cristiane Perroni. Por isso, tente evitar o consumo. Ela está em biscoitos recheados e de polvilho, bolos e empanados industrializados e salgados folheados. Hoje, muitos produtos afirmam não terem trans na composição. Mas fique atenta: se o rótulo diz que o alimento tem gordura hidrogenada, é trans!

Mau hálito? Acabe com ele!

A escovação e o fio dental não estão resolvendo? Aprenda a eliminar aquele cheirinho ruim na boca e evite passar vexame ao falar em público


Acabe com o mau hálito rapidinho!

Halitose - esse é o nome técnico do "bafo". Quatro em cada dez brasileiros sofrem com ele. Mesmo quem escova os dentes e usa fio dental diariamente pode enfrentar saias justas ao falar de pertinho com alguém.

As causas são muitas: desde a baixa produção de saliva e o uso excessivo de medicamentos, até rinite e prisão de ventre.

Para tirar a prova, o dentista Sérgio Salomão, de São Paulo, sugere este teste: passe a língua no punho, aguarde 30 segundos e cheire o local que foi lambido. Foi reprovada no teste? Então siga as dicas seguintes enquanto não marca a próxima visita ao dentista.

Tome chá

Enquanto o café é conhecido por ser um dos causadores do mau hálito, o chá tem o efeito oposto. Quando fervida, a bebida libera substâncias que impedem as bactérias causadoras do cheirinho ruim de se fixarem na boca.

Coma iogurte

Um estudo feito no Japão comprovou que a ingestão diária de um pote de iogurte ou leite fermentado acaba com a halitose. Em oito de cada dez pacientes, os efeitos surgem em até quatro semanas. Os responsáveis por isso são os lactobacilos vivos, que exterminam as bactérias vilãs.

Use chiclete de canela

Uma pesquisa americana comprovou que o chiclete de canela é o mais eficaz para acabar com o mau hálito. Contudo, o efeito não dura mais do que meia hora. Reserve a goma de mascar para momentos estratégicos.

Mastigue cenoura crua

Em muitos casos, o mau hálito é causado por alimentos ricos em proteína, como carnes. As bactérias da boca atacam essas proteínas, provocando o cheiro ruim. Ao comer pedaços de cenoura crua, você faz uma "faxina" nos dentes, eliminando os restos de alimentos.

Risque do cardápio alho, cebola e brócolis

Alho e cebola liberam gases à base de enxofre durante a digestão (o que não tem nada a ver com o gosto forte que fica na boca depois de comê-los). Esses gases caem na corrente sanguínea e são liberados quando expiramos o ar, durante a respiração. Brócolis, repolho e comidas gordurosas têm o mesmo efeito - fuja deles!

Pílula antigordura? Que nada!

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Levada pelo desejo de perder peso rapidinho, muita gente está tomando fluoxetina, medicamento antidepressivo conhecido na ala feminina como "bolinha mágica". Confira como essa substância age no organismo e fuja a tempo dessa cilada

Todo ano é a mesma história: com a chegada do verão, começam a pipocar receitas malucas que prometem eliminar vários quilos quase que do dia pra noite. E muitas mulheres embarcam na loucura de comer abacaxi durante um dia inteiro, passar a semana à base de sopa de legumes, mandar ver nos laxantes... Porém, a moda da próxima estação vai mais longe e envolve uma substância que o Ministério da Saúde proíbe que seja usada como remédio contra a obesidade: tratase de um antidepressivo batizado de fluoxetina. Isso mesmo, tem gente espalhando por aí que tomar Prozac, nome comercial mais popular da droga, ajuda a enxugar os excessos e preparar o corpão para entrar naquele biquíni pequenininho. Antes de aderir a essa onda e começar a tomar as tais pílulas mágicas (e perigosas), confira como elas atuam no metabolismo e podem custar caro à saúde.

O que é a fluoxetina?
"É um medicamento antidepressivo que eleva a concentração de serotonina (hormônio que dá a sensação de bem-estar) no cérebro", explica o endocrinologista Alfredo Halpern, chefe do Grupo de Obesidade e Síndrome Metabólica do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo. Essa substância é indicada e aprovada pelo Ministério da Saúde para combater os sintomas da depressão e amenizar as crises de tensão pré-menstrual (TPM), quando há grande oscilação dos hormônios e a mulher fica mais sensível. Contudo, não tem autorização para ser utilizada como remédio para emagrecer.

A droga é eficaz para secar gordura?
A perda de peso é um dos efeitos colaterais. Isso porque a pílula provoca um aumento na sensação de saciedade e diminui a compulsão alimentar, principalmente por guloseimas ricas em açúcar. Dessa forma, a pessoa passa a comer menos e, conseqüentemente, consegue afinar.

Existe algum efeito colateral negativo?
A longo prazo, o consumo pode levar a distúrbios cardíacos e à doença de Hashimoto, síndrome que se caracteriza pela produção exagerada de anticorpos pelo sistema imunológico e que agride a glândula tireóide, diminuindo sua capacidade funcional. Além disso, há casos de pessoas que, ao contrário do que vem sendo divulgado, apresentam ganho de peso durante o tratamento com a substância.

Volta-se a engordar ao interromper o uso do medicamento?
O resultado conquistado é provisório, ou seja, quando a paciente pára de tomar fluoxetina, recupera os quilos perdidos - às vezes, até mais! "Após a ingestão, a droga precisa ser metabolizada pelo fígado para depois ser transportada até o sistema nervoso, onde age. Acontece que, para isso, ela inibe as enzimas hepáticas, suspendendo o metabolismo da matéria-prima de 24 hormônios do organismo. A deficiência hormonal estimula a tireóide a trabalhar em excesso, o que acarreta a perda de apetite e a sensação de saciedade. Mas quando o tratamento é descontinuado, a vontade de comer vem em dobro e, se a pessoa não se controlar, acaba abusando e ganhando peso", relata o endocrinologista César de Souza Lima Colaneri (SP).

Posso adquirir o remédio sem receita médica?
De maneira nenhuma. É essencial passar por um médico que avalie se a paciente precisa (e pode) ou não tomar fluoxetina. Caso o especialista identifique sinais de depressão ou de TPM, pode prescrever uma receita para que ela compre o medicamento na farmácia. Um bom profissional, entretanto, jamais deve lançar mão do antidepressivo como instrumento para queimar gordura.

pare e pense
Entendeu por que não compensa cair no conto da fluoxetina para mandar embora aqueles quilos extras? O doutor Alfredo Halpern destaca que para emagrecer com saúde é preciso escolher um método que, além de ter sido desenvolvido para esse fim, combine com seu estilo de vida - e isso não significa rejeitar os tratamentos com drogas. "Hoje existem substâncias seguras, que não prejudicam a saúde enquanto controlam o apetite ou reduzem a absorção de gordura. O que não vale é usálas de modo indiscriminado, sem antes consultar um endocrinologista nem parar para avaliar se você precisa mesmo desse recurso", alerta. E avisa: "Também não adianta achar que a ciência opera milagres e substitui a reeducação alimentar e a prática de atividade física na batalha para entrar em forma."

Relaaaxe!

Precisando recarregar as baterias? Nada melhor do que uma sessão de massagem para mandar o cansaço e a tensão embora. Selecionamos quatro terapias deliciosas para você experimentar e sair renovada de corpo e alma

Uma sala escurinha, música rolando baixinho e um cheirinho gostoso no ar. Só de ler você já fechou os olhos e sentiu o corpo mais leve? Imagine-se, então, nesse cenário, entregue aos cuidados de um profissional que tira, literalmente, com as mãos o estresse, a ansiedade e a fadiga acumulados do dia-a-dia. Além de devolver a paz para o físico e para o espírito, as massagens levantam o astral, injetam disposição e até deixam a pele mais bonita. "Os benefícios são imediatos e duram cerca de uma semana. Mas geralmente são necessárias pelo menos quatro aplicações para que o organismo entre em equilíbrio e o bem-estar seja completo", afirma a massoterapeuta Marineusa Ramos Rocha, do Espaço AyurVida (SP). E então, que tal fazer a sua escolha e esquecer da vida - ainda que por uma ou duas horas?

shiatsu


O QUE É: técnica oriental que desbloqueia a musculatura, estimula a circulação e equilibra o fluxo de energia do corpo por meio da pressão de pontos estratégicos com os dedos, os cotovelos e a palma das mãos.


COMO É: primeiro, o profissional ouve as queixas da cliente. Em seguida, com a paciente deitada ou sentada, ele aperta com força (até o limite da dor) as regiões correspondentes aos focos de tensão, inclusive as mãos, os pés e a cabeça. "Os pontos pressionados são os mesmos na acupuntura, só que em vez de agulhas usamos o toque", explica a massoterapeuta Carolina Lisbão, do Costão do Santinho Resort & Spa, em Florianópolis (SC).


POR QUE RELAXA: a massagem desfaz os nódulos tensionados e libera endorfina, hormônio relacionado à sensação de bem-estar. "Na primeira sessão a pessoa já se sente mais relaxada e melhora o posicionamento da coluna", garante a fisioterapeuta Érica Yumi Teshirogi, da clínica Luiza Sato (SP).


DURAÇÃO: 1 hora.


PREÇO MÉDIO POR SESSÃO: R$ 100.

massagem relaxante
O QUE É: tratamento manual clássico que combina movimentos de amassamento e deslizamento, sempre de forma lenta e com ligeira pressão, e a aplicação de cremes ou óleos essenciais.


COMO É: "As manobras começam pelos pés e sobem pelas pernas, costas, braços e mãos até chegar na cabeça. Por último, são massageados a parte da frente das coxas, o abdômen, o colo, o pescoço e os ombros", descreve Marília Estelita, fisioterapeuta do Kabanah Spa (SP). Cosméticos à base de camomila, lavanda ou eucalipto incrementam a sessão.


POR QUE RELAXA: segundo a massoterapeuta Thábata Martins, da QVidas Espaço de Bem-Estar Holístico (SP), os movimentos descontraem a musculatura e reduzem a ansiedade logo na primeira aplicação.


DURAÇÃO: 1 hora.


PREÇO MÉDIO POR SESSÃO: R$ 76.

Por dentro do metabolismo

É preciso mais do que boca fechada para perder aqueles quilos extras. Esclareça, de uma vez por todas, suas dúvidas sobre como funciona e o que afeta o ritmo do organismo. E pare de sofrer na hora de subir na balança

Já se pegou tentando compreender por que você come um bolo de chocolate inteiro e não engorda, enquanto sua amiga belisca meia fatia e o ponteiro da balança vai lá longe? Sabe dizer o que é esse tal de metabolismo e se ele varia de uma pessoa para outra? Ou qual a importância da ginástica para mantê-lo em dia? Consultamos um trio de experts em endocrinologia para ajudá-la a decifrar esses e outros mistérios sobre o que dita o bom funcionamento do corpo. Confira as respostas a seguir.

O que é o metabolismo?
Imagine a situação: você percebe que não pára de beber água a tarde toda e, ao procurar o motivo da sede, lembra que o peixe do almoço estava muito salgado. Eis uma operação metabólica. O sal da comida elevou sua pressão sanguínea e, a fim de estabilizá-la, o corpo respondeu pedindo líquido, para que você eliminasse o excesso de sal por meio do xixi. "Metabolismo é esse sistema de trocas químicas responsáveis pelo equilíbrio orgânico", resume o endocrinologista Tércio Rocha (RJ), da Sociedade Brasileira de Endocrinologia. "Cada órgão tem seu funcionamento específico, embora todos estejam interligados. Quando comemos, o corpo absorve os nutrientes e elimina o que é desnecessário. Nesse caso, o modo como transforma calorias em energia é o que chamamos de metabolismo."

Por que algumas pessoas comem feito passarinho e engordam como elefante, e outras não?
Quem tem o metabolismo em dia geralmente não mostra problemas para manter o peso, desde que obedecendo à equação dieta saudável + atividade física. Por outro lado, pessoas que engordam facilmente costumam ter metabolismo lento. Porém, tudo isso é decisão da genética. "Cerca de 80% da taxa metabólica é determinada geneticamente", diz o endocrinologista Luiz Alberto Susin (SC), vice-presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia. Os outros 20% dependem da composição corporal (músculos, gordura, ossos, índice de água no organismo), do sexo (o metabolismo masculino é mais acelerado do que o feminino, pois os homens apresentam proporção maior de massa muscular e menor de gordura do que as mulheres), da idade (a partir dos 30 anos começa a ficar mais lento) e da temperatura ambiente (em países frios, o corpo consome mais energia para se manter aquecido).

O que torna o metabolismo lento?
O excesso de açúcar, especialmente após a refeição, deve ser evitado, como explica Tércio. "Imagine o corpo digerindo a proteína e a gordura do almoço quando... pimba!, você manda um pedaço de torta de chocolate. Resultado: ele pára o que está fazendo para absorver o açúcar do doce, que é assimilado mais facilmente, retardando a digestão dos outros alimentos." Ele revela ainda que a farinha refinada de pães, bolos e massas faz um mal danado, pois estressa o fígado e 'envelhece' o metabolismo, tornando-o mais vagaroso. Por último, é a ingestão insuficiente de água. O líquido é fundamental para transportar hormônios, vitaminas e minerais, além de facilitar o trânsito intestinal e a eliminação de toxinas.

Como é possível acelerá-lo?
Reduzindo a taxa de gordura no organismo e aumentando a de massa muscular, já que quanto mais músculos, maior e mais veloz é o gasto calórico. Para conseguir isso, um caminho certo é praticar atividade física, combinando exercício aeróbico e ginástica localizada ou musculação. "Além disso, a malhação ajuda a transformar glicose e gordura em energia sem a necessidade de produzir o hormônio insulina, que engorda muito", avisa Marisa Helena César Coral (SC), presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia. Ela ensina que o ideal é fazer do treino um hábito, para acostumar o físico e desencadear uma ação metabólica contínua. "Caso contrário, ocorre o mesmo que com os atletas que se aposentam: em pouco tempo eles acabam perdendo músculos e ganhando gordura."

Pernas de estrela

Conheça as quatro técnicas mais modernas para eliminar de vez varizes e vasinhos. Elas não causam dor e dispensam cortes, anestesia e internação. É fazer e colher os elogios!

Fininhos e avermelhados ou mais grossos e escuros, os vasinhos e as varizes são uma real ameaça para a beleza da mulher. Afinal, ninguém quer sair por aí exibindo pernas marcadas com essas linhas indesejáveis. Felizmente, graças aos avanços da medicina, não param de surgir técnicas novas, mais rápidas e menos invasivas para acabar com o mal, independentemente do calibre das veias comprometidas.

"O problema surge quando vasos e capilares venosos superficiais (os vasinhos) se dilatam e perdem a capacidade de bombear o sangue perna acima para que ele volte ao coração", explica Newton de Barros Júnior, professor de cirurgia vascular da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Esse sangue que não retorna fica parado nos vasos alargados, tornando-os visíveis.

HERANÇA GENÉTICA E MAUS HÁBITOS

Em geral, herda-se a tendência a ter veias com paredes menos resistentes e que por isso podem se dilatar mais facilmente. Mas existem fatores desencadeantes capazes de provocar varizes em qualquer mulher, como uso de anticoncepcionais hormonais, vida sedentária, estresse, consumo de bebida alcoólica, fumo e atividades profissionais que obrigam ficar muito tempo em pé ou sentada.

Segundo os médicos, as microvarizes (vasos com até 1mm de diâmetro) causam apenas dano estético. "Elas não viram varizes grandes como se pensa", afirma o especialista da Unifesp. Já as veias mais grossas (de 2 a 4 mm ou mais) provocam sensação de peso e cansaço nas pernas e podem evoluir para uma trombose (morte da veia), por exemplo. A boa notícia é que as técnicas modernas previnem as complicações, tratam e eliminam até as varizes mais grossas com o mínimo de efeitos colaterais pós-tratamento. Veja agora quais os métodos mais recentes e para que casos são recomendados.

Tecnologia de ponta

CRIOESCLEROTERAPIA
Indicada para acabar com vasinhos e microvarizes, a técnica usa o mesmo princípio da convencional escleroterapia: injeta neles um medicamento com o objetivo de secá-los. A diferença é que os ativos empregados são congelados a 40ºC negativos. Por estar gelada, a substância provoca a contração do vaso, potencializando seu efeito. "As aplicações são praticamente indolores", revela o cirurgião vascular Carlos Alberto Carvalho, representante da Sociedade Brasileira de Flebologia e Linfologia.
Tempo de tratamento: cerca de 35 sessões.
Vantagem: no dia seguinte já está liberado o banho de sol.
Preço médio: R$ 120 por sessão.

APLICAÇÃO DE LASER
O aparelho age nos vasos e microvarizes causando uma pequena lesão. O sistema imunológico reage enviando para a área substâncias que formam uma espécie de cicatriz, que é logo absorvida pelo organismo. É especialmente indicado para tratar as regiões do tornozelo e do pé, onde as picadas de agulha podem ser muito dolorosas. No caso de veias azuis-esverdeadas, a associação do laser e da crioescleroterapia possibilita resultados mais eficazes.
Tempo de tratamento: de 2 a 10 aplicações.
Vantagem: é indolor.
Preço médio: R$ 500 por sessão.

LASER ENDOVASCULAR
Esse é o método de tratamento com laser mais recente para combater varizes grossas. Com o auxílio de uma agulha, o especialista introduz no vaso com problemas um finíssimo cabo de fibra ótica e o bombardeia com aplicações. "Com isso, espera-se que a veia seque e seja reabsorvida pelo organismo, sem que haja necessidade de arrancá-la", esclarece Ary Elwing, angiologista do Hospital Albert Einstein (SP). O procedimento substitui a cirurgia para extração da veia.
Tempo de tratamento: uma sessão.
Vantagem: não requer internação, anestesia ou cortes e não provoca inchaços nem hematomas.
Preço médio: a partir de R$ 6.000.

ESCLEROTERAPIA COM ESPUMA
"Estudos revelam que o procedimento usado para varizes de grosso calibre é tão eficiente quanto a cirurgia que retira a veia", diz Eduardo de Toledo Aguiar, diretor da Sociedade Brasileira de Cirurgia Vascular (SP). Ele consiste em injetar no vaso doente um medicamento com consistência de espuma, que contém gás líquido em sua formulação. Essa mistura aumenta o tempo de ação da substância nas paredes da veia, melhorando a eficiência do tratamento. O uso de ultra-som ajuda o especialista a direcionar a aplicação da espuma.
Tempo de tratamento: uma sessão.
Vantagem: pode ser feito no consultório e sem anestesia.
Preço médio: R$ 2.500 por perna.


Tenho um nódulo no seio e agora?

Calma, nem toda alteração é necessariamente um tumor. Mas é claro que tudo deve ser investigado. Auto-exame, visita regular ao ginecologista e testes complementares são as principais armas para prevenir-se contra o tipo de câncer que mais vitima as mulheres

Está comprovado: o tumor de mama é o câncer responsável pelo maior número de mortes femininas no Brasil. E o segundo tipo mais freqüente no mundo - perde apenas para o de pulmão. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), nosso país terá em 2005 cerca de 49.470 novos casos, contra 40 mil registrados no ano passado. Esse crescimento se deve à maior quantidade de diagnósticos - possíveis porque existem aparelhos mais modernos capazes de detectar nódulos que antes passariam despercebidos - e, conseqüentemente, ao aumento do número de registros da doença.

A boa notícia é que se hoje mais casos são conhecidos, também é maior o índice de cura. E é justamente por causa dessas estatísticas preocupantes que as campanhas nacionais enfatizam tanto a necessidade da prevenção e sobretudo do diagnóstico precoce, apontado pelos especialistas como fator determinante para o sucesso do tratamento. Afinal, quando a enfermidade é detectada na sua fase inicial, a terapia tem 80% de eficácia. Já no período avançado esse número despenca para 20%.

"Percebi que tinha um nódulo na mama direita, fiz biópsia e recebi o resultado positivo. Foi como uma bomba! Realizei uma mastectomia radical e um ano e meio depois reconstruí o seio. Na época me submeti à quimioterapia, perdi o cabelo, mas esse processo de cura foi como se eu estivesse tirando tudo de ruim da minha vida. O fato de ter dois filhos para criar me empurrou para frente "

ANDRÉA CAVANI JORGE, 39 ANOS, PEDAGOGA DE SÃO PAULO (SP)

OS PRINCIPAIS FATORES DE RISCO

A melhor conduta para se precaver é ficar atenta à periodicidade dos exames recomendados, não se descuidar das consultas com o ginecologista e fazer o auto-exame. "Essa conduta deve ser seguida sobretudo por mulheres que pertencem a grupos de risco", diz o mastologista Luiz Henrique Gebrim, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Os grupos são compostos por quem apresenta um histórico familiar da doença e chances de desenvolver alterações genéticas. Ou seja, se na família há mais de um caso, mulheres com nódulos nas duas mamas ou nos ovários ou ainda homens com câncer na glândula mamária (é raro, mas ocorre), a possibilidade de desenvolver o mal é grande - chega a 85% - e a razão é uma só: a hereditariedade. Portanto, é preciso uma vigília constante a partir dos 25 anos de idade.

Além dessas causas diretas, há outras bastante importantes que devem ser consideradas e analisadas, como primeira gravidez após os 30 anos, não ter filhos, alimentação rica em gorduras, tabagismo, obesidade, sedentarismo e alcoolismo. A menstruação precoce e a menopausa tardia também favorecem o aparecimento da anomalia.

Uma das maneiras de preveni-la é melhorar a qualidade de vida. "Estudos recentes indicam que a atividade física diária por 30 minutos pode reduzir em até 30% seu surgimento", revela Luiz Henrique. Para Sílvio Bromberg, mastologista do Hospital Albert Einstein, de São Paulo, ser feliz pode fazer toda diferença. "É muito comum entre as pacientes com câncer encontrar várias que carregaram algum tipo de infelicidade e ficaram abaladas por muito tempo. Por exemplo, que passaram por fortes crises emocionais como separação e perdas de pessoas próximas", constata o médico.

Remédios naturais contra a depressão

Se o seu caso é grave, procure o médico. Mas se é leve ou moderado, estas medidas podem ser suficientes para espantar seu baixo-astral

Aquela tristeza que vira sua companheira constante por mais de seis meses pode ceder espaço para a depressão - a segunda doença mais comum nos ambulatórios de psiquiatria de todo o país (superada apenas pela ansiedade). Além do fator hereditário, o estresse, as preocupações, as pressões e os problemas financeiros contribuem para levar as pessoas lá para o fundo do poço. Já que nem sempre é possível evitar as chateações, que tal tomar atitudes para driblar a crise?

Caminhe ao sol
"Andar por 30 minutos relaxa o corpo e tranqüiliza a mente”, garante Fernando Torres, médico fisiologista de São Paulo. Sob o sol, o exercício torna-se ainda mais eficiente, pois os raios estimulam a produção de serotonina, um neurotransmissor que faz você se sentir bem-humorada, segura e menos ansiosa. Como toda atividade aeróbica, a caminhada ainda libera adrenalina e endorfina, substâncias responsáveis pela sensação de prazer e bem-estar. Elas atuam no cérebro de forma semelhante à das drogas antidepressivas. Detalhe: você ainda cuida da saúde e da boa forma!

Fique de olho no gato ou no cachorro
Impossível não se sentir feliz ao chegar em casa e ser recebida com a maior festa pelo seu bichinho de estimação. “O animal acaba com a solidão, sensação quase sempre seguida de melancolia e que pode surgir mesmo quando estamos rodeadas de muitas pessoas”, diz a psicoterapeuta Sônia Knopf, de São Paulo. Então, se você é sujeita a crises de tristeza, adote um animal de estimação.

Aposte em boas cores
Segundo a cromoterapia, vestir vermelho, laranja ou amarelo são cores alegres, que espantam a tristeza. Tons frios como azul, rosa, lilás, marrom e verde acentuam o desânimo.

Tireóide, um risco silencioso

Problemas na glândula tireóide atingem 10 milhões de brasileiros que sofrem com metabolismo acelerado ou lento demais

Quem diria que uma pequena glândula em forma de borboleta, com apenas 12 g e localizada na base do pescoço, controla todo o metabolismo do organismo! Isso porque a tireóide produz os hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tetraiodotironina). Quando desregulados, podem causar hipotireoidismo ou hipertireoidismo juntas, essas doenças afetam 10 milhões de brasileiros! Saiba como cada uma delas age, seus sintomas e tratamentos.

Hipotireoidismo

A baixa produção de T3 e T4 é responsável pela lentidão do metabolismo

Causas

. Tireoidite de Hashimoto ou auto-imune: o corpo produz anticorpos que destroem a própria tireóide. Em geral, as vítimas são mulheres com mais de 30 anos.
. Congênita: o bebê nasce com ausência parcial ou total da glândula. O problema deve ser identificado no teste do pezinho. Se não for diagnosticado a tempo, pode causar retardo mental.
. Carência de iodo: causa mais comum em pessoas que moram em regiões distantes do mar, pois a substância está presente, principalmente, nos frutos do mar, além do sal. Carne e verduras também têm iodo, mas em concentração menor.
. Cirúrgica: retirada da tireóide por causa de algum tumor ou câncer.

Sintomas
Queda da temperatura corporal, ganho de peso, falta de atenção, apatia, inchaço, intestino preso, desânimo, queda de cabelos e aumento do fluxo menstrual.

Tratamento
A maioria dos casos não têm cura. O controle é feito com reposição hormonal do T4, o paciente tem de tomar um comprimido diário, em jejum, durante toda a vida. Sem os cuidados necessários, o agravamento da doença pode levar à morte.

O que faz mal e o que é mito sobre sua saúde

Refrigerante estraga os dentes? Celular dá câncer? Hepatite na manicure? Acabe com as dúvidas e descubra a verdade por trás dos boatos

Refrigerante estraga os dentes

VERDADE
O pH de refrigerantes e isotônicos, em geral, é ácido. Em excesso, podem provocar o envelhecimento dentário por meio da erosão. Ou seja, da dissolução gradual do esmalte.

"Além de gerar sensibilidade, isso facilita fraturas, já que o dente fica mais fino e sem proteção", explica o cirurgião-dentista Lauro Delgado Júnior, de São Paulo. E não adianta trocar o refri pelo suco pronto (inclusive os de caixinha), porque ele causa o mesmo dano.

Autobronzeador faz mal à saúde

É LENDA
Eles não oferecem perigo, exceto nos casos de alergia específica ao produto, segundo a dermatologista Jane Tomimori, professora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Mas é bom ficar atenta, pois o falso bronzeado pode mascarar a vermelhidão no caso de você ficar tempo demais sob o sol. Aí, sim, será problema, uma vez que sua pele sofrerá os efeitos negativos dos raios ultravioleta (como o envelhecimento precoce).

Celular causa câncer cerebral

É LENDA
Segundo o médico Ian Olver, presidente do Cancer Council, na Austrália, ainda não há comprovação de que o uso do aparelho por mais de dez anos pode levar à doença no cérebro.

Para reforçar a informação, um estudo recente realizado nos Estados Unidos com milhares de pacientes que sofrem de câncer não detectou relação direta dos tumores com o uso do celular. Mas tome cuidado: exagerar nas conversas causa um grande estrago na sua conta bancária.

Andar descalça no vestiário da academia dá micose.

VERDADE
Se você tem preguiça de calçar o chinelinho para tomar uma ducha, precisa rever seus conceitos. O chão do vestiário é a meca dos micróbios: por ser quente e úmido, torna-se o ambiente perfeito para a multiplicação de germes e fungos.

O resultado são micoses, micoses, micoses. E não pense que os pés são os únicos que correm risco. O dermatologista Rodrigo Azevedo Brunnquell, membro da Sociedade Brasileira de Medicina Estética, recomenda que você evite sentar nos bancos sem roupa ou sem toalha. "Assim, protege a região genital e a virilha também."

Hepatite transmitida na manicure

DEPENDE
"É perigoso se os materiais não são esterilizados adequadamente", afirma o dr. Brunnquell. Eles precisam ficar mais de duas horas a uma temperatura de 160 graus, em uma estufa ou autoclave, para destruir os vírus do HIV e da hepatite.

Não por acaso, pesquisa recente mostrou que uma em cada dez manicures de São Paulo tem hepatite do tipo B ou C, ambas transmitidas pelo contato sanguíneo. O perigo maior ocorre na hora de remover a cutícula, por causa de possíveis microssangramentos.

E tem mais: bactérias e fungos também podem ficar escondidos em lixas e alicates. Resultado: micose da unha ou perionixite - inflamação da pele ao redor da unha. Para evitar essas doenças, melhor levar seu próprio kit mais o esmalte.

Garrafa de água pode dar câncer

É LENDA
Embalagens plásticas para bebidas e latas para alimentos contêm bisfenol A (BPA), substância usada para evitar que eles fiquem com gosto de plástico ou metálico. A polêmica começou porque pesquisadores relacionaram o BPA com o desenvolvimento de lesões pré-cancerígenas em animais de laboratório.

No entanto, as doses administradas durante os estudos foram altíssimas. Nada comparado ao que as pessoas consomem, segundo Ian Olver. Além disso, não há garantia de que os seres humanos teriam a mesma reação.

Segurar o xixi pode causar infecções

VERDADE
"Isso porque a urina frequentemente promove a eliminação de bactérias que podem estar se multiplicando", explica o ginecologista Marco Antônio Lenci, do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. E, como a uretra da mulher é curta e fica perto da vagina e do ânus, a contaminação e a proliferação de bactérias dentro dela e da bexiga fica mais fácil de acontecer. Falando nisso.... já foi ao banheiro?

Absorvente interno protege mais

É LENDA
O uso prolongado de um absorvente interno aumenta o risco de você desenvolver a síndrome do choque tóxico, doença infecciosa, rara e grave.

"Ela é um conjunto de sintomas causados pela presença e absorção de toxinas produzidas por uma bactéria", explica o dr. Lenci. O certo é trocá-lo a cada quatro horas. E, para dormir, não invente: absorvente tradicional.

Anti-inflamatório é melhor que analgésico para cólica

VERDADE
Esse tipo de medicamento reduz a produção e a liberação de várias substâncias, como as prostaglandinas. Elas são responsáveis pela contração uterina, que leva à cólica. "É interessante começar a tomar o anti-inflamatório um ou dois dias antes da menstruação e seguir até o fim", ensina o dr. Lenci.

Maçã substitui a escovação

É LENDA
Mastigar a fruta, assim como cenoura e chiclete sem açúcar, ajuda a adiar a escovação. O atrito com alimentos mais duros remove superficialmente os resíduos. Já o chiclete, embora não limpe entre os dentes, ajuda na higiene de forma geral. Por isso, assim que tiver oportunidade, jogue o chiclete fora e escove bem os dentes.

Grão-de-bico afasta a depressão

Essa leguminosa é rica em uma substância que ajuda você a sentir mais prazer e bem-estar. Conheça outros benefícios do grão-de-bico à saúde


O grão-de-bico não é um alimento muito consumido no Brasil. O motivo é bem simples: ele custa cinco vezes mais do que o feijão, que é outro membro da família das leguminosas. Mas as vantagens valem o investimento.

Estrogonofe de grão-de-bico com frango? Veja a receita deliciosa!

Dentro desse pequeno grão há uma boa dose de felicidade. Além de ser rico em nutrientes e fibras, ele ajuda a espantar a depressão. Conheça o poder do grão-de-bico e recheie a sua vida de bem-estar.

Veja os 6 maiores benefícios do grão-de-bico à sua saúde


Mais nutritivo que o feijão

O grão-de-bico tem 30% de proteína, além de zinco, potássio, cálcio e magnésio. Se consumido todos os dias, reduz o nível de colesterol ruim.

Regula o intestino
Rico em fibras, ele também possui ácido fólico, indispensável na dieta de mulheres grávidas porque previne problemas no feto.

Previne doenças
O grão-de-bico contém hormônios vegetais usados na reposição hormonal. Essas substâncias são eficazes na prevenção da osteoporose e no combate a doenças do coração e câncer de cólon.

Para diabéticos e anêmicos
Esse grão tem carboidratos que são digeridos e absorvidos lentamente. Por isso, ele aumenta a glicose aos poucos e reduz o nível de açúcar no sangue. Além disso, o ferro presente no alimento combate a anemia.

Alimento da alegria
Ele afasta a depressão porque aumenta a produção de serotonina. Isso graças à alta taxa de triptofano (a mesma substância que faz do chocolate uma ótima fonte de bem-estar).

Peso ideal
Ele ajuda a emagrecer porque aumenta a sensação de saciedade.

Café: tome sem culpa!

O grão está longe de ser um vilão para o corpo. Veja quais efeitos benéficos você pode conquistar com quatro xícaras diárias de café

Mais desperta

Ao acordar, o corpo leva algumas horas para atingir um nível de atenção de 75%. Para elevar a capacidade de concentração a 90%, beba café na primeira hora após despertar. Está sentindo sono ao volante? Beba uma ou duas xícaras e cochile por 15 minutos. Essa técnica, batizada de soneca da cafeína, prolonga o estado de vigília.

Sem diabetes

Pesquisas americanas e europeias apontam que o consumo da bebida protege os adultos contra a diabetes. Os estudiosos continuam tentando descobrir qual é, exatamente, a substância responsável por esse efeito supersaudável.

Depressão sob controle

Os ácidos clorogênicos e quinídeos, formados durante o processo de torrar o grão, ajudam a prevenir a depressão e o suicídio, segundo estudo feito com 200 mil pessoas durante dez anos nos EUA.

Velhice saudável

Sabia que o consumo de café a longo prazo reduz o risco de doenças associadas ao envelhecimento, como mal de Parkinson? Isso mesmo: quem toma café tem cinco vezes menos chance de desenvolver o problema, já que a bebida retarda a degeneração das células produtoras de dopamina, que estimula o sistema nervoso.

Chega de vícios

Se você quer parar de beber ou fumar exageradamente, aposte no café! O grão é o único produto natural com substâncias capazes de agir da mesma maneira que os remédios indicados para tratamento de alcoolismo e tabagismo.

Prevenção contra câncer

Pesquisas mais modernas contrariam a informação de que a cafeína causa câncer e revelam: a bebida pode prevenir alguns tipos da doença, como câncer de mama e cólon. O "milagre" acontece graças às substâncias antioxidantes de sua composição.

Adeus, tártaro!

Um dos componentes da bebida, a trigonelina, age contra a formação de placas nos dentes. A capacidade do café no combate a cáries também tem sido estudada.

Alergia sob controle!

Reconheça seu tipo de alergia pelos sintomas e aprenda como mantê-los bem longe


Respiratória

Sintomas
Rinite alérgica: coriza, espirro, nariz entupido e coceira. Asma ou bronquite asmática: falta de ar, chiado no peito.

Causas
Ácaros na poeira de casa, fungos, pólen de flores, pelos de animais e insetos, como baratas. Fumaça de cigarro, tinta e virose podem desencadear alergias.

Tratamentos
Rinite: inalação diária com corticóide. Asma: uso contínuo de spray com corticóide. Na crise, spray com broncodilatador.

Prevenção
Praticar atividades físicas ao ar livre, manter os ambientes arejados e sem poeira.

Dermatológica

Sintomas
Urticária: placas vermelhas e coceira em qualquer parte do corpo. Eczema: descamação e coceira restrita à área alérgica.

Causas
Urticária: alimentos (principalmente camarão, leite, ovo e trigo). Remédios, como analgésicos e anti-inflamatórios, também podem desencadear crises. Eczema: há mais de 400 desencadeadores, como perfume, esmalte e cosméticos.

Tratamentos
Urticária: ingestão de antialérgico. Remédio de uso tópico não resolve o problema. Eczema: creme à base de corticóide. Não há remédio oral para eczema.

Prevenção
Evitar o agente responsável após sua identificação.

Alimentar

Sintomas
Urticária em regiões indefinidas do corpo, cólicas, diarreia e vômito. Os sinais surgem pouco tempo após a ingestão do alimento.

Causas
Teoricamente, qualquer alimento pode causar alergia. Os mais comuns são iguais aos citados na alergia dermatológica.

Tratamentos
Ao primeiro sinal dos sintomas, procurar ajuda médica com urgência para receber adrenalina injetável ou ingerir antialérgico.

Prevenção
Após identificar as causas, evite-as.

Ocular

Sintomas
Coceira nos olhos, vermelhidão e lacrimejamento.

Causas
As mesmas da rinite alérgica.

Tratamentos
Aplicação de um colírio antialérgico.

Prevenção
Evite as causas após identificá-las.

Medicamentosa

Sintomas
Em geral, urticária. Nos casos mais graves, falta de ar, cólica, queda da pressão ou até choque anafilático (crise que reúne todos os sintomas citados e que podem levar à morte).

Causas
Os principais desencadeadores são analgésicos e antibióticos.

Tratamentos
Após a ingestão de um antialérgico, procurar o pronto-socorro mais próximo para receber adrenalina injetável.

Prevenção
Não ingerir os medicamentos responsáveis pelas crises alérgicas.

 

2009 ·Vida Saudável by GDC