Acredite! você pode emagrecer

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Desde que algumas celebridas revelaram que sua nova silhueta foi conquistada com ajuda de sessões de hipnose, entrar em transe para eliminar o que está sobrando passou a ser a amiga da vez, aquela que dá uma ajudinha inconscientemente. A novidade se espalhou a passos rápidos e, quem diria, já é vista como a alternativa de emagrecimento que faltava. Mas a solução não é tão fácil nem tão simples quanto parece. O segredo está na mente de cada um e no poder que as palavras têm sobre ela. Antes de qualquer coisa, é preciso saber que a hipnose é um pilar da Programação neurolinguística (PnL). enquanto esta usa o cérebro e suas rotinas internas para desenvolver novas atitudes diante de objetivos, a hipnose trabalha através do inconsciente para mudar hábitos, costumes e adquirir aprendizado. e já tem algum tempo que a associação das duas técnicas tem se mostrado eficiente no tratamento de alguns males como depressão, fobias, estresse e a danada da ansiedade que, em muitos casos, leva à obesidade. de acordo com Adriana de Araújo, hipnoterapeuta eriksoniana (área voltada para o desenvolvimento, a saúde e o bem-estar) e autora do livro O segredo para emagrecer (ed. Universo dos Livros, R$ 20), no qual aborda o aspecto emocional da perda de peso, a hipnose permite a mudança de comportamento e, principalmente, a conscientização do problema para a busca de solução e novos conhecimentos. "Através da indução, as palavras ditas pelo profissional são interpretadas pela paciente e se dirigem a várias regiões do cérebro, desencadeando diferentes reações em áreas com influência no humor, na diminuição da vontade compulsiva de comer e na autoestima", explica e especialista.

sem meias palavras
A linguagem é decisiva e pode ser usada como uma importante ferramenta de auxílio no processo de mudança. e a forma como as frases são transmitidas ao cérebro tem um papel fundamental nos resultados. Ou seja, a maneira como as ordens são passadas à nossa mente devem ser específicas, caso contrário o "querer" terminará em frustração, especialmente quando o foco é fazer dieta. esse conceito é defendido pela psicóloga Márcia dolores Rezende, diretora do instituto Saber (SP), que atua com PnL e Hipnose ericksoniana. Segundo ela, para que a capacidade neurológica e linguística atue a favor do que se deseja, é preciso transmitir a informação de forma positiva definida, para que ela tenha o comprometimento, tempo de execução e, consequentemente, sucesso. Como isso contribui para o emagrecimento? "Quando digo que vou perder algo, já existe uma atitude interna de reter esse pensamento, o que permite que a mudança ocorra de forma espontânea, pois a mente tem essa competência de programar-se naturalmente. Ou seja, é um processo individualizado, pois cada um tem seu funcionamento interno, sua história e seu ritmo, fatores que estabelecerão os resultados e como irão acontecer", ressalta Márcia. esse aspecto também define o objetivo: ele é centrado no presente e o aprendizado da programação está no passado. Para entender como tudo acontece, a especialista cita uma pessoa compulsiva por doces: ela pode ter aprendido, aos três anos, a comer exageradamente guloseimas quando seus pais lhe davam, e isso se traduzia em amor. Hoje, continua comendo em demasia, porém isso traz sobrepeso e ela quer mudar. "em um processo tradicional entende-se que os pais davam amor através do alimento. Com a hipnose é como se voltássemos ao acontecimento e mudássemos o seu significado, programando aquela situação de outra forma e tornando disponível alternativas para atuar diferentemente", comenta.

na onda das celebridades
Não foi só a roqueira Courtney Love que se rendeu ao método pouco convencional do inglês Paul McKenna, hipnotizador e autor de I Can Make You Thin, traduzido para 23 línguas. Celebridades como Britney Spears, Daryl Hannah e David Beckham também levaram a sério os seus ensinamentos. Mas o sucesso da dieta não se restringe aos famosos. Milhares de telespectadores americanos também aprendem com McKenna, em seu programa de auditório no canal The Learning Chanel, conceitos de hipnose e programação neurolinguística com foco no emagrecimento. Entre as lições transmitidas ao cérebro pelo apresentador estão o controle da ansiedade e a mudança de comportamento em relação à comida.

eu quero, sim
Conscientemente todos sabem o que devem fazer para ficar em paz com a balança. Como não é sempre assim que acontece, novas alternativas surgem como solução para o problema. Os ensinamentos da hipnose e da programação neurolinguística são eficazes na perda de peso e ganham ainda mais força quando celebridades aparecem em público com a silhueta que pediram a deus, conquistada com a ajuda do inconsciente. Mas de nada adianta usar a poderosa ferramenta para condicionar o cérebro a alcançar um objetivo, sem tomar efetivamente a decisão de emagrecer. Afinal, para se chegar a qualquer mudança, especialmente de comportamento, é preciso estar disposto. Por isso, os especialistas fazem coro quanto à importância do engajamento de cada um. "A nossa pergunta é sempre se a pessoa quer. Caso a resposta seja afirmativa, ela está apta a submeter-se ao processo", ressalta Márcia dolores. Além disso, apenas a hipnose não resolve a eterna insatisfação com as gordurinhas a mais. "ela tem grande influência, mas é preciso também mudar o estilo de vida e, claro, a própria alimentação", finaliza o hipnoterapeuta Comin.

marcas do que passou
O mapeamento do histórico de vida de cada pessoa e suas possíveis crenças é fundamental para compreender os pontos do passado que têm peso na atualidade e também o que está no presente reforçando essas atitudes. detectar esses sinais é o primeiro passo para um tratamento bemsucedido. de acordo com Odair José Comin (SP), psicólogo e hipnoterapeuta, a obesidade ou compulsão alimentar muitas vezes é fruto de crenças como o prazer que a comida proporciona, cultura familiar de comer em demasia, privação de alimentos pelo controle dos pais, ansiedade etc. Com a hipnose é possível trabalhar essas questões para conduzir a pessoa a se alimentar apenas para a manutenção da saúde. "Todos podem se submeter ao processo, pois ele não atua sobre a obesidade e, sim, no que leva alguém a exagerar e no que é preciso para reverter a situação", esclarece. O trabalho é feito na esfera do inconsciente. A técnica se resume a um conjunto de fenômenos naturais da mente, que produz impactos físicos e psíquicos e pode ser induzido pelo terapeuta ou autoinduzido. Comin explica que o tratamento começa com um relaxamento físico, seguido da parte mental consciente e inconsciente. "O objetivo é instaurar novas formas de pensar, conduzindo o paciente a um futuro onde possa se ver com qualidade de alimentação e de vida e com o corpo que deseja", diz. A quantidade de sessões varia por causa da necessidade de cada pessoa. Contra-indicação não há, exceto a escolha de um profissional, psicólogo ou médico com formação completa em hipnose. "do contrário, a terapia pode ser prejudicial, pois ela lida com a mente humana e com impactos bastante profundos sobre ela", alerta Comin. Uma preocupação que faz todo sentido, pois, se o passado pode ser alterado para dar lugar a outra percepção no presente, os bons resultados também são decorrentes do trabalho feito pelo especialista que aplicar a técnica.

automotive-se

Vamos dar uma forcinha ao cérebro colocando em prática atitudes e pensamentos que podem ajudar a conquistar o que se deseja. Como a motivação é um ingrediente fundamental em qualquer processo, confira as sugestões de Odair José Comin, hipnoterapeuta (SP), e faça a sua parte:

realize uma revisão de suas crenças ligadas à alimentação e ao corpo. assim como chegou ao peso atual, acredite, você também pode reverter o processo.
veja-se no futuro já com peso e corpo desejados. Isso induz sua mente a produzir estratégias que a conduzirão para onde quer.
acredite em si, na sua capacidade de emagrecer. aceite-se, ame-se, não se compare aos outros, pois toda comparação é injusta.
veja-se da forma que você ficaria bem e não se iguale a de outra pessoa. Cada um tem uma composição própria e ficará bonita de uma forma única.
Seja positivista em suas crenças e motivações. vá ao encontro do que você quer (um corpo belo e saudável) sem fugir do que não quer (ser gorda). acredite na sua capacidade de transformação.

Sarada sem esforço

Segura e solta. Com apenas estes dois movimentos é possível conquistar um corpo bem torneado, sem o estafante vai-e-vem da musculação. Você só precisa suportar o seu próprio peso durante alguns segundos. acha que consegue?


Quem vê pela primeira vez, acha que a pessoa está mais descansando do que exercitando os músculos. Realmente, o trabalho isométrico dá essa falsa impressão. Mas, não se engane. Não é tão fácil, assim, sustentar o movimento, mesmo que só por alguns segundos. "O peso fica todo concentrado na parte do corpo que será trabalhada. Logo, essa região terá de fazer uma contração muscular bastante intensa, o que aumentará a força da pessoa", esclarece Manoel Carneiro, professor de educação física da Top Spin & Big Ball (SP), que elaborou o treino. Além de ser uma alternativa para quem não é muito fã de musculação, o treinamento isométrico não sobrecarrega as articulações. Só é preciso ficar atenta, porque os exercícios precisam ser muito bem executados para surtirem os efeitos esperados e não afetarem a região errada. Uma boa dica é exercitar-se diante de um espelho grande, para conferir se a posição está correta durante a atividade. E fique atenta: se você pretende aumentar a massa muscular, estes não são os exercícios mais indicados. Ou seja, eles vão contornar o seu corpo, mas nada exagerado. Ainda assim, continua bem atrativo, não é?!


pernas
Em pé, coluna reta, pernas paralelas e mãos ao lado do corpo. Flexione uma das pernas, até o joelho formar um ângulo de 90 graus. Ao final, troque o lado.

glúteos
Em quatro apoios (mãos e joelhos apoiados no chão) e coluna reta: eleve a perna direita, estendida, até a altura dos quadris. Alterne a perna e faça a mesma série.

Quer emagrecer? aposte nas frutas

Recheie sua fruteira, em casa e no trabalho, e prepare-se para dar adeus a até 3 kg em cinco dias! Secar assim, rápido, nunca foi tão gostoso e saudável...

Pode tirar o vestido do armário para usar ainda este fim de semana. É isso mesmo. Em menos de sete dias você pode dar aquela radicalizada no seu shape, e ficar fabulosa para o encontro no sábado à noite. Com um cardápio prático e variado, e que traz o pomar à sua mesa, diariamente, vai ser moleza desintoxicar e resgatar a vitalidade em poucos dias.

"As frutas são riquíssimas em vitaminas, minerais e fibras, que ajudam a saciar a fome, com poucas calorias", aponta Vivian Goldberger, nutricionista do Emagrecentro (RJ). Sem contar que elas são pobres em gorduras. Dá para resistir?

pomar colorido
Os benefícios das frutas na sua saúde, de acordo com a cor predominante.

vermelho
substância ativa: licopeno.
ação: possui alto teor de vitamina C, que funciona como um antioxidante natural e combate o estresse.
coloque na cesta: caqui, melancia, morango e goiaba.

verde
substância ativa: clorofila.
ação: potente energético celular.
coloque na cesta: kiwi e limão.

amarelo / alaranjado
substância ativa: betacaroteno.
ação: participa da síntese do colágeno, mantendo pele, cabelo e tecidos saudáveis.
coloque na cesta: abacaxi, manga, caju, laranja e mamão.

roxo
substância ativa: antocianina.
ação: pigmento ligado à vitamina B1, conhecida como "vitamina da disposição".
coloque na cesta: ameixa, amora, uva e jabuticaba.

branco
substância ativa: flavina.
ação: atua no metabolismo das proteínas e ajuda na manutenção de ossos e dentes.
coloque na cesta: banana, maçã e pera.

Afogando as mágoas na geladeira Solidão, estresse, ansiedade. Não faltam casos de mulheres que encontram na comida a suposta solução para seus probl

Solidão, estresse, ansiedade. Não faltam casos de mulheres que encontram na comida a suposta solução para seus problemas emocionais. Mas cuidado! Além de não durar muito, o prazer de comer pode se transformar num outro pesadelo


Um mês antes do Dia dos Namorados, a manicure Valéria Fraga, 30 anos (SP), já estava sofrendo. Para ela, passar pela data, este ano, será uma prova dura. Há pouco ela terminou o namoro de oito meses e está arrasada. "Sei que tomei a decisão certa, pois me sentia sozinha mesmo estando acompanhada. Mas ainda gosto dele", conta. Para superar a solidão e a carência, Valéria desconta as mágoas na comida. "Eu já fazia isso estando com ele, e agora, piorou. Peso 100 kg e tenho 1,64 m. São mais de 40 quilos de gordura que preciso perder",desabafa

Para que isso aconteça, ela precisa interromper o círculo vicioso no qual entrou: solidão, tristeza, comida / ganho de peso, tristeza, solidão. "Eu não sinto fome, mas vontade de comer. É como se tivesse que preencher meu vazio interior com alimento. Agora, quero mudar! Vou me tratar com acupuntura e florais, e entrar na academia. Há muito preconceito contra as gordinhas", relata. Na opinião de Alexandre Bez, psicólogo (SP), "afogar as mágoas na comida é uma fuga. É um mecanismo de compensação, uma defesa do ego contra as emoções negativas. Por isso terapia também é fundamental para reverter esse quadro".

meu docinho de coco,
minha felicidade.

"cerca de 25 a 50% das pessoas que procuram tratamento para emagrecer comem por compulsão"

A compulsão alimentar é um transtorno. Quem sofre do mal come indiscriminadamente, sem fome, por ansiedade, estresse ou outra emoção negativa. Normalmente, nem mastiga o alimento, e ingere grande quantidade de comida em pouco tempo. "Essas pessoas só param de comer quando estão cansadas ou empanturradas, e depois se sentem culpadas", afirma Valéria Goulart, médica nutróloga (SP).

Para se livrar do problema, é importante tomar consciência do real motivo pelo qual se está comendo. "É preciso compreender se é por fome física ou se você está procurando algum tipo de recompensa. Se você só pensa em carboidratos e chocolate (que dão sensação de bem-estar e prazer), fique atenta ", aconselha Filippo Pedrinola, endocrinologista (SP). Assim, em vez de chorar pelos cantos e se acabar na caixa de bombons, ânimo! Marque hora no cabeleireiro, na manicure e na massagista

Linda e descansada, duvido que você não encontrará programa melhor que comer vendo tevê! E se a angústia demorar um tiquinho mais pra passar, e você tiver aquela vontade alucinada de comer, use a tristeza a seu favor: opte por frutas termogênicas, que queimam calorias acelerando o metabolismo, como a laranja e o kiwi. Seu corpo agradece!


solteiras ou casadas...
sempre há um motivo para comer

"O ciúme dele me deixa ansiosa, então eu como..."
Eliane, secretária, 27 anos, solteira.

"Meu namorado tem 38 anos e é muito ciumento. A gente se gosta e sou feliz com ele, mas desconfiar de tudo, me deixa louca. Fico angustiada e nervosa e ataco tudo que aparecer, principalmente chocolate. Na minha casa nunca faltam doces, se não tiver nada, faço um bolo e como inteiro! Não tenho problema de peso (tenho 1,62 m e peso 58 kg), mas já ganhei três quilos." o que diz o especialista: Segundo o psicólogo Alexandre Bez, o chocolate é uma espécie de droga para o cérebro, pois vicia e faz com que a pessoa sempre queira doses maiores. "O exercício físico aeróbico é fundamental nesses casos de ansiedade, pois acalma e também dá a sensação de prazer", recomenda.

"Sou nervosa por natureza e passei a encontrar a paz na comida!"
Mônica, 36 anos, casada

"Sou casada há 12 anos e tenho dois filhos. Já faz um tempo que estou acima do peso e meu marido anda reclamando. Ele implica quando levo guloseimas para casa, mas quanto mais ele reclama, mais nervosa eu fico, e mais eu como. Não gosto de doces, mas adoro salgados como coxinha, pastel e pastelão. Eu usava 38 e agora visto 42, perdi muitas roupas, e também a autoestima".

O que diz o especialista:"Quando comemos um alimento rico em açúcar, aumentam os níveis de insulina no sangue, que tem como função reduzir a glicemia. Isso causa o desejo por mais açúcar. A tensão também favorece o vício por doces e dificulta o emagrecimento, pois libera mais cortisol", explica Valéria Goulart.

"Não tenho namorado e sofro com a solidão, ai desconto na comida".
Marina Célia Rocha Santos, 21 anos, solteira

"Eu fico muito sozinha e isso é péssimo. Acabo me sentindo triste e deprimida e, nessas horas, o jeito é comer. Eu almoço bem, no lanche da tarde como pizza e, antes do jantar, que tem sempre arroz, feijão e carne, devoro salgadinhos. Ainda compro umas bobagens, pois sempre que passa alguém oferecendo algo na rua, não resisto. Eu engordei muito: tenho 1,60 m e estou pesando 70 kg. Nunca procurei endocrinologista nem nutricionista, mas consegui comprar, sem receita, uma fórmula para emagrecer. Tomei durante bastante tempo e aí perdi peso, mas agora estou recuperando tudo rapidamente!", relata Marina.

O que diz o especialista: Para Filippo Pedrinola, muitas pessoas procuram "ser emagrecidas", e não emagrecer. Ou seja, acreditam que a solução está em uma fórmula milagrosa. "Qualquer remédio, mesmo os ditos naturais, podem causar efeitos colaterais indesejáveis. Só o médico poderá avaliar a necessidade do uso de alguma droga, sua prescrição e acompanhamento", alerta.


"O melhor tratamento para a perda de peso efetiva e duradoura é associar mudanças de comportamento e estilo de vida, o que inclui dieta, exercícios regulares e a busca pelo equilíbrio emocional. Procure sair de casa, caminhar... assim, a tentação pela geladeira será distanciada"

Sempre linda

O dermatologista Ademir Jr. ensina a cuidar da pele negra

Quais os problemas estéticos mais comuns desse tipo de pele? Por quê?
Normalmente são as manchas ou lesões, que conhecemos como discromias, ou seja, alterações de pigmentação. Isto ocorre porque as células que produzem melanina costumam trabalhar mais na pele negra. Apesar de este pigmento proteger a pele das agressões solares, qualquer disfunção em sua produção levará, com maior facilidade, à formação das manchas.

Quais as principais causas das manchas na pele negra? Há como evitá-las?
Excesso de sol, acne e situações onde há estímulo hormonal, como o uso de anticonceptivos ou gestação. A melhor forma para evitá-las é utilizar filtro de proteção solar fator 8, no dia-a-dia, e na praia, a partir de 15. E usar bloqueadores físicos, chapéus e bonés.

É verdade que a pele negra tem diferentes tonalidades pelo corpo? O que fazer para a cor da pele ser mais homogênea?
Todos têm diferentes tonalidades pelo corpo: claros, negros e orientais. Isto ocorre porque a distribuição de células de pigmento não é uniforme. Este fato fica mais evidente nos negros porque nas áreas de maior ou menor concentração destas células as variações de tonalidade ficam mais expressivas. Situações que permitem uma tonalidade mais homogênea da pele: boa hidratação, esfoliações periódicas (de duas a três vezes por semana) e uso de filtro solar.

Quais os principais tratamentos faciais e corporais para negros?
Limpeza de pele, peelings superficiais, hidratações, massagens, esfoliações físicas e laser de baixa potência, para rejuvenescimento e clareamento de manchas.

Laser e ácido retinoico podem ser usados por negros?
O laser pode ser utilizado desde que seja específico para esse tipo de pele, e desde que a cútis tenha passado por uma preparação para ficar com a pigmentação homogênea. Sobre o uso do ácido retinoico, quando bem orientado, é um excelente produto para qualquer tipo de pele, e os negros se beneficiam muito de seu uso.

O que pode ser feito, em casa, sem que haja riscos à saúde da pele?
Hidratação, esfoliação e cuidados gerais orientados pelos dermatologistas.


Emagreça a jato

Uma nova classe de emagrecedores está pintando no ar. Não se trata do uso de nenhuma pílula, mas de sprays que ajudam a controlar a ansiedade e diminuem a vontade incontrolável de comer. Basta uma borrifada e...


Controlar a ansiedade, aumentar a vontade de malhar, segurar a fome... Você consegue tudo isso, e mais um pouco, com os sprays do emagrecimento. O produto criado pelo endocrinologista Antonio Carlos Minuzzi (RS) é mais uma alternativa para quem trava uma luta com a balança. “Depois de muito tempo de observação, percebi que os pacientes que procuravam meu consultório não conseguiam eliminar o peso por causa da compulsão alimentar, sedentarismo e ansiedade. Como sou contra o uso de algumas drogas para emagrecer, resolvi criar algo mais saudável para auxiliá-los”, fala o especialista. A fórmula líquida, que deve ser vaporizada na boca, é feita sob medida, contém ingredientes naturais e até um tipo de sacietógeno – substância que faz você ficar satisfeita rápido. A ideia é que você feche a boca e malhe mais, para secar as gordurinhas que teimam em ir embora.

Produção individual

Antes de receitar a fórmula, o médico faz uma minuciosa anamnese clínica, para saber quais são os seus hábitos alimentares e estilo de vida. Com estes dados em mãos, ele indica o spray. Existem três tipos:

energizante: feito com substâncias estimulantes, para aumentar a vontade de praticar atividade física e acelerar a queima calórica.

sacietogênico: diminui o desejo de comer descontroladamente, principalmente carboidratos, que, em excesso, são transformados em açúcar, e engordam. Ele é feito com ervas naturais e a sibutramina – remédio que aumenta o grau de saciedade.

relaxante: ameniza a ansiedade e o descontrole alimentar. “Cada um possui uma fórmula diferente, mas a dosagem desta ou de outra substância é personalizada e varia de acordo com as necessidades de cada paciente”, explica Minuzzi.

espirradinha básica
O uso do spray é fácil: basta vaporizar o líquido na boca. Mas cada um deles deve ser ministrado de uma forma. O energizante, por exemplo, pode ser utilizado antes de malhar para dar mais pique. Já o sacietogênico e o relaxante devem ser espirrados várias vezes ao dia. Pode ser de manhã, no intervalo das refeições, antes de dormir... É o médico que indica qual é a quantidade certa para cada pessoa e o número de vezes que ele deve ser consumido.

só na manipulação
Louquinha para experimentar? Calma! Como o produto é personalizado, ele não está disponível para venda e só é feito com receita médica, em farmácias de manipulação. Para conseguir a fórmula, é necessário passar pelo especialista para ele avaliar se é ou não indicado o seu uso, o tipo de spray, a dosagem e a quantidade de ingredientes. No caso do sacietogênico, também é necessário uma prescrição médica que fica retida na farmácia.

hábitos saudáveis
Os sprays dão uma ajudinha extra, mas para mandar os excessos de gordura para o espaço, com saúde, e nunca mais voltar a acumular os quilos novamente, você precisa mudar o seu comportamento, certo? “Praticar atividade física, controlar a alimentação, fazer boas escolhas à mesa e gostar de si mesma é essencial para fugir da obesidade”, avisa Antonio Carlos Minuzzi. Segundo ele, as pessoas engordam porque têm hábitos alimentares errados e, geralmente, consomem mais calorias que queimam. O ideal é diminuir a ingestão e aumentar o gasto calórico, com malhação.

resultado rápido
Os sprays são indicados como um coadjuvante no tratamento para a perda de peso. Grávidas, lactantes, pacientes com problemas psiquiátricos e hipertensos devem ficar longe dele porque, embora sejam feitos principalmente com ingredientes naturais, há algumas substâncias que podem ser prejudiciais a estas pessoas. “A sibutramina, por exemplo, pode aumentar a pressão arterial e causar insônia”, adverte. Os resultados são rápidos, já que tendo mais vontade de malhar e controlando a ansiedade e a gula, a quantidade de calorias consumidas será menor. E o emagrecimento, natural.

elas experimentaram!

Leia o depoimento de três mulheres que usam o spray e estão superfelizes com o resultado.

"Comecei a usar os sprays porque não estava conseguindo emagrecer, sozinha. Junto com eles, também adotei uma dieta alimentar de baixa caloria, musculação e esteira, por 40 minutos, duas vezes por semana. Emagreci 8 kg em 45 dias, porque, além de sentir menos fome, também tenho mais disposição para malhar. O melhor de tudo é que a minha insônia sumiu e não assalto a geladeira de madrugada. Também não fico beliscando doces e bobeiras, a toda hora, porque não sinto vontade. Fico satisfeita com pouca quantidade de comida e dou preferência para legumes, verduras e frutas.”
Marli Prudente, 47 anos, esteticista, 1,60 m, 62 quilos

"Sempre tive uma alimentação saudável. Mas, mesmo assim, engordei 6 kg nos últimos três anos. Achei que o problema poderia ser ansiedade ou estresse e, por isso, procurei o Dr. Minuzzi. Ele indicou o spray energético, que tomo pela manhã, e sempre que estou precisando de uma dose extra de energia. Também uso o spray sacietogênico para ajudar na minha ansiedade, e o relaxante para ficar calminha, calminha... Além de fácil de usar, basta espirrar algumas vezes no dia, o gostinho é agradável, e deixa até um hálito refrescante na boca. Em menos de um mês, já consegui eliminar 4 kg. Faltam 2 kg para atingir a minha meta, mas já estou feliz da vida porque as pessoas estão percebendo como mudei, em todos os sentidos.”
Patrícia Mariane Siqueira Conte, 26 anos, gerente de vendas, 1,66 m, 58 quilos

"Estava muito acima do meu peso, com 65 kg, e procurei o médico porque queria um resultado rápido e duradouro. Como sou bastante nervosa e ansiosa, ele receitou o spray relaxante. E outro para segurar a fome. O resultado foi muito bom, pois, em menos de 45 dias, eu eliminei 7 kg sem ter que mudar nadinha na minha rotina. Ainda não estou fazendo nenhuma atividade física, mas quero começar a malhar para manter o resultado, que já fez muita diferença no meu corpo.”
Denise de Andrade Prado, 27 anos, gerente financeira, 1,64 m, 58 quilos


Sem chulé!

domingo, 23 de agosto de 2009

Onze dicas que ajudam a se livrar para sempre de cheirinhos desagradáveis ao tirar o calçado! Uma delas, quem diria, diz respeito ao esmalte...

Muito se engana quem pensa que odor forte nos pés é exclusividade dos homens! Mulheres também passam por esse constrangimento, agravado pelo uso freqüente de sapatos fechados. ''O suor com cheiro desagradável se chama bromidrose e pode ocorrer também nas axilas”, explica a dermatologista carioca Cláudia Mikki.

Segundo ela, a umidade excessiva e o calor propiciam a proliferação de bactérias. “A boa notícia é que, com uma boa limpeza, o problema se resolve”, assegura a médica.

Podóloga há oito anos, Sheila Nassif, da clínica Espaço dos Pés, no Rio de Janeiro, indica: “Seque bem pés e dedos ao sair do banho, pois isso evita a probabilidade de desenvolver mau cheiro e frieiras causados por fungos”.

Veja as recomendações das especialistas para manter a saúde da região e nunca mais se envergonhar de tirar os sapatos na frente de alguém.

Cuidados com os pés

. Lave a região com sabonete antibactericida e bastante água.

. Seque bem, dando atenção aos cantinhos entre os dedos.

. Evite encharcar os pés de talco. O pó, combinado com o suor, se transforma numa lama dentro do calçado e libera o mau cheiro. Se for colocá-lo, escolha um anti-séptico e polvilhe apenas um pouquinho.

. Mantenha-os sempre limpos: corte as unhas regularmente, faça esfoliação uma vez por semana e passe hidratante antes de dormir.

. Não use esmalte sem intervalo. A unha também precisa “descansar”. Muito tempo com o produto aumenta a chance de desenvolver fungos e micoses.

Atenção ao sapato

. Ao vestir um calçado fechado, ponha meia – de preferência, de algodão, pois deixa o pé respirar.

. Aposente as confeccionadas com material sintético, como o náilon. Tecidos desse tipo abafam demais o local, desencadeando o mau cheiro.

. Não repita a peça de um dia para o outro. Regra básica: usou, lavou.

. Ao chegar em casa, ponha o sapato ao sol ou em uma área ventilada para eliminar a umidade. Não o guarde direto no armário!

. De tempos em tempos, esterilize os pares novos ou velhos com um spray antibactericida ou antifúngico.

. Se o tempo estiver bom, alterne modelos abertos e fechados.

Mania de doença

Hipocondria é um mal que atinge cerca de 3% da população mundial. Previna-se dele!

Peregrinar por consultórios atrás de diagnósticos para toda e qualquer dor, mancha na pele ou pequena indisposição. Manter uma verdadeira farmácia em casa e recorrer a ela, por conta própria, quase que diariamente.

Você se identifica com essa rotina? Fique atenta! Ela faz parte da vida dos hipocondríacos. Pessoas assim realmente têm um problema, mas ele não é físico. É psicológico.

Quem sofre do mal é rotulado como alguém que tem mania de doença. "Isso acontece porque a pessoa fica o tempo todo se observando para ver se encontra algum problema. Se percebe uma pinta, já acha que é câncer", exemplifica Marco Antônio Brasil, professor de psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

O risco da automedicação
"Vagando de médico em médico, esse paciente consegue atenuar a ansiedade, pois sai tranqüilo depois de ouvir que não há nada errado com ele. Mas a calma dura pouco. Basta um dia ou dois para a boa notícia ser colocada em dúvida novamente", diz o psiquiatra.

Vários fatores levam à hipocondria e a única forma de tratá-la é recorrer à psicoterapia. O distúrbio merece cuidado. Em casos mais sérios, a pessoa nem consegue trabalhar: toda a sua atenção se volta para as doenças que acredita ter. E o hábito de se automedicar, típico dos hipocondríacos, é um risco enorme.

A origem do problema
Para desenvolver hipocondria, é necessário ter uma predisposição ou passar por uma situação que seja um gatilho para a doença se instalar. Os principais estopins são:

· Infância com pai ou mãe excessivamente preocupados com a saúde

· Personalidade muito autocrítica e introvertida

· Sofrer de depressão, ansiedade, síndrome do pânico e transtorno obsessivo-compulsivo (TOC)

· Alguém da família ou a própria pessoa ter tido uma doença séria anteriormente

· A morte de um parente ou amigo muito próximo

Você é hipocondríaca?

Faça o teste com sinceridade

Responda com sinceridade e veja o resultado:

1. Freqüentemente você se preocupa com a possibilidade de ter uma doença grave?

2. Presta atenção a todo tipo de dor?

3. Costuma estar atenta a tudo o que acontece com seu corpo?

4. Anda muito preocupada com a própria saúde?

5. Sempre acredita que está com sintomas de males muito graves?

6. Quando ouve falar na televisão ou lê numa revista sobre alguma doença diferente fica apavorada, achando que também sofre do mal?

7. Quando adoece, fica chateada se alguém diz que você está com uma boa aparência?

8. Tem medo de doença?

9. É difícil se esquecer de si mesma e pensar em qualquer outro assunto?

10. Sente dificuldade em acreditar no médico quando ele afirma que não há motivo para preocupação?

11. Tem a sensação de que as outras pessoas não levam a sério suas queixas?

12. Você se preocupa mais com a saúde do que a maioria das pessoas?

13. Acredita que algo realmente não vai bem com você?


Resultado:
Se você respondeu sim a oito perguntas ou mais, é bem possível que você tenha algum grau de hipocondria. Nesse caso, procure apoio psicológico. Uma psicoterapia pode ajudá-la a se livrar dos fantasmas que a deixam apreensiva em relação à sua saúde.

Hepatite, a doença silenciosa

Todo cuidado é pouco: o vírus da Hepatite C permanece vivo por 7 dias no sangue seco e até meio mês dentro do esmalte de unhas


Manicures e clientes precavidas vivem de olho na esterilização de alicatinhos e pazinhas para evitar infecções. “A maioria das pessoas não tem noção de como a Hepatite é facilmente transmissível”, afirma Hoel Sette Júnior, da Sociedade Brasileira de Hepatologia.

Trata-se de uma doença que quase nunca apresenta sintomas. “Geralmente, a descoberta vem em um exame de sangue de rotina ou quando se manifesta a sua pior conseqüência: o câncer no fígado”, explica o infectologista André Araújo, do Hospital da Criança, do Rio de Janeiro.

Hepatite A

Durante a estação mais quente do ano, o número de vítimas do vírus da Hepatite A aumenta muito. Isso porque o perigo se esconde na água. Para que o vírus se instale, basta dar um mergulho no mar e engolir umas gotinhas infectadas de água ou mastigar pedras de gelo feito com água de fonte contaminada.

Transmissão: por via oral, principalmente por meio da água e de alimentos contaminados com o vírus. Trata-se de uma doença altamente transmissível de uma pessoa para outra por saliva, sangue e contato sexual.

Sintomas: náusea, diarréia, vômito, dor nas articulações, escurecimento da urina e amarelamento da pele e da parte branca dos olhos.

Diagnóstico: via exame de sangue específico.

Tratamento: A Hepatite A é considerada benigna: em 99% dos casos o fígado se recupera. “Por isso, a vacina para essa doença não faz parte do programa de vacinação oferecido pelo Ministério da Saúde”, diz a médica Flavia Bravo, do Rio de Janeiro. Remédios para náuseas e vômitos são receitados, além de repouso e uma alimentação leve.

Saiba mais: Hepatite B

Tem muita, muita gente por aí que tem esta doença e nem faz idéia

Mais da metade da população mundial já foi contaminada pelo vírus do tipo B e nem imagina. Assim como os outros tipos de Hepatite, este avança sem dar sinais: o vírus pode ficar quietinho por até três décadas.

Transmissão: “A Hepatite B é muito transmissível pelo sexo, muito mais contagiosa do que o vírus da Aids”, revela Hoel. O contato com sangue contaminado também pode infectar.

Sintomas: os sinais são bem raros. Quando eles aparecem o doente costuma apresentar cansaço, moleza, perda de apetite e febre.

Diagnóstico: via exame de sangue específico.

Tratamento: nos postos do Sistema Único de Saúde é possível tomar uma vacina contra esse mal, mas ela está à disposição apenas para pessoas de até 19 anos. Em metade dos casos, a doença se manifesta e desaparece sozinha, sem que o paciente necessite de tratamento. Menos de 5% dos casos evoluem para a forma crônica, que não tem cura. Nesse estágio, ela pode ser controlada com medicação para evitar que se transforme em cirrose ou câncer de fígado - às vezes, muitos anos depois.

Saiba mais: Hepatite C

No Brasil, ela é a doença infecciosa que mais mata pessoas

Segundo o Ministério da Saúde, a Hepatite C é a mais mortal doença infecciosa do país - mais do que a Aids. Apenas 20% das pessoas infectadas desenvolvem imunidade e 80% se tornam portadoras crônicas.

O que pouca gente sabe é que até mesmo um inofensivo vidro de esmalte de unhas pode manter vivo, por quinze dias, o silencioso vírus desta doença.

Transmissão: no tipo C, o perigo está no sangue. O vírus é transmitido por alicates, agulhas e outros instrumentos cortantes infectados. A contaminação por contato sexual pode ocorrer, mas é rara.

Sintomas: na maioria dos casos não existem sintomas. Quando eles surgem, são os mesmos da Hepatite A.

Diagnóstico: via exame de sangue específico.

Tratamento: não há vacina, mas as drogas existentes curam oito de cada dez pacientes crônicos. O tratamento é feito com remédios que fortalecem o sistema imunológico e ajudam a combater a inflamação crônica no fígado.

Importante: as vítimas da Hepatite C devem eliminar bebidas alcoólicas para sempre: os portadores têm três vezes mais chance de contrair cirrose hepática do que os não-contaminados.

Previna-se da Hepatite

A médica Isabella Ballalai, da Sociedade Brasileira de Imunizações, no Rio de Janeiro, indica medidas simples para evitar a Hepatite

• Beba somente água filtrada: se for a um restaurante ou local público, evite bebidas com pedras de gelo.

• Lave sempre as mãos com água e sabão e ensine a seus filhos esse hábito higiênico.

• Lave os alimentos e deixe-os de molho por uns minutos em solução de cloro ou vinagre.

• Cozinhe bem os frutos do mar.

• Use sempre camisinha.

• Leve seu próprio esmalte e alicate para a manicure - é grande o risco de alguma cliente anterior ter a doença. O vírus da Hepatite C sobrevive 15 dias no esmalte e 7 dias no sangue seco.

• Não deixe que as crianças cultivem a mania de levar os dedos à boca.

• Se seu filho fizer tatuagem ou colocar piercing, certifique-se de que os instrumentos usados pelo profissional são descartáveis. A mesma dica vale para quem faz acupuntura.

• Se algum parente teve Hepatite A separe os objetos pessoais do doente, como alicate de unha, gilete, escova de dente, lâmina de barbear, pratos e talheres. Deixe-os fora do alcance de outras pessoas. Lembre-se também de jogar formol no vaso sanitário para desinfetá-lo.

• Não compartilhe seringas e agulhas. Use sempre materiais descartáveis.

• Evite abusar de bebidas alcoólicas e medicamentos, como antibióticos e antiinflamatórios. Eles sobrecarregam o fígado e podem fazer mal à saúde.

Adeus, gases!

Controlar os alimentos e o estresse ajuda a evitar constrangimentos

O corpo humano elimina dois tipos de gases: pum e arroto. Falando assim, de forma tão direta, parece tratar-se de mera boa educação – ou falta dela. Porém, ambos são reflexos da nossa dieta e, acredite, até do nosso comportamento psicológico. Conheça melhor cada um deles e, se necessário, aprenda a controlá-los.

· Flato

Nome popular: Peido ou pum.
Definição: Gases intestinais eliminados pelo reto.
Responsáveis: nitrogênio (N2), oxigênio (O2), gás carbônico (CO2), hidrogênio (H2) e metano (CH4). Inodoros, representam 99% do volume expelido. O cheiro desagradável vem, justamente, do 1% restante – dos gases aminas, ácidos orgânicos voláteis, mercaptanas e indol.

Causas:
· Frutas e vegetais com carboidratos não-absorvíveis: melancia, feijão, soja, brócolis, cebola, repolho, couve-flor, ervilha, pepino e rabanete, entre outros.
· Leite, para quem tem deficiência de lactase, enzima essencial para a digestão da bebida. ♦ Alimentos com fibras, como cereais e verduras.
· Hábitos intestinais irregulares.

Quantidade: O volume normal é de 100 ml a 200 ml. Alguém que flatula mais de 20 vezes ao dia deve procurar um médico.

Problema: O excesso de flato ou odor muito desagradável pode ser causado por dieta ou fatores emocionais ou ser sintoma de alguma doença do tubo digestivo, como má absorção de alguns alimentos, inflamação do intestino (doença de Crohn) ou câncer do cólon. Quem não consegue eliminar gases com facilidade sofre com dor abdominal.

Tratamento: A flatulência pode ser tratada com medicamentos. Esses remédios devem contar com a substância dimeticona em sua composição. Antibióticos também são indicados.

Adeus, arroto

Livre-se desse desconforto com dicas bem simples incorporadas a sua rotina


· Eructação

Nome popular: Arroto.
Definição: Gases do estômago expelidos pela boca.
Responsáveis: Somente nitrogênio (N2) e oxigênio (O2).

Causa:
· Pessoas em períodos de grande ansiedade, tensão emocional e estresse engolem muito ar ao falar.
· Quem come rápido, especialmente se tem o hábito de falar durante as refeições ou masca chiclete por longo período, também.
· Bebidas gaseificadas, a exemplo de refrigerantes e cervejas.
· Cigarro: ao tragar, acredita-se que o fumante ingira ar.

Quantidade: Diferentemente dos puns, não há uma classificação determinada como normal. Não arrotar com freqüência também não é considerado uma patologia.

Problema: A aerofagia (deglutição excessiva de ar) pode provocar cólicas estomacais. Além disso, a freqüência exagerada pode ser um dos sintomas de úlcera.

Tratamento: Conhecer a origem dos sintomas diminui a angústia e a ansiedade do paciente. Beber líquido em pequenos goles após as refeições, mastigar bem, evitar chicletes, balas e cigarro, não falar enquanto come e não engolir saliva em excesso, tudo isso reduz a deglutição do ar.

Recomendações:

1- Se os gases estomacais ou intestinais causarem algum desconforto ou constrangimento, procure um especialista e evite a automedicação.
2- Nenhum alimento é capaz de diminuir a produção de gases. Porém, a prática contínua de exercícios contribui para melhorar o trânsito intestinal e o consumo de iogurtes pode regular a flora.

Consultorias: Bianca Tauil, gastroenterologista do condomínio Downtown, no Rio de Janeiro, e Maria do Carmo Friche Passos, gastroenterologista e professora Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).


Guerra contra a anemia!

Descubra as formas de prevenção da doença que ataca especialmente crianças, gestantes e idosos

Bateu um cansaço, uma sensação de fraqueza e um desânimo? Cuidado. Juntos, esses sintomas podem ser um sinal de anemia. O problema é causado pela diminuição do número de glóbulos vermelhos do sangue. Essas células contêm ferro e são responsáveis por levar oxigênio para todo o organismo.

Há duas formas de anemia: aguda, em que há perda súbita de sangue, e crônica, quando o problema existe há tempos, com perdas aos poucos, e somente o hemograma poderá mostrar a situação dos glóbulos vermelhos. Pessoas de todas as idades estão sujeitas à doença, mas na infância, durante a gravidez e nos mais velhos é preciso redobrar a atenção. Previna-se!

O cardápio
A melhor maneira de se prevenir da anemia é comer sempre carnes, ovos e derivados de leite, além de vegetais verde-escuros, que são ricos em ferro. É falsa a lenda de que a beterraba é um santo remédio para anemia.

Em jejum
O ferro é mais bem absorvido em jejum, seguido por alimentos com vitamina C - laranja, agrião, pimentão, vegetais verde-escuros etc.

Exame médico
Para dar fim à anemia, não basta alimentar-se bem. É preciso consultar um clínico. O médico poderá receitar remédios com ácido fólico e ferro, além da dieta. Com o exame de sangue, ele pode dizer qual suplemento de minerais e vitaminas corrigirá o problema.

Dicas para combater a anemia

Previna-se dessa doença no sangue!

E as crianças?
Nelas, além da dieta, os sintomas são tratados com vermífugos. A presença de vermes no aparelho digestivo reduz o número de hemácias.

Fluxo menstrual
A menstruação também é uma vilã. Se você menstrua mais do que o normal, a perda repentina de sangue faz diminuir seus estoques de ferro.

Na gravidez
O ginecologista pede o hemograma no início do pré-natal. O exame diz de quais vitaminas e compostos a gestante precisará. Um é o ácido fólico, que aumenta a produção de sangue.

Marido no médico
No homem, a maior causa é a perda de sangue em órgãos ligados à digestão. Ele pode sofrer de gastrite, úlcera ou hemorróidas.

Atenção ao idoso
Neles, a anemia é mais perigosa e deve ser rastreada pelo hemograma. Ela pode ser causada por um tumor do aparelho digestivo ou por problemas na medula óssea.

Tipos de anemia
Dependendo da gravidade da anemia, o médico pode indicar suplementos de ácido fólico, ferro, vitaminas C e B12, além de vacinas (contra hepatites A e B) ou, em casos extremos, transfusões de sangue.

Labirintite: previna-se desse mal

Infecção que impediu Fátima Bernardes de apresentar o Jornal Nacional afeta órgão responsável pelo equilíbrio



Até pouco tempo atrás, a labirintite era considerada uma doença da terceira idade. Mas essa crença perdeu o sentido e até a jornalista Fátima Bernardes, que tem 44 anos e boa forma mental e física, sofre do mal. Dias atrás, ela se sentiu zonza e não apresentou o "Jornal Nacional". Uma semana antes, ela tinha passado mal na bancada do programa e sido levada às pressas para o hospital.

"Minha sensação era de estar zonza. Depois de vários exames, meu médico disse que eu estava com labirintite. Ele falou que essa doença pode ser por excesso de atividades ou viral, por causa de uma gripe. Eu tive duas gripes seguidas, recentemente", contou a jornalista. Além de tomar remédios prescritos pelo médico, Fátima deu um tempo nos exercícios físicos. "Agora está tudo bem".

A labirintite é uma disfunção do labirinto, órgão responsável pelo equilíbrio do corpo e que fica dentro do ouvido. Os sintomas mais comuns são tontura, enjôo, zumbido na cabeça, cansaço físico e mental, desequilíbrio e até surdez.

Ninguém está a salvo
"Esse problema é ainda mais comum nos idosos. Mas não significa que jovens e crianças estejam livres. A diferença é a causa em cada grupo", explica Sandra Merry Ribeiro Peixoto, presidente da Sociedade de Otorrinolaringologia do Estado do Rio de Janeiro. A labirintite em idosos é, geralmente, causada por distúrbios como pressão alta, excesso de açúcar no sangue e problemas na coluna. Já entre os jovens, os vilões são o estresse e os vírus, como os da gripe, ou bactérias, presentes no ar, na terra e na água. Elas podem entrar no canal auditivo e infeccionar o labirinto. Só um médico é capaz de definir qual o melhor tratamento para o paciente.

Cuide da alimentação
Qualquer pessoa pode ter labirintite em alguma época da vida. Afinal, quem está livre de sofrer de pressão alta, pegar uma gripe ou de ficar estressado? A boa notícia é que esse mal tem cura e a receita de prevenção é nossa velha conhecida: praticar exercícios físicos e manter uma alimentação saudável, rica em frutas, legumes e verduras, e pobre em doces e frituras. Ficar longe do cigarro e das bebidas alcoólicas também ajuda no combate à doença. "Isso não evita a labirintite em si, mas fortalece o sistema imunológico e mantêm as taxas de ferro, gordura, açúcar e outras substâncias sob controle. Essas medidas, na verdade, evitam outras doenças que podem desencadear o mal", esclarece.

O limão é uma farmácia!

Conheça os mil benefícios do limão, um poderoso aliado da saúde que combate e previne várias doenças


Os benefícios do limão

O limão é considerado o rei dos frutos curativos, graças à variedade de usos medicinais que possui. Isso se deve a uma substância presente na casca, com vários efeitos benéficos à saúde: ajuda a emagrecer, reduz o colesterol, controla a ansiedade e tira o desânimo.

Além de tudo, ela combate os radicais livres, retardando o envelhecimento. Rico em vitamina C e sais minerais, o limão também é ótimo para curar e prevenir a gripe. E não é só isso! Estudos comprovam ainda que o fruto possui propriedades antibacterianas. Aprenda como usá-lo melhor no seu dia a dia.

O fruto anticansaço!

Além de ser um poderoso aliado no tratamento de várias doenças, o limão ajuda a afastar o desânimo, o cansaço e a ansiedade, resgatando de maneira sutil o bem-estar. Por isso, hoje é comum o uso do limão na aromaterapia e no uso de florais, como forma de reequilibrar o organismo e a mente.

Os nutrientes do limão:
. Vitamina C
. Cálcio
. Fósforo
. Carboidratos
. Proteínas
. Riboflavina (vitamina B2)

Cuidados e curiosidades

1. O limão é usado em tratamentos alternativos. Ou seja, ele não substitui os métodos convencionais e as recomendações médicas. E também não garante a cura - apenas dá uma bela força a mais ao organismo.

2. Depois de manusear um limão, lave bem as mãos com água e sabão. Isso evita manchas na pele quando você se expuser ao sol.


Você sabia?

. O limão possui baixo teor calórico: 100 g de limão = só 25 calorias.

. Várias linhas da medicina (tradicional, xamânica e alternativa) já reconheceram que o consumo diário do limão melhora bastante a concentração mental, a memória e a visão. E isso independentemente da forma de consumo (suco, terapia intensiva, aromaterapia, fitoterapia etc.)

Adeus, gordurinhas!

Aprenda com os ensinamentos da medicina aiurvédica, desenvolvida na Índia há cerca de 7 mil anos: o limão é um laxante suave e estimula a digestão. Usado com bom senso, e associado a outras frutas ou legumes em forma de suco, ele ajuda até a emagrecer. Quer experimentar? Tente as duas receitinhas abaixo:

. Passe pela centrífuga ou bata, no liquidificador, 2 limões inteiros (com a polpa e a casca) e 2 talos inteiros de aipo. Dilua com um pouco de água. Tome o preparado em jejum, todo dia, durante sete dias seguidos. Pule uma semana e repita o tratamento.

. Bata no liquidificador 1 xícara (chá) de talos e folhas de erva-doce, 2 limões descascados (1 deles com partes da casca) e 1 xícara (chá) de água filtrada ou de coco. Coe e sirva imediatamente. Tome por 21 dias e dê um intervalo de uma semana. Se desejar, repita o processo.

Receitas que curam

Azia
Esprema o suco de 1 limão em ½ copo (americano) de água. Beba imediatamente.

Aftas
Com o auxílio de um cotonete, passe suco puro de limão no local machucado.

Amigdalite e faringite
Faça gargarejo várias vezes ao dia com água morna, suco de limão e uma pitada de sal.

Asma
Toste no forno um limão inteiro. Esprema e misture o suco com 1 colher (sopa) de mel. Tome 1 colher (chá), de hora em hora.

Colesterol
Em jejum, tome o suco de 1 limão com um pouco de água morna todas as manhãs.

Diarreia
Bata no liquidificador o suco de 1 limão, 1 maçã e um punhado de erva-doce e hortelã frescas. Coe e tome na hora. Se desejar, dilua a mistura em água fresca ou de coco.

Dor de dente
Pingue algumas gotas de suco de limão no local da dor.

Mais poderes curativos

Febre
Corte 3 limões médios em fatias finas. Leve ao fogo com 500 ml de água. Deixe ferver até que a água reduza a um terço. Tome ½ xícara (chá) de hora em hora até que a febre baixe.

Gripe
Tome suco puro de limão três vezes ao dia. Ou faça um chá com 1 limão descascado cortado ao meio, 2 dentes de alho com casca, cravo e canela em pau a gosto. Adoce com mel e tome bem quente, antes de deitar.

Mau hálito
Faça gargarejos com 1 copo (americano) de água morna e o suco de ½ limão.

Náusea
Beba 1 copo (americano) de água gelada com gotas de limão. Outra dica: corte 1 limão ao meio e aqueça as 2 metades com a parte aberta sobre uma frigideira. Salpique sal sobre uma delas e mel sobre a outra. Chupe o suco das duas.

Reumatismo
Tome água com limão várias vezes ao dia (inclusive cedo, em jejum).

Soluço
Tome 1 colher (sopa) de suco de limão.


7 mitos e verdades sobre o seu fígado

Esse órgão é fundamental para o funcionamento do nosso organismo. Responda as questões e veja se você sabe cuidar dele direitinho


Conheça melhor esse importante órgão

O fígado fica do lado direito da barriga. É o maior e um dos mais importantes órgãos do corpo. Sozinho, pesa quase 1,5 quilo! E recebe 1,5 litro de sangue, bombeado pelo coração. Caladinho, ele aguenta os exageros da gula e do álcool... Até que, um dia, mostra que nem tudo vai tão bem assim.

Vital para o funcionamento do corpo, o fígado desintoxica o organismo e é um dos responsáveis por barrar a ação de fungos e bactérias que causam infecções. "Além disso, ele produz a bile, um líquido que atua como um detergente, dissolvendo as gorduras", diz Edison Parise, hepatologista da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

1. Enxaqueca é problema de fígado?

Mito
Essa dor de cabeça pode ser causada por algum tipo de alimento que você comeu ou pelo exagero de bebidas alcoólicas.

2. Azia é causada pelo fígado?

Mito
O médico hepatologista Edison Parise explica que alimentos muito gordurosos podem cair mal no seu estômago. Como a digestão fica mais lenta, você pode sentir desconforto e até sofrer de refluxo, aquela sensação de que a comida está querendo voltar do estômago para a boca.

3. Chás fazem mal?

Verdade
Existem infusões perigosas. "O chá de confrei, usado para tratar feridas no corpo, e o chá de sacasa, para baixar colesterol, são inimigos do fígado", afirma o médico. Parise alerta ainda sobre o uso de medicamentos para emagrecer: eles podem conter substâncias que fazem muito mal a esse órgão

4. Devo comer muitos doces quando tenho hepatite?

Mito
Segundo Edison Parise, quando a pessoa está com hepatite, a digestão fica mais lenta. "Esse mito surgiu porque o organismo absorve mais rápido os alimentos doces do que os salgados", explica. Na fase aguda da doença, o paciente deve fazer uma dieta leve e equilibrada, além de manter repouso absoluto durante um ou dois meses.

5. Os comprimidos precisam passar pelo fígado para funcionar?

Verdade
As substâncias dos remédios que engolimos passam pelo fígado antes de fazer efeito. Esse órgão processa o medicamento e libera enzimas. Só depois é que o comprimido começa a agir no seu organismo.

6. O fígado sempre se regenera facilmente?

Mito
O fígado se regenera com facilidade apenas quando está saudável. Se estiver afetado por inflamações ou por cirrose, ele perde a capacidade de se recompor e deixa de funcionar.

7. Problemas no fígado deixam a pele amarelada?

Verdade
Um dos sintomas da hepatite (tipos A, B e C) é o aspecto amarelado na pele, chamado de icterícia. Quem sofre de doenças do fígado também apresenta urina escura, dores no corpo, cansaço e dor de estômago.


Tudo sobre meningite

Aprenda a identificar, prevenir e tratar essa grave doença

O primeiro sinal vem do termômetro: mais de 39ºC. Nos bebês há falta de apetite, enquanto os mais velhos reclamam de fortes dores na cabeça e na nuca. Se você identificou alguns desses sintomas em sua casa, fique atenta: pode ser meningite.

De acordo com o infectologista Bernardo Liberato, do Hospital Copa d'Or, no Rio de Janeiro, essa doença grave costuma surgir durante o inverno. "Com as temperaturas baixas, as pessoas se concentram em ambientes fechados. Isso facilita bastante a transmissão", afirma Liberato.

A meningite é uma doença infecciosa e contagiosa que causa a inflamação das meninges, membranas fininhas que envolvem o cérebro e a coluna vertebral. O diagnóstico é feito pelo exame de liquor, retirado da coluna.

A doença pode ser causada por fungos, vírus ou bactérias. Esta última é a mais grave e requer atendimento rápido, à base de antibióticos. Já a meningite causada por vírus é a mais leve.

Como se pega?
A transmissão é feita com o contato físico, em especial pela saliva. Se você tiver febre alta, dor de cabeça e na nuca (dificuldade para encostar o queixo no peito), sonolência e vômito, procure um médico imediatamente.

Existe alguma forma de prevenção?
Há alguns tipos de vacina, mas elas são distribuídas nos postos de saúde apenas durante epidemias. Em clínicas particulares, custam cerca de R$ 130. Além de evitar contato com pessoas infectadas, adote medidas de prevenção. "Não compartilhe copos, colheres e garfos, lave as mãos e nunca encoste os lábios no bocal do bebedouro público", aconselha o médico.

Quem cuida de alguém com meningite pode ficar doente?
Sim. Para diminuir esse risco, é preciso limpar a casa diariamente, deixar as janelas bem abertas para arejar o ambiente e não compartilhar objetos pessoais.

A meningite pode aparecer em qualquer idade?
Sim. Crianças, adultos e idosos correm os mesmos riscos. Os bebês de 6 meses a 1 ano são mais vulneráveis, porque o organismo ainda não desenvolveu proteção suficiente contra a doença.

Ela pode ser confundida com outras doenças?
Sim. Os sintomas da meningite são parecidos com os da dengue ou de uma forte gripe, mas sem o nariz entupido.

Se o tratamento demorar, o paciente pode vir a ter consequências?
Sim. Sem tratamento, o paciente pode ficar com dificuldades no aprendizado, retardo mental, paralisia cerebral, surdez e cegueira. "Em casos graves, o doente pode até vir a morrer", alerta o infectologista Bernardo Liberato.

Psoríase e vitiligo: o que é e como tratar

O estresse e a depressão estão entre os principais desencadeadores do vitiligo e da psoríase



psoríase
Psoríase
O que é?Aceleração do processo de crescimento das células, formando lesões vermelhas cobertas por placas brancas e secas que descamam com o tempo.
Área afetadaEm 80% das pessoas, cotovelos, joelhos, couro cabelo e tronco. Porém, a variação moderada da doença é capaz de atingir até 10% do corpo. A versão severa, conhecida como artrite psoriásica ataca as articulações
SintomasPode causar coceiras e até sangrar. Nos casos mais graves, gera dor e deformidades nas articulações
Como desencadeiaAlém de estresse, depressão e baixa autoestima, existe a predisposição genética. Álcool e cigarro são alguns hábitos capazes de agravar os sintomas
VítimasCerca de 5 milhões de brasileiros passam pelo problema, que atinge pessoas de qualquer idade (principalmente entre os 20 e 40 anos) e sexo
TratamentosDependendo da gravidade, pomadas, géis ou loções de uso tópico bastam. Para casos graves há remédios via oral e injetáveis para combater o problema
AlimentaçãoFrutas, legumes e verduras ajudam na recuperação. Embora não existam restrições alimentares, comidas ricas em gordura podem interferir na absorção de alguns medicamentos utilizados no tratamento
CuraO tratamento adequado controla o problema, mas o paciente não está livre de recaídas

Medidas que ajudam a diminuir os sintomas das doenças

· Exposição adequada ao sol (antes das 10 h e depois das 16 h) por cerca de 30 minutos e com filtro solar. No caso da psoríase, ajuda a manter a pele hidratada. Para o vitiligo, a exposição solar auxilia no processo de pigmentação.

· Pratique atividade física para relaxar e fuja de situações que possam causar estresse.

· Busque acompanhamento psicológico. Manter o equilíbrio emocional potencializa o efeito dos medicamentos.

E o vitiligo?

Ao contrário do que muita gente pensa - por falta de informação ou preconceito mesmo - nem o vitiligo, nem a psoríase são contagiosos

Vitiligo
Vitiligo
O que é?Destruição do melanócito, célula que produz a melanina (substância responsável pela coloração da pele). Resultado: surgimento de manchas brancas na pele
Área afetadaEm geral, mãos, pés, face, tronco e genitais
SintomasAs manchas são assintomáticas. Ou seja, não coçam, não doem e não ardem
Como desencadeiaAssim como a psoríase, o corpo reage às tensões emocionais. Somam-se aos exemplos já citados: perda de um ente querido e brigas familiares
VítimasCerca de 4 milhões de brasileiros, independentemente da idade ou sexo
Tratamentos Além de pomadas e remédios via oral, o paciente pode ser submetido a sessões de fototerapia em cabines que emitem luz ultravioleta, capaz de estimular a repigmentação da pele
Alimentação Um dieta rica em fenilalanina (substância que ajuda na pigmentação da pele) e vitaminas C e E auxilia no tratamento. Alguns alimentos ricos nesse composto: ovo, carne vermelha, feijão, miolo de pão, soja, requeijão e amendoim
Cura A pele pode ser repigmentada. No entanto, a doença não tem cura e novas manchas podem aparecer

Ovo: vilão ou mocinho? Veja como torná-lo aliado da sua saúde

Estudos recentes mostram que é seguro, sim, consumir ovos, confira!

Por muito tempo, o ovo foi acusado de causar problemas do coração ligados ao colesterol. Que balde de água fria para quem adora uma panqueca, um bolo ou mesmo uma boa omelete, né? No entanto, estudos recentes mostram que é seguro, sim, consumir ovos — desde que você não passe de uma unidade por dia. Aproveite para acabar com suas dúvidas:

. Ovo aumenta o colesterol ruim?
Não necessariamente. Se a pessoa tem bons hábitos alimentares, pratica atividade física e tem peso saudável, não há aumento da taxa de colesterol ruim.

. É perigoso comer ovo cru? E com gema mole?
Sim. Isso acontece porque, com o alimento cru ou pouco cozido, muitas bactérias podem sobreviver. Gestantes, idosos, crianças e pessoas com baixa resistência sofrem mais risco e devem redobrar a atenção. A maneira mais segura de consumir ovos é cozinhá-los por 12 minutos.

. Existe diferença entre ovo branco e vermelho?
Sim, mas não de nutrientes -- afinal, os dois têm as mesmas substâncias. O que muda é a espécie das galinhas. Aliás, há ovos caipiras brancos ou vermelhos. Os produtores preferem vender os vermelhos, porque poucos consumidores sabem que os ovos brancos também podem ser caipiras.

Descoberto aminoácido, elemento fundamental para a vida, em um cometa

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Sonda Stardust, da Nasa, havia capturado amostras do Wild 2.
Glicina foi detectada após 3 anos e meio de análises.

Pesquisadores da Nasa encontraram glicina em amostras do cometa Wild 2 que têm sido analisadas há 3 anos e meio. As amostras haviam sido capturadas pela sonda Stardust. O anúncio foi feito pela agência espacial americana nesta segunda-feira (17).

O que isso significa, afinal de contas?

Ocorre que a glicina é um aminoácido que os organismos vivos utilizam para produzir proteínas. “Esta é a primeira vez que aminoácidos são encontrados em um cometa", explicou Jamie Elsila, do Centro de Voo Espacial Goddard.

Aminoácidos já haviam sido detectados em meteoritos. "Nossa descoberta apoia a teoria de que alguns dos ingredientes da vida se formaram no espaço e foram entregues à Terra há muito tempo por impactos de meteoritos e cometas.”

“A descoberta de glicina em um cometa (...) reforça o argumento de que a vida no universo pode ser comum, em vez de rara", comemorou Carl Pilcher, diretor do Instituto de Astrobiologia da Nasa, cofinanciador da pesquisa.

Loucos por açúcar!

Nós já nascemos preferindo o sabor doce. Por isso é que temos tanta atração por açúcar, geléias, mel e outras guloseimas.

Todo mundo gosta de se esbaldar com um bombom, um sorvete ou refrigerante de vez em quando. Mas é preciso atenção, pois o consumo desses alimentos traz calorias extras sem nenhum benefício nutricional. Ou seja, ''calorias vazias'', que fornecem energia mas não têm vitaminas, minerais ou fibras.

Além dos quilinhos a mais, outro problema do açúcar refinado é que ele é o grande responsável pelo aparecimento de cáries. Mas não existem alimentos proibidos. Podemos, sim, consumir açúcar, desde que seja em quantidades moderadas, numa dieta equilibrada. Escolha o melhor tipo para você e sua família:

Mascavo: Não sofre refinamento e, por isso, mantém algumas vitaminas e sais minerais. Tem a coloração escura.

Demerara: Sem aditivos químicos. Por isso, seus grãos são amarelados e têm valores nutricionais altos, próximos aos do açúcar mascavo.

Orgânico: Nenhum aditivo agrícola pode ser usado para sua obtenção. É mais caro, grosso e escuro que o refinado, mas adoça igualmente.

De confeiteiro: Usado em doces e glacês. Passa por peneiragem, tomando a forma de minicristais, e ganha espessura com a adição de amido de arroz.

Light: Parte açúcar refinado, parte adoçante. Pode ser uma opção interessante para quem quer eliminar alguns quilinhos.

Refinado: O mais comum nas prateleiras. No refinamento, aditivos químicos como o enxofre tornam o produto branco, mas sem vitaminas.

Frutose: Extraída das frutas e do milho. É cerca de 30% mais doce que o açúcar comum, mas engorda sem oferecer uma vitamina sequer.

Mel: De consistência líquida e viscosa, o mel é mais doce do que o açúcar. Contém pequenas quantidades de alguns nutrientes.

17 alimentos que garantem a boa saúde

1. Abacate atua como antidepressivo

Essa fruta acalma o sistema nervoso porque possui lítio, uma substância que controla a ansiedade e as alterações de comportamento. Quando falta lítio, o organismo fica muito mais sujeito a sofrer depressão.
Superdica:
Para aproveitar ainda mais a ação antidepressiva do abacate, faça uma vitamina dessa fruta com leite, que fornece doses extras de alegria e disposição.

2. Goiaba é boa para diabéticos

Repleta de vitaminas A, B e C, cálcio, fósforo, ferro e fibras, essa fruta combate infecções e hemorragias. Por não conter muito açúcar, é uma grande aliada dos diabéticos.
Como consumir:
O suco da fruta controla as taxas de glicose no sangue. Para fazê-lo, bata no liquidificador uma goiaba sem sementes em um copo de água.

3. Abacaxi tem ação cicatrizante

Por causa da enzima bromelina, o abacaxi diminui inflamações e facilita a cicatrização. A ação da fruta impede o inchaço.
Curativo caseiro:
Amasse 2 colheres (sopa) de abacaxi e 1 colher (sopa) de farinha de trigo ou de arroz. Limpe o ferimento com água e sabão, e aplique essa pasta na região. Deixe-a agir por 15 minutos e lave novamente.

4. Banana diminui a pressão alta

O potássio presente na fruta deixa a pressão sanguínea sob controle. A banana também nos protege de doenças cardíacas porque evita o acúmulo de placas de gordura nas artérias.
Dose recomendada:
Coma de duas a três bananas por dia, variando os tipos (nanica, maçã, ouro etc.). Para obter todos os benefícios, é preciso mastigar bem a fruta.

5. Mel promove boas noites de sono

Esse adoçante natural combate os sintomas da hipoglicemia (baixo nível de açúcar no sangue), um dos fatores que pode causar insônia. Também ataca as bactérias, ajudando o corpo a lutar contra várias infecções.
Como consumir:
Misture 2 colheres (sopa) de mel em um copo de leite morno e tome antes de dormir.

6. Couve-flor previne câncer de mama

O vegetal é rico em substâncias que reduzem o nível do hormônio estrogênio, associado ao surgimento de tumores nas mamas. Além disso, as fibras desse vegetal formam um escudo contra o câncer no intestino.
Dose recomendada:
Basta ingerir ½ xícara (chá) por dia do vegetal para reduzir os riscos de ter câncer.

7. Cenoura melhora a vista

Com grande quantidade de betacaroteno, a cenoura diminui o risco de ter problemas de visão. Não bastasse isso, ainda evita tumores e melhora a digestão.
Experimente:
Lave duas maçãs, três cenouras e uma beterraba pequena. No liquidificador, bata tudo com casca e beba imediatamente.

8. Soja combate calor da menopausa

Rica em isoflavonas, a soja equilibra as funções hormonais e ameniza os sintomas da menopausa, como a ansiedade e os calores repentinos.
Como consumir:
Crie o hábito de comer produtos à base de soja, especialmente iogurtes, tofu (tipo de queijo) e leite de soja. Outra ideia é usar o alimento em grãos: fica bom na salada!

9. Tomate protege de câncer no ovário

O verdadeiro herói desse alimento é o lipoceno, o nutriente que dá o tom avermelhado à casca. Esse fruto ajuda a diminuir o risco de câncer de reto, ovário, próstata e colo de útero.
Superdica:
Os benefícios são maiores quando o tomate está levemente cozido. Pique-o e use-o em pratos quentes.

10. Cebola acaba com a enxaqueca

Além de proteger o sistema circulatório, esse alimento inibe as dores de cabeça. O efeito analgésico é dado pelo enxofre, que causa o cheiro forte da cebola.
Experimente:
Pique quatro cebolas. Aqueça-as no vapor e, depois, enrole-as em uma tira de tecido ou coloque-as num saquinho. Aplique a compressa na cabeça. Quando esfriar, troque-a por outra, morna. Repita até a dor desaparecer.

11. Pimenta controla bronquite

A famosa pimenta-malagueta limpa as vias respiratórias, descongestiona os seios da face e faz bem aos pulmões.
Experimente:
Bata no liquidificador três pimentas-malaguetas secas, quatro dentes de alho, uma cebola pequena, 30 g de açúcar, 50 ml de suco de limão, 50 ml de água e ½ colher (café) de sal. Em uma panela, cozinhe essa mistura em fogo baixo por dez minutos. Use a pasta para temperar a comida.

12. Babosa melhora a digestão

As folhas da babosa (Aloe vera) têm o poder de beneficiar todo o aparelho digestivo. Na forma de suco, acaba com a má digestão e com problemas como colite, úlceras estomacais, cálculos renais e prisão de ventre.
Experimente:
Triture cinco folhas grandes de babosa e esprema a polpa através de um pano de prato fino, obtendo um suco grosso. Beba toda vez que sentir algum mal-estar digestivo.

13. Alho evita gripes e resfriados

Além de curar gripes, ele combate a candidíase e as infecções de rim, bexiga e ouvido. Consumido cru, libera uma substância antibiótica.
Experimente:
Amasse uma cabeça de alho numa panela com 250 ml de água e deixe ferver por dez minutos. Junte o suco de ½ limão e 2 colheres (sopa) de mel. Apure por mais três minutos. Quando esfriar, coe e tome de 2 ou 3 colheres (sopa), três vezes ao dia.

14. Canela tira a febre alta

Estimulante e antitérmica, essa especiaria possui qualidades terapêuticas que fazem suar, ajudando a baixar a temperatura do organismo.
Como usar:
Coloque 1 colher (sobremesa) de canela em pó numa xícara e despeje água fervente. Deixe a infusão descansar por cinco minutos e coe. Adoce com mel. Tome uma xícara a cada duas horas.

15. Frango alivia sintomas da TPM

Além de ser uma fonte de proteína, o frango é repleto de vitamina B6. Ela participa da produção de duas substâncias que evitam os enjoos, a taquicardia, as dores de cabeça e a irritabilidade, comuns no período pré-menstrual.
Superdica:
Sirva o frango com hortaliças como brócolis e couve. Alimentos verde-escuros também contribuem para acabar com a TPM.

16. Leite evita derrames

O leite não apenas acalma e reconforta, mas também é bom para o funcionamento do cérebro. Além disso, previne derrames porque ajuda a equilibrar os mineirais do organismo.
Dose recomendada:
Tomar três copos de leite por dia fornece as quantidades adequadas de sódio, potássio e magnésio. Esses minerais são responsáveis por turbinar as funções do cérebro.

17. Azeite afasta doenças cardíacas

Embora seja gorduroso, o azeite de oliva tem ação antioxidante. Ele combate os radicais livres, evitando o envelhecimento das células. Ajuda na redução de gordura nos vasos sanguíneos e abaixa o nível do colesterol ruim.
Superdica:
Ele substitui qualquer óleo, mas não deve ser aquecido. Para manter as propriedades, coloque-o por último na preparação dos pratos.


É rinite ou sinusite?

Saiba como lidar com os males que atingem a sua saúde durante o inverno


Rinite

O que é?
Uma inflamação das mucosas do nariz. Acontece quando o órgão se defende de agentes irritantes que estão no ar. Mas nem todo mundo sofre da doença pela mesma razão. Ter ou não tê-la depende da sensibilidade do nariz de cada pessoa.

Sintomas
Nariz entupido, coriza, espirros, coceira no nariz, nos olhos, nas orelhas e na garganta.

A rinite pode ser alérgica ou provocada por outras causas:


Rinite alérgica
Correspondente a 70% dos casos. É causada pelo excesso de defesa: o nariz pode ter sensibilidade aumentada por pó, cigarro, perfumes, ar-condicionado...

Tratamento
Note o fator que irrita o seu nariz, fuja dele e use um antialérgico prescrito.

Outras causas
O aumento drástico da poluição pode causar a rinite, assim como o uso de remédios que desentopem o nariz. Tome muito cuidado com eles!

Tratamento
Não tem jeito: só um médico poderá avaliar o que aumentou a sensibilidade.

Duração da doença
Persistente: Mais de 4 dias por semana.
Intermitente: Menos de 4 dias.

Sinusite

O que é?
Trata-se de uma inflamação nas cavidades ao redor do nariz, os chamados seios nasais. "É uma infecção causada por bactérias", explica o professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo João Ferreira de Mello Junior.

Sintomas
Obstrução nasal, secreção que pode mudar de cor, espirros, muita pressão na face, dor de cabeça, cansaço.

Infecciosa
É provocada, principalmente, por vírus e bactérias que têm origem em uma infecção gripal. "Cerca de 80% dos casos vêm de gripe mal curada", explica o professor da USP. Por isso, a gripe deve ser tratada com rigor para evitar que o acúmulo de secreção se transforme em um ambiente perfeito para a proliferação de bactérias e vírus, evoluindo para a sinusite.

Tratamento
Por ser um caso de infecção, deve-se consultar um médico assim que os sintomas aparecerem. Apenas o especialista poderá indicar qual antibiótico você deverá tomar para acabar com a doença.

Duração da doença
Aguda: Até 12 semanas seguidas.
Crônica: Mais que 12 semanas.

Saiba mais

Cuidado!
Uma rinite mal cuidada pode, sim, virar sinusite: "Isso acontece em quadros infecciosos, em que a secreção do nariz da pessoa apresenta bactérias", diz o homeopata e pediatra Moises Chencinski.

Você sabia?
O nariz é a porta para agentes irritantes que estão no ar. Quando um deles tenta entrar, provoca uma reação: o nariz entope para bloquear a passagem, provoca espirros para eliminá-lo e lava a região com secreção.

Cuide-se no inverno
O tempo seco dificulta a formação do muco que barra a entrada de vírus e bactérias. Para amenizar os sintomas mais freqüentes nessa época, deixe a casa limpa, coma bem e limpe o nariz com soro fisiológico.



 

2009 ·Vida Saudável by GDC