Tire suas dúvidas sobre herpes

domingo, 28 de junho de 2009


Conheça as formas de transmissão e aprenda a tratar as dolorosas bolhinhas


O herpes só aparece na boca?

Não. O herpes simples, do tipo 1, costuma causar lesões nos

lábios, no rosto e no nariz. O do tipo 2 surge na região genital, c

omo a vulva, os lábios vaginais e até o colo do útero. E há o herpes-zóster, que causa feridas no corpo todo, principalmente nas costas e no tórax.

Como se pega?

O herpes simples, dos tipos 1 e 2, é transmitido pelo contato entre mucosas. Você pode se

contaminar pelo beijo, compartilhando um batom ou pela relação sexual, inclusive quando as feridas não estão aparentes. Já o herpes-zóster é transmitido pelo ar.

Como tratar?

Para todos os tipos de herpes são indicados comprimidos ou pomadas com princípios ativos como o aciclovir. Mais recentemente, o fanciclovir tem inibido a ação do vírus. Em casos muito doloridos, são receitados medicamentos corticóides e antiinflamatórios. E a relação sexual está proibida para quem tem herpes genital em períodos em que ela se manifestar.

Existe vacina?

Sim, mas o objetivo dela é a prevenção e não a cura. São injeções semanais durante dois meses. Ainda assim, a eficácia depende de como está a imunidade de cada um.

Quem tem herpes labial terá o genital?

O contágio pode acontecer, especialmente durante a prática do sexo oral.

Estou grávida e tenho herpes. Quais cuidados devo ter?

É preciso avaliar a gravidade de cada caso, porque os medicamentos antivirais são contra-indicados para as gestantes, principalmente no primeiro trimestre. Para a maioria das mulheres que apresentam a lesão do herpes no momento do parto, o médico recomenda a cesárea, para não contaminar o bebê.

Quem tem herpes genital pode fazer depilação cavada?

Não. O risco aumenta, porque o corpo entende a puxada da cera como agressão e desencadeia o aparecimento das bolhas. Nesse caso, o ideal é usar a lâmina mesmo.


Salve sua pele!


Acne, sarna, bicho geográfico... Conheça tudo sobre as dermatoses mais comuns e previna-se!


Acne

· O que é: vulgarmente falando, são lesões mínimas com pontos pretos pela face, que podem se transformar em espinhas
· Causa: além da inflamação do folículo pilossebáceo, cavidade onde nasce o pêlo, pode ser causada por problemas hormonais ou de caráter hereditário.
· Sintomas: a espinha é o estágio mais avançado. Em caso de desequilíbrio hormonal pode ocorrer um grande aglomerado de inflamações na pele
· Prevenção: limpe a pele com sabonetes neutros, de glicerina ou ácido salicílico. Nenhum estudo garante que comer frituras e doces causa acne. Porém, convém evitar.
· Tratamento: use sabonetes, loções e hidratantes específicos indicados por um médico. Se o estágio for avançado, talvez seja necessária a utilização de ácidos e laser.

Psoríase

· O que é: dermatose crônica localizada nos joelhos, cotovelos, dorso ou couro cabeludo. Pode afetar toda a superfície corporal, inclusive, as unhas e, eventualmente, as articulações.
· Causa: desconhecida, mas fatores imunológicos e genéticos geralmente estão associados ao seu aparecimento.
· Prevenção: como não é uma doença contagiosa, não é necessário evitar o contato físico. Mantenha a pele sempre hidratada.
· Sintomas: lesões avermelhadas que descamam e ás vezes coçam. Freqüentemente, surgi de forma discreta, mas pode comprometer grandes áreas do corpo.
· Tratamento: depende do quadro clínico. Tratamento tópico para os casos mais brandos e, para mais graves, tópico associado a medicamentos.

Olho de peixe (Verruga Plantar)

· O que é: infecção causada pelo vírus papilomavírus humano (HPV). As lesões, geralmente, aparecem nas solas dos pés.
· Causa: sua transmissão pode ocorrer por meio do contato direto com as lesões de uma pessoa contaminada. O contato da lesão com áreas não atingidas da pele pode disseminar a contaminação.
· Prevenção: evite o contato direto com quem possui o vírus.
· Sintomas: o olho de peixe é doloroso e pode dificultar a caminhada.
· Tratamento: não há uma droga antiviral específica para o HPV. Normalmente, são realizados tratamentos tópicos com ácido salicílico.




Dicas para se livrar da ressaca


Confira os melhores truques para evitar o mal-estar do dia seguinte, caso você exagere na bebida


O que é a ressaca?

Mal-estar causado pelo excesso de bebida no organismo, que desidrata as células do sistema nervoso central. O fígado também sofre, pois pode desenvolver hepatite alcoólica aguda.

Sintomas
Forte dor de cabeça, enjôo, dor muscular e tontura.

Como evitar
1. Não beba sem forrar o estômago. Além de piorar os sintomas da ressaca, o corpo desidrata, pois o álcool potencializa a vontade de urinar, aumentando a eliminação de líquidos do organismo.

2. Tome alguns goles de qualquer líquido sem álcool enquanto bebe. Vale água, água-de-coco, sucos e até refrigerante.

3. Não misture bebidas diferentes. Também não adianta ingerir algo com teor alcoólico mais leve, porém, em grande quantidade. Entre vinho e cerveja, por exemplo, não importa qual seja a sua escolha, o que vale mesmo é beber pouco. Algumas pessoas são mais sensíveis às destiladas, como pinga e vodca. Outras reagem pior às fermentadas, como cerveja, sidra e vinho. Antes de decidir o que beber, lembre-se das reações do seu corpo nos anos anteriores.

4. Fuja da dupla cigarro e álcool. Juntos, os dois vícios aumentam a absorção da nicotina pelo organismo. O resultado? Uma ressaca potencializada. Se ainda não é forte o bastante para resistir, escolha apenas um entre esses dois inimigos da saúde.

5. No dia seguinte à bebedeira, evite lugares quentes e barulhentos, pois a dor de cabeça pode piorar. Não precisa ficar na cama o tempo inteiro, mas nada de ginástica ou caminhadas longas. Ao se alimentar, prefira líquidos ou algo semipastoso, como sopa e purê de batatas. Invista também em frango sem muito tempero e frutas ricas em sódio, potássio e magnésio, como pêra e banana.

O poder dos alimentos no combate a doenças

Saiba o que comer para aumentar sua imunidade e deixar os resfriados, infecções e viroses bem longe


Entenda o sistema imunológico

Nosso sistema imunológico nada mais é do que uma tropa de choque: ele entra em contato com os vírus e as bactérias do ambiente e precisa diferenciar os patogênicos (aqueles que provocam doenças) dos inofensivos. A função é eliminar os primeiros e deixar os outros viverem felizes em nosso organismo.

Como a moeda usada em nosso corpo é a energia, tudo que pode roubá-la torna a imunidade mais fraca. ''Então, se você vive pegando infecção, verifique primeiro se está dormindo e se alimentando direito'', avisa o médico Luiz Vicente Rizzo, professor titular do departamento de imunologia da Universidade de São Paulo.

Nutrientes que previnem infecções

Alguns nutrientes têm a capacidade de reforçar nossas defesas. ''Se o organismo estiver com déficit em alimentos ricos em vitaminas A, C e E, além de minerais como o selênio e o zinco, ficará mais vulnerável às contaminações virais ou bacterianas'', explica a nutricionista Ana Maria Figueiredo Ramos.

Estudos sugerem que dietas com grande quantidade de açúcares interferem na capacidade de as células brancas do sangue destruírem os invasores. A ingestão excessiva de gorduras também reduz a atividade de células protetoras e prejudica a resposta imunológica. Abaixo, listamos os nutrientes que auxiliam a prevenir infecções:

Vitamina A
Sua deficiência provoca uma redução no número de linfócitos, aumentando a probabilidade de infecções bacterianas, virais ou parasitárias. As principais fontes: cenoura, abóbora, fígado, batata-doce, damasco seco, brócolis e melão.

Vitamina C
Aumenta a produção de leucócitos, células de defesa que estimulam a resistência. Encontrada na acerola, frutas cítricas (limão, laranja, lima), kiwi, caju, morango, tomate, vegetais folhosos crus, repolho e pimentão verde. Lembrete importante: essa vitamina é facilmente destruída pela luz e pelo calor. Por isso, prefira tomar aquele suco logo após o preparo.

Vitamina E
Tem a capacidade de interagir com as vitaminas A e C e com o mineral selênio, atuando como antioxidante. Sua função é proteger as membranas celulares contra substâncias tóxicas, radiação e os temíveis radicais livres, que são liberados em qualquer reação química do organismo. Alimentos ricos: germe de trigo (fonte mais importante), óleos de soja, arroz, algodão, milho e girassol, amêndoas, nozes, castanha-do-pará, gema, vegetais folhosos e legumes.

Zinco
Esse mineral atua na reparação dos tecidos e na cicatrização de ferimentos. Sua deficiência pode causar diversas doenças imunológicas e, quando acentuada, causa linfopenia (grande diminuição do número de linfócitos). Fontes alimentares: carnes, peixes, ostras, crustáceos, aves, leite, cereais integrais, feijões e nozes.

Selênio
Assim como a vitamina E, esse mineral possui grande capacidade antioxidante, ou seja, neutraliza a ação dos radicais livres, retardando o processo de envelhecimento e evitando o desencadeamento de algumas formas de câncer. Onde buscar: castanha-do-pará, alimentos marinhos, fígado, carnes e aves.

Tomar sol com moderação é necessário

Você aboliu o sol da sua vida? Convém não ser tão radical. Em um estudo com duração de sete anos, pesquisadores da Medical University, na Áustria, perceberam maior mortalidade em pacientes com deficiência de Vitamina D.

Cientistas em Harvard também detectaram uma relação entre baixos níveis dessa vitamina e ataques cardíacos. Os estudiosos ainda não sabem exatamente por qual mecanismo ela aumenta a proteção contra as doenças do coração e outras, como diabete, obesidade, hipertensão e até câncer, mas atestam sua importância.

No prato, é encontrada em alimentos como fígado, peixe e gema de ovo. Mas o próprio corpo humano a produz com a ajuda do sol. ''Cerca de dez a 15 minutos de exposição diária já são suficientes'', explica a nutricionista Gláucia Branco Padovan.

Como outras vitaminas, se ingerida em excesso, pode ser prejudicial à saúde. Portanto, não saia por aí comprando a farmácia inteira. Consulte o médico antes!

Stress é grande inimigo da saúde

A economista Simone Domingues, de 26 anos, procura não descuidar da alimentação. Vegetariana, sempre dá preferência aos alimentos saudáveis e toma alguns suplementos. Mas nem todos os hábitos saudáveis do mundo foram suficientes para nocautear um inimigo perigoso: o stress. ''Durante um ano de mestrado, fiquei doente dez vezes'', conta.

Gripe, gastrite, infecção urinária, a lista é grande. Segundo Luiz Vicente Rizzo, quando estamos estressadas, consumimos grande quantidade de energia. ''O organismo não sabe diferenciar uma bronca do chefe de outra coisa, apenas sabe que está perdendo reforço e reclama'', explica.

Ansiedade, stress, depressão alteram mesmo as defesas imunológicas. Em 1991, pesquisadores ingleses injetaram vírus da gripe em 357 voluntários. Só as pessoas mais tranqüilas não desenvolveram a infecção. Claro que ninguém escapa de enfrentar um problema ou outro. A diferença entre quem cai doente e quem permanece saudável está na maneira com que se lida com os fatores estressores. ''Fazer atividades físicas, levar a vida de maneira mais leve e, se necessário, buscar uma terapia são medidas que funcionam'', diz o psiquiatra Alexandre Andrade Loch.

Alimentos que turbinam suas defesas

Iogurte
Seus lactobacilos recuperam a flora intestinal e fortalecem o sistema imunológico.

Suco de agrião com laranja
A clorofila é rica em zinco, ferro e vitamina C. Basta um copo de 250 ml por dia.

Cogumelo shitake
Estimula a produção das células de defesa do organismo.

Alho
Previne o câncer e as doenças cardíacas. Melhor ainda se consumido assado em forno comum ou no microondas.

Gengibre
Se não estiver grávida, pode consumi-lo antes das refeições para ajudar no processo digestivo.

Chá de pau-d'arco
Raiz de efeito antibiótico. É recomendável tomá-lo duas vezes por semana.



7 posições para você chegar lá

sábado, 27 de junho de 2009

Garanta um orgasmo mudando a maneira como você e seu parceiro fazem sexo

Orgasmo garantido

Você sabia que o modo como o sexo é feito faz toda a diferença na hora de alcançar um orgasmo? A posição ideal excita o clitóris e o ponto G, de forma a garantir o êxtase. "Para chegar lá, as mulheres precisam de estímulos especificamente nesses lugares, mas eles podem acabar sendo deixados de lado na transa", explica a sexóloga americana Carol Queen.

A mulher possui duas áreas que proporcionam muito prazer: o clitóris e o ponto G. O primeiro possui mais de 6 mil terminações nervosas.

Quando é devidamente friccionado, garante um orgasmo. Já o ponto G é uma área esponjosa que fica dentro da vagina, numa profundidade de 5 a 7,5 centímetros. Para garantir o estímulo dessa região, é necessário fazer a penetração no ângulo certo.

Então, varie as posições e transforme essa missão (quase) impossível em uma brincadeira divertida.

Posição 1: Cole no seu parceiro

Essa é uma variação do papai-e-mamãe. Fique com as pernas esticadas e afastadas apenas o suficiente para permitir a penetração. Então, faça seu parceiro erguer o corpo, até os quadris dele ficarem alinhados aos seus. Em vez de movimentos de entra-e-sai, vocês devem se mover juntos para frente e para trás, mantendo sempre o clitóris em contato com a base do pênis. Desse modo, o pênis pressiona o clitóris o tempo todo.

Posição 2: Fique por cima

Deite-se por cima do seu parceiro. Depois da penetração, ele deve juntar as pernas ao máximo, e você precisa apoiar-se nele. A idéia é ele ficar lá dentro, apertadinho. Com o corpo colado ao do parceiro e sustentando o peso nas mãos, faça movimentos para cima e para baixo. A vantagem de ficar por cima é ter o controle total da pressão e da freqüência dos estímulos.

Posição 3: Sente na cadeira

Sente-se no colo do seu parceiro, um de frente para o outro. O principal é que você possa apoiar os pés no chão, já que vai comandar a brincadeira. Experimente movimentos de sobe-e-desce, vaivém, ângulos diferentes, balanço, rotação, fazer o "8" com os quadris. Idéias não vão faltar. E, para que a penetração seja bem profunda, seu homem deve segurá-la pelo bumbum e puxá-la contra o corpo, como se nunca mais fossem desgrudar um do outro.






Posição 4: Experimente a colher

Deitados de lado e abraçadinhos, puxe a perna de cima dele para entre as suas e, depois da penetração, pressione o seu bumbum contra o seu parceiro. Depois, guie as mãos do seu parceiro até o clitóris e mostre como ele deve tocá-la e excitá-la. As mãos dele podem explorar seu corpo todo. E você vai ajudá-lo a encontrar o caminho para os pontos que lhe dão mais prazer. Essa também é uma posição confortável, ideal para uma longa sessão de sexo.

Posição 5: Tente um cachorrinho diferente

De bruços, ele fica ajoelhado entre suas pernas para penetrá-la. Mas depois que ele estiver lá dentro, deslize o corpo até se deitar. Apóie-se nos braços para receber o peso dele e junte as pernas, prendendo o pênis. Fiquem bem colados para o máximo de contato e façam juntos movimentos para frente e para trás - de preferência, bem devagar. Essa variação do cachorrinho garante contato direto com o ponto G.

Posição 6: Cavalgue ao contrário

Seu parceiro deve ficar deitado de costas, com as pernas dobradas e afastadas. Você vai se acomodar sobre o pênis, com muito jeitinho, com as costas viradas para ele (como mostra a ilustração). Depois, é só aproveitar e não esquecer que as mãos dele estão completamente livres para acariciar seu corpo e proporcionar aquela dose extra de prazer. O ângulo de entrada do pênis nessa posição é perfeito para alcançar o ponto G e garantir a um orgasmo daqueles. Além disso, a penetração por trás sempre dá uma sensação de que a gente está fazendo uma coisa proibida.

Posição 7: Aposte no sobe-e-desce do elevador

Coloque um travesseiro embaixo dos quadris, erga as pernas, separadas, e peça para ele se ajoelhar entre elas e penetrá-la. Apóie os calcanhares nos ombros do parceiro. Nessa posição é você quem tem mais mobilidade. Então, cabe também a você ajustar a posição até sentir que está sendo estimulada como deseja. As pernas elevadas fazem o sangue fluir para o quadril, o que intensifica as sensações na região. Além disso, nessa posição o pênis aponta diretamente para o ponto G.



Visão de raio-X

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Confira 5 dicas práticas do cotidiano para manter seus olhos sempre saudáveis.


Admirar uma bela paisagem, se encantar com o olhar da pessoa amada, ver o sorriso dos filhos. Esses são alguns dos prazeres que só são possíveis graças aos olhos. Você já parou para pensar se está cuidando direito da saúde dos seus olhos?

Com alguns cuidados, diversos problemas de visão (como conjuntivite e vista cansada) podem ser evitados.

Confira as dicas dos oftalmologistas Edson Quedas, do setor de glaucoma da Unifesp, e Omar Assae, do Instituto CEMA, ambos de São Paulo. ''Os olhos são os espelhos da alma. Então, é preciso tratá-los bem e mantê-los saudáveis durante toda a vida'', alerta Edson.

Fuja da automedicação
Não use colírios por conta própria, especialmente aqueles receitados para outra pessoa: o problema dela pode ser diferente do seu.

Nesse caso, a medicação não vai funcionar e pode até agravar a irritação de seus olhos. Se o incômodo for grande e a consulta com o oftalmologista demorar, faça compressas com algodão embebido em soro fisiológico gelado.

Não esfregue
Muita gente tem mania de ficar coçando os olhos a todo momento. Esse é um hábito muito prejudicial. Ao contrário do que se pensa, o problema não está nos movimentos e na fricção, mas na sujeira presente nas mãos.

Ao levar as mãos aos olhos, você carrega junto um monte de bactérias. Isso pode causar desde inflamações simples até uma séria conjuntivite.

Coma alimentos com vitamina A
A alimentação tem grande influência sobre a saúde dos seus olhos. Os alimentos ricos em vitamina A são grandes amigos da visão, porque evitam transtornos como a dificuldade de enxergar à noite.

Eles também previnem úlceras na córnea e cegueira. Além da cenoura, aposte em outras fontes de vitamina A: leite, ovos, fígado, abacaxi, melancia, limão, melão, abóbora, alface e tomate.

Cuidado com a TV e o computador
Assistir televisão muito de perto e navegar na internet com o rosto colado ao monitor são hábitos que podem causar irritações oculares. O oftalmologista Omar Assae explica que as pessoas que ficam com os olhos grudados nas telas acabam piscando menos. ''Por isso, elas têm os olhos menos lubrificados, sujeitos a irritações.''

Para se prevenir de ter olhos vermelhos, com aparência cansada, procure se distanciar mais da televisão e faça intervalos regulares quando estiver usando o computador.

Atenção com a maquiagem
Verifique se os seus cosméticos são de boa qualidade: produtos de procedência ruim podem prejudicar os olhos. Se você for alérgica, o cuidado deve ser redobrado. Fique atenta se o produto é dermatologicamente testado e está dentro do prazo de validade.

Nunca compartilhe cosméticos com as amigas' e nada de dormir maquiada! ''Remova completamente a pintura na área ao redor dos olhos'', recomenda Edson Quedas. O demaquilante acabou'' Use xampu infantil diluído em água.

Sexo oral: surpreenda-o com um delicioso presente


Técnicas e ousadias transformam sua boca num portal para o paraíso


Deixe suas neuras de lado

Vamos direto ao assunto sem papas na língua: homens amam sexo oral. Eles simplesmente enlouquecem ao se sentir devorados.

A questão é se você também curte proporcionar esse prazer ao parceiro... Opa, opa! Antes de responder que "não", convém repensar alguns argumentos típicos, do gênero "eu estranho os odores" ou "os pêlos me incomodam". Afinal, a região peniana emanar um cheirinho próprio é natural. E os pelinhos... Ora, podem literalmente ser postos de lado! Que tal, então, deixar os pudores de l

ado e se dispor a saborear a prática?

Sexo falado

O bom sexo oral começa com elogios. Homens têm uma relação delicada com o próprio pênis. Daí não haver nada mais excitante para ele do que ouvir que possui um membro incrível, quente, gostoso etc.

Sexo beijado

A ousadia seguinte à sessão de elogios é começar a beijar o pênis só com os lábios. Seja o mais suave possível. De repente, surpreenda com uma lambidinha mais atrevida, um olhar sensual. Demonstre que também está gostando. Não tenha pressa... E, então, sugue!

Sexo sugado

Chupe com força. Só diminua a pressão se ele reclamar - não deve acontecer, pois ama quando a prática oral desencadeia sensações semelhantes às do sexo vaginal. Fundamental: uma boa dose de saliva para lubrificar e

facilitar o movimento. Quanto mais molhado o sexo, melhor! Ah, e fique atenta à velocidade! Procure fazer paradas estratégicas para lambidas, mordiscadas e brincadeirinhas, mas retome sempre o ritmo intenso de sucção.

Sexo lambido

Assim como o pênis, o saco é uma área bastante sensível do corpo masculino. Lambê-lo e sugá-lo, além de acarinhá-lo de vez em quando, costumam agradar bastante. Especialmente porque demonstra ao parceiro que você est

á à vontade com o membro dele.

Sexo mordido

Cuidado com as mordidas! Alguns gostam quando a mulher passa os dentes, bem delicadamente, no pênis. Porém, qualquer erro de intensidade pode machucar e, aí, tchau, prazer!

Sexo manuseado

Mãos, importantíssimas! Você pode tanto alternar o sexo oral com a masturbação como juntar os dois. Eles ficam loucos quando a boca suga a cabeça do pênis e as mãos, coordenadamente, trabalham na base. Além disso, use as mãos para acariciar o tórax, as pernas, o abdômen.

Sexo guloso

Apesar de muitos pênis não caberem inteiros na boca da mulher, tente chegar à base do membro. Isso os deixa malucos! É importante variar a profundidade, conc

entrando-se em certos momentos somente na cabeça para, em seguida, abocanhá-lo por inteiro. Você perderá o fôlego, mas ele também...

Sexo incrementado

Sorvete, leite condensado, chantilly... Use a imaginação e encha a prática de paladar.



Sexo na gravidez

É possível manter uma vida sexual ativa e cheia de prazer durante os nove meses de gestação


As transformações físicas no corpo da mulher podem atrapalhar na hora da transa, mas, com algumas adaptações, é possível conseguir o mesmo prazer que o casal encontrava antes de a barriguinha crescer. A obstetra paulistana Míriam Ben Lulu ressalta que a gravidez não é uma doença e o ato sexual nesta fase é algo completamente natural. "Não existe risco de ferir o bebê, ele fica protegido dentro da bolsa. Além disso, durante a penetração, o pênis não alcança o útero", explica.

Cuidados especiais

A relação é uma atividade física que melhora o fluxo sanguíneo no útero e na vagina, fortalece a musculatura pélvica e prepara a região perineal para o parto.

A médica Míriam Ben Lulu recomenda que, depois do sétimo mês, a gestante passe por uma avaliação médica para verificar se não há nenhum problema. "Há pacientes que durante o orgasmo têm contração uterina. Na gravidez essa contração fica mais intensa, o que aumenta o risco de entrar em trabalho de parto prematuro", orienta. Além disso, a higiene é muito importante. "Toda mulher grávida deve tomar um banho antes e depois do sexo", ensina.

O terapeuta sexual Oswaldo Rodrigues Junior, do Instituto Paulista de Sexualidade, aconselha os casais a experimentar todas as posições possíveis, até descobrir a que mais se adapta aos dois. "Qualquer momento a sós pode ser transformado em uma ocasião erótica, como tomar banho juntos ou brincar na cama", diz o terapeuta

Os medos não existem apenas na cabeça das mulheres. Muitos homens associam a esposa à figura materna, perdendo o interesse pelo sexo. Outros sentem-se rejeitados nesse período.

O ideal é que o casal converse bastante e faça aquilo que for mais prazeroso para ambos. Isso significa continuar a transar normalmente, ou dar um tempo.

E quando o bebê nasce?

A especialista Míriam Ben Lulu diz que é bastante comum a mulher se sentir fragilizada depois de dar à luz. "Como ela não se acha sexualmente atraente, é muito importante ter o apoio do parceiro. Assim, poderá perceber que essa fase é passageira."

Também existem os quarenta dias de resguardo, independentemente de o parto ter sido normal ou cesariana. Esse é o tempo necessário para o corpo da mulher cicatrizar. Mas o casal pode retornar às atividades sexuais através do sexo oral e da masturbação.

As melhores posições

A gestante pode ficar confortável durante o sexo e ter mais prazer


A obstetra Míriam Ben Lulu orienta: "O ideal é que o pênis não penetre na vagina com tanta profundidade, o que pode causar um certo desconforto na mulher".

>> O homem deita-se de lado e a mulher passa as pernas por cima dos quadris dele. Ela apóia os braços em um dos ombros e nas pernas de seu companheiro

>> Os dois deitados de lado, com ela de costas para ele. As pernas e os quadris se encaixam. Se ele segurar carinhosamente a barriga dela, melhor ainda

>> O homem fica deitado e a mulher se senta de frente para ele. É a maneira preferida das grávidas, pois permite a elas conforto para transar até os últimos meses de gestação

Sintomas da LER/DORT

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Dentre os sintomas das LER/DORT, o mais freqüente é a dor, que surge lentamente e com o tempo se torna cada vez mais contínua e intensa, de modo a afetar a produtividade a qualidade de vida do trabalhador.

De acordo com a gravidade dos sintomas, poderá ser atribuída à LER/DORT o grau em que se encontra. A identificação do grau é importante para determinação do tratamento a ser realizado.

Os sintomas são os seguintes:

• Grau 1: Surge uma sensação de desconforto no membro afetado. Alguma dor não muito forte poderá surgir eventualmente durante a execução de trabalhos, embora não represente impedimento para continuação das atividades.

• Grau 2: Aqui a dor será mais freqüente e intensa, mas ainda será tolerável, permitindo a realização das tarefas, embora atrapalhe o desempenho quando um maior esforço for exigido. Poderão ocorrer também formigamentos e leve perda de sensibilidade, além de serem perceptíveis nódulos no local atingido.

• Grau 3: Neste estágio a dor será mais forte e persistente, sendo perceptível o local de onde se origina e não cessará completamente com o repouso. A força do músculo será reduzida e a produtividade, inevitavelmente, cairá. Haverá inchaço e sensibilidade será irregular. O simples ato de apalpar o local causará dor e o trabalho geralmente será contra-indicado, pois poderá agravar a situação.

• Grau 4: Caracterizado por dor forte, persistente e não raras vezes insuportável, principalmente ao movimentar o membro, embora exista dor até quando a pessoa estiver imóvel. A perda de força e coordenação dos movimentos do músculo também é perceptível. Há inchaço e podem ocorrer atrofias. A invalidez para o trabalho é inevitável neste estágio e até mesmo as atividades do cotidiano serão prejudicadas. Não raramente haverá quadro de ansiedade e depressão, sendo que a reabilitação é muito difícil.

Normalmente os sintomas acima serão verificados nas mãos, nos punhos, nos antebraços, nos cotovelos, braços, ombros e pescoço.

Se você sentir algum desses sintomas, procure auxílio médico, pois quanto mais cedo for diagnostica a doença, mais eficiente será o tratamento.

15 hábitos saudáveis da mulher inteligente

Incorporar à rotina atitudes que previnem doenças pode somar anos à vida. Assuma o comando da sua saúde


Fazer exercícios

Para garantir a extensa lista de benefícios dessa prática, que inclui desde a melhora da função cardiovascular até o alívio do stress, é preciso regularidade. Não adianta caminhar ou aparecer na academia só quando dá tempo. Se está difícil incluir o hábito na rotina, reserve um horário para se exercitar no período do dia em que se sente mais disposta e organize a agenda em função dele.

''O melhor é priorizar os exercícios aeróbicos - caminhar, correr, nadar, andar de bicicleta -, que previnem contra doenças do coração, e as atividades de força, como musculação, que evitam a perda de massa muscular e a osteoporose'', ensina o professor de educação física Sérgio Garcia Stella, coordenador do Laboratório de Fisiologia do Exercício, das Faculdades Integradas de Santo André, na Grande São Paulo.

Dança, boxe, ioga e modalidades aquáticas são boas opções para quem não gosta de malhação. O importante é ter orientação especializada - para afastar o risco de lesões - e passar antes por uma avaliação médica.

Respeitar o corpo

As solicitações são tantas, entre casa, trabalho, filhos e atividades sociais, que esquecemos das nossas necessidades básicas. É comum ignorar a fome e a sede, driblar a vontade de ir ao banheiro, abrir mão de horas de sono.

Além do cansaço e do stress, esses descuidos podem custar muito caro à saúde. ''Ficar horas sem beber água e segurar a urina por longos períodos aumenta o risco de cistite, infecção da bexiga que afeta metade do sexo feminino ao menos uma vez na vida'', avisa o urologista Fernando Vaz, do Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro.

Adiar o uso do toalete também favorece a prisão de ventre, enquanto atrasos na refeição e substituição dela por lanche provocam dores de cabeça e queda no rendimento. Observar os limites do organismo é indispensável.

Alimentar-se bem

A nutricionista Lara Natacci, de São Paulo, sugere três medidas muito simples para melhorar a dieta. A primeira é ingerir pelo menos cinco porções diárias de hortaliças e frutas, sob a forma de sucos, saladas e sobremesas - esses vegetais são as principais fontes de vitaminas, minerais e fibras, além de ter ação antioxidante, protegendo contra distúrbios cardiovasculares, diabetes e câncer, entre outros males.

A segunda medida é o consumo diário de grãos integrais, cereais e leguminosas. Eles são grandes fornecedores de fibras, que estimulam o funcionamento intestinal e ainda ajudam a reduzir o colesterol.

E a terceira medida consiste em tomar de 1,5 a 2 litros de água por dia para favorecer a digestão, melhorar a absorção e a circulação dos nutrientes e facilitar a eliminação de resíduos. Beber muita água também pode ajudar a manter a pele e os cabelos sempre bem hidratados.

Fracionar a dieta

Comer pequenas porções cinco ou seis vezes ao dia, em vez de fazer refeições abundantes, contribui para a digestão e o melhor aproveitamento dos nutrientes. Segundo Lara, isso evita que o cérebro interprete o período de estômago vazio como escassez de alimento e desacelere o metabolismo para poupar energia, provocando acúmulo de peso.

O jejum aumenta a secreção de cortisol, o hormônio do stress, que, além de manter a pessoa tensa, favorece o depósito de gordura no abdome. O truque é ter sempre à mão um lanchinho, como frutas frescas ou secas, iogurte ou barrinha de cereais.

Preservar o sono

Se você é do time que dorme mal, não deixe as noites em claro se acumularem. ''O sono não é só o desligamento para descanso. Ele é um estado ativo, com profundas repercussões no funcionamento do corpo e da mente'', diz o médico especializado em distúrbios do sono Denis Martinez, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Enquanto dormimos, o cérebro e os tecidos do organismo se regeneram, a memória se consolida e hormônios são fabricados. Dormir mal afeta o humor, o raciocínio e a tomada de decisões.

Comece avaliando: você deita sempre no mesmo horário? Abusa do café? Seu quarto é escuro e silencioso? O colchão é confortável? Feitos os ajustes, se o problema persistir, procure um especialista.

Espreguiçar

Em vez de pular da cama ao toque do relógio, reserve alguns minutos para se alongar. Esticar-se na cama e virar de um lado para o outro ajuda a despertar os músculos (depois de horas de imobilidade), ativando a circulação e prevenindo dores e lesões.

''O alongamento prepara os músculos para o movimento e ajuda a concretizar a transição da inatividade para a atividade sem tensões indevidas'', ensina o expert americano Bob Anderson, autor do manual Alongue-se (Ed. Summus).

Desarmar o stress

Sobrecarregada, sem liberdade nem tempo livre. Soou familiar esse autorretrato feito por mulheres dos grupos de discussão da antropóloga Mirian Goldenberg, da Universidade Federal do Rio de Janeiro? Então, você precisa urgentemente de uma pausa na correria diária.

O stress aumenta o risco de doenças do coração e agrava dores e outros distúrbios. Para mantê-lo à distância, a psicóloga Ana Maria Rossi, do Rio Grande do Sul, presidente da International Stress Management Association no Brasil, sugere investir no autoconhecimento. Também ajuda estabelecer limites, aprender a relaxar e abrir mão do impulso de carregar o mundo nas costas. Eleger prioridades e delegar tarefas é um bom começo.

Apagar o cigarro

Câncer, distúrbios do coração e doenças pulmonares lideram a lista das mais de 50 doenças associadas ao tabaco. Deixar de fumar não é fácil, sobretudo para as mulheres, que estabelecem forte ligação emocional com o cigarro, diz a psicóloga Silvia Cury Ismael, coordenadora do Programa de Assistência Integral ao Fumante do Hospital do Coração, em São Paulo.

Se quiser parar sozinha, marque uma data, jogue fora todos os maços, passe a comer mais vezes ao dia alimentos não calóricos, como cenouras cortadas em palitos grandes e cristais de gengibre, e aumente a ingestão de água gelada, que diminui a vontade de fumar. As chances de sucesso crescem com medicação e terapia.

Usar protetor solar todo dia

Está aí uma atitude moderna e superinteligente, afirma a dermatologista Renata Domingues, professora do Hospital da Gamboa, no Rio de Janeiro. O cuidado previne o câncer de pele, além de evitar o aparecimento de manchas e rugas causadas pelo sol.

A especialista lembra que os raios ultravioleta também provocam degeneração do colágeno, deixando a pele mais flácida. ''Por isso, muitas mulheres de pele clara chegam aos 50 anos com o colo áspero e encarquilhado'', explica ela.

Para afastar esses e outros riscos e ainda favorecer a recuperação dos tecidos precocemente envelhecidos pelo excesso de sol, adote um produto com fator de proteção adequado ao seu tom de pele (quanto mais clara, maior o fator necessário). Aplique-o diariamente no rosto, colo, nas mãos e em outras partes do corpo que ficam mais expostas.

Escovar os dentes

Em tempos passados, havia a crença de que bastava escovar os dentes pela manhã, após o almoço e antes de dormir para garantir a saúde bucal.

Mas os hábitos mudaram. ''Hoje, as pessoas se alimentam mais vezes ao dia e é preciso limpar os resíduos com frequência maior para prevenir cáries e doenças da gengiva'', orienta o dentista Newton Miranda de Carvalho, de Belo Horizonte, secretário-geral da Associação Brasileira de Odontologia.

Fora isso, é importante usar fio dental e consultar o dentista a cada seis meses ou sempre que detectar alguma alteração na boca.

Controlar o peso

A obesidade avança em ritmo assustador, elevando a incidência de doenças associadas a ela, como diabetes, hipertensão e problemas de articulação. O índice de brasileiros com excesso de peso já chega a 43,4%. Para sair dessa estatística, em vez de seguir dietas da moda ou cometer loucuras como passar um dia inteiro em jejum, que só reforçam o famoso efeito sanfona, é melhor procurar orientação especializada.''Mesmo porque 90% das dietas, incluindo as balanceadas, acabam fracassando'', lembra Lara Natacci.

Segundo a nutricionista, outro efeito negativo da mania de fazer regime é o risco de desenvolver transtornos alimentares ou de transformar a comida em consolo para frustrações e dificuldades emocionais. ''É preciso estabelecer uma boa relação com o alimento dissociando o prazer de comer da culpa e evitando os excessos - tanto para mais como para menos'', afirma.

Fazer checkups

Revisões médicas periódicas detectam cedo o risco de doenças que se instalam silenciosamente (como a hipertensão e o diabetes do tipo 2). Também permitem diagnósticos precoces, evitando complicações, afirma Antônio Carlos Lopes, professor titular de clínica médica da Universidade Federal de São Paulo.

Quem faz papanicolau todo ano, por exemplo, diminui em mais de 90% o risco de câncer de colo do útero, e o controle da pressão arterial desde a infância já é recomendação de rotina entre os especialistas.

Além da visita semestral ao ginecologista, vale uma consulta anual a um clínico-geral. Ele poderá direcionar os exames às suas necessidades, analisar resultados, ajudá-la a fazer ajustes necessários no seu modo de vida etc.

Ficar em silêncio

Ao longo do dia, nos deparamos com tantos estímulos que nossa atenção volta-se apenas para fora. Não temos tempo de parar e olhar para dentro. Mas vale a pena buscar a quietude interior. ''Além de trazer autoconhecimento, a introspecção alivia a ansiedade, a insônia e as doenças associadas ao stress'', afirma o clínico-geral Aderson Moreira da Rocha, presidente da Associação Brasileira de Ayurveda, a medicina da Índia.

''A mente humana é como um macaco pulando de galho em galho. O silêncio acalma esse macaco'', compara. Para isso, você pode recorrer à prática da meditação ou começar de modo mais simples: vá a um lugar silencioso, feche os olhos, sente-se confortavelmente, com a coluna ereta, e observe a entrada e a saída do ar sem tentar controlar. ''Inicie com cinco minutos diários, depois aumente o tempo gradativamente'', orienta. ''A paz que se alcança com essa parada é surpreendente.''

Saborear a vida

Para dar conta de todos os afazeres, vamos nos esquecendo de acrescentar calor, entusiasmo e prazer à rotina. ''Aprender a viver também faz parte de uma vida saudável'', afirma o filósofo e jornalista Ciro Marcondes Filho, em O Pulsar da Vida (Ed. Paulus).

O livro traz sugestões: ser generoso, solidário, ter compaixão; explorar os sentidos, sem querer traduzir as experiências em palavras; praticar o pensamento, mudar as ideias de lugar, arranjar sua cabeça de maneira nova; estar presente física e espiritualmente em todas as situações do seu dia.

Diz o autor: ''A vida é um episódio só, nossa chance única neste teatro do mundo. Só temos direito a uma apresentação. E ela tem de ser gratificante''.

Ter amigos

Quem conta com um ombro para desabafar vive mais, adoece menos e escapa da depressão. Cientistas da National Geographic Society e da Universidade de Minnesota, ambas nos Estados Unidos, comprovaram essa tese ao mapear os hábitos predominantes nas regiões onde vivem os povos mais longevos - Okinawa, no Japão; a ilha de Sardenha, na Itália; Loma Linda, nos Estados Unidos; e a península de Nicoya, na Costa Rica.

A conclusão é que, ao lado da alimentação saudável e da atividade física, o lazer e as relações sociais são determinantes para prolongar a vida. Viver rodeado de amigos faz bem à saúde.



Hábitos de higiene que previnem doenças

Como lavar os alimentos

Combate a contaminação com parasitas e coliformes fecais que provocam diarreia. No caso das frutas, apenas passar na água corrente é suficiente para eliminar as bactérias.

Dica Coloque as folhas de alface na água com algumas gotas de vinagre durante dez minutos. Assim você evita diarreia.

Cuidados após o sexo

Você já ouviu falar que fazer xixi logo após a relação sexual diminui o risco de infecção urinária? Acredite, esse simples ato realmente pode ajudar. ''Urinar elimina as possíveis secreções do pênis que entraram na uretra durante o sexo. Isso impede que os fluídos fiquem nesse canal ou mesmo alcancem a bexiga'', justifica a ginecologista e obstetra Lourdes Maria da Silveira.

Maquiagem é individual

Parece exagero, mas o batom pode, sim, transmitir infecção viral. ''É possível pegar herpes se alguém com a doença ativa usar o batom e partilhá-lo'', diz Orlando Gomes da Conceição, infectologista do Hospital São Luiz, em São Paulo. O mesmo acontece com rímel, capaz de transmitir conjuntivite.

Evite a infecção urinária

A uretra é próxima da vagina e do ânus e facilita a contaminação do canal urinário. Por isso, previna-se!

- Após ir ao banheiro, limpese usando o papel sempre no sentido da vagina para o ânus (de frente para trás).

- Redobre seus cuidados com a higiene íntima durante a menstruação.

- Isso também vale para quando você estiver com diarreia. Se possível, tome um banho sempre que evacuar para diminuir o risco de contaminação.

Calcinha no box, nunca!

Livre-se deste costume agora mesmo! ''A umidade do banheiro favorece a proliferação de fungos e bactérias na calcinha, que podem provocar corrimento'', explica a infectologista Thais Guimarães. O melhor é pendurá-la em ambientes ventilados.


Evite os riscos causados pela vida digital

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Passar muito tempo na frente do computador, pendurada no celular ou ouvindo iPod pode causar danos ao seu corpo

Tendinite e LER

Para evitar as famosas LER (lesões por esforço repetitivo) e os DORT (distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho), é fundamental a escolha de móveis adequados para o tempo em que você ficará na frente do computador.

O conforto é a palavra chave nessa hora. Escolha uma cadeira com rodinhas, com ajuste de altura e assento. Apóie punho e cotovelos sobre a mesa, e os pés no chão. Já as bordas da mesa devem ser arredondadas para não pressionar nervos e tendões do antebraço.

Sedentarismo

Essa vida de facilidades acaba levando ao terrível erro do sedentarismo. Quando menos se espera, lá está aquela barriguinha crescendo. Isso sem falar nas pernas que começam a sofrer com a má circulação. Então, se quer evitar esse tipo de situação, comece a praticar alguma atividade física o mais rápido possível. E, a cada duas horas de trabalho, levante, caminhe pelos corredores e faça um alongamento rápido.

Olhos e ouvidos cansados

Passar muito tempo olhando a tela do computador pode irritar ou cansar os olhos. De tempos em tempos, procure olhar para algo que esteja mais distante de você. Assim os seus olhos podem descansar. Os ouvidos também merecem atenção. Passar horas ao telefone celular ou ouvindo MP3 player não é uma boa pedida. Tenha equilíbrio em tudo o que fizer.


Hormônios: aprenda a dominá-los

Eles regem a nossa vida e, em níveis normais, deixam a gente bonita, saudável e cheia de energia. Mas muita coisa interfere nesse equilíbrio. A dança dos hormônios pode fazer você ganhar peso (ou ter difi culdade em perdê-lo), causar inchaço, levar você à beira de um ataque de nervos e até aumentar a sua barriguinha. O corpo tem mecanismos para regular a produção dessas substâncias poderosas. Mas dormir mal, comer errado e viver estressada atrapalham tudo. Já um estilo de vida saudável dá uma superforça para que eles funcionem a todo o vapor e sempre a seu favor. Entenda e veja como transformá-los em seus aliados

Tiquetaque hormonal

Nosso organismo tem um tipo de relógio interno, que controla quando cada função deve acontecer ao longo do dia. É esse tiquetaque que nos deixa sonolentos à noite, avisa que está na hora de acordar pela manhã e faz a barriga roncar perto do almoço... Esses ponteiros internos também comandam a produção de cada hormônio

De manhã
É o pico da produção de cortisol, hormônio que controla a assimilação dos nutrientes, função essencial para garantir o pique no dia-a-dia. Sob efeito do stress, é acionado fora de hora, ultrapassando as doses normais. “E o problema é que vivemos em stress crônico”, lembra o endocrinologista Filippo Pedrinola.
Em excesso: abre o apetite e aumenta os estoques de gordura porque estimula a produção de células gordurosas especialmente no abdômen. Também altera o metabolismo da insulina, outro hormônio engordativo (entenda melhor no quadro abaixo). Sinais da oscilação: rosto em forma de lua cheia, gordura nas “saboneteiras”, no tronco (com braços e pernas fi nas) e na barriga, onde surgem estrias arroxeadas.
Como restabelecer o equilíbrio: invista em técnicas para administrar a tensão, como meditação, ioga e atividade física. Vegetais verde-escuros, carnes magras e grãos integrais, ricos em vitaminas do complexo B, equilibram o sistema nervoso, o que reduz o stress.

À noite
É durante o sono profundo que o organismo produz o hormônio do crescimento (GH), que infl ui muito na vitalidade. Entre outras funções, aumenta a massa muscular e preserva a musculatura, além de quebrar as moléculas de gordura para transformá-las em energia, o que ajuda a manter o peso.
Se a produção está comprometida: há perda de massa magra e você vai engordar.
Sinais da oscilação: ganho de peso e cansaço.
Como restabelecer o equilíbrio: nada como uma boa noite de sono. Preste atenção à sua disposição pela manhã. Se acorda bem disposta, é de sinal que dormiu o necessário, mesmo que fuja das oito horas médias recomendadas. Ir para a cama antes das 23 horas também garante maior efi ciência do GH, já que esse hormônio entra em ação por volta da 1 hora da manhã.

Na hora das refeições
A insulina é especialmente acionada depois das refeição, pois é ela que empurra a glicose da comida para dentro das células, garantindo a energia necessária ao funcionamento de todo o organismo.
Em excesso: causa uma sensação de fome mesmo quando se está bem alimentado. Quando há muita insulina na circulação, cai o nível de açúcar no sangue, levando a um ciclo vicioso de comer demais. Também facilita o estoque de gordura, pois também estimula a produção de células gordurosas.
Como restabelecer o equilíbrio: evite os jejuns prolongados (coma a cada três horas). Ficar muito tempo sem comer leva a picos de hipo e hiperglicemia, disparando a produção de insulina. Para manter a insulina sob controle, reduza o consumo de carboidratos refi nados (doces, pães, bolos, biscoitos e macarrão feitos com farinha branca) e coma mais alimentos ricos em fi bras solúveis (maçã, aveia e feijão), que fazem o corpo absorver mais devagar o açúcar, segurando o apetite.

O que os hormônios fazem por você

Hipotálamo: comanda o trabalho da hipófi se, regulando a liberação de seus hormônios.

Hipófise: produz GH, o hormônio do crescimento, que estimula a massa muscular e a queima de gordura. Secreta ainda o hormônio folículo estimulante, responsável pelo crescimento dos folículos nos ovários. E o hormônio luteinizante, que ativa a ovulação. É tarefa da hipófi se ainda fabricar o hormônio antidiurético, que controla a eliminação de urina.

Tireóide, mocinha ou vilã?
Fabrica T3 e T4, hormônios todo-poderosos no comando do metabolismo. Uma de suas principais tarefas é a queima de calorias para gerar energia. Se a glândula trabalha a passo de tartaruga, distúrbio conhecido como hipotireoidismo, fi ca difícil manter os estoques de gordura regulados e você acaba ganhando peso. Suspeite do problema se, além de engordar, você sentir sonolência, indisposição, cansaço, depressão, pele seca. O tratamento é simples, à base de reposição dos hormônios T3 e T4, sempre sob orientação médica. Mas vamos com calma antes de colocar nesses hormônios toda a culpa pelos quilinhos que teimam em arredondar suas curvas. Eles só estão por trás de 5% dos casos de obesidade. “Os maiores vilões do excesso de peso são os erros de alimentação, a falta de atividade física e a genética”, frisa a endocrinologista Claudia Cozer, da diretoria da Associação Brasileira para Estudos da Obesidade.

Paratireóide: produz o paratormônio, que controla o metabolismo do cálcio, fundamental para a saúde dos esqueleto.

Pâncreas: responsável pela insulina, hormônio que permite a entrada de glicose nas células, gerando energia. Também faz o glucagon, outro regulador do nível de glicose no sangue.

Supra-renais: sintetizam os hormônios adrenalina e cortisol, relacionados ao metabolismo dos nutrientes e ao sistema de alerta em situações de perigo.

Ovários: secretam estrógeno, hormônio responsável pelas características femininas, inclusive o ciclo menstrual. E a progesterona, que prepara o corpo para a gravidez e mantém a gestação.

TPM: dá para controlar
O ciclo menstrual funciona assim: na primeira metade, que vai do primeiro dia do sangramento até a ovulação, a hipófi se ordena que os folículos dos ovários amadureçam. Na segunda metade, ocorre o aumento da produção de estrógeno e de progesterona, que preparam o organismo para a gravidez. Se ela não acontece, os níveis desses hormônios despencam e o endométrio, a camada que recobre o útero, regride. É a menstruação. Estrógeno e progesterona estão por trás do inchaço, da larica, do ganho de peso e do mau humor característicos da TPM.
O que acontece: na fase pré-menstrual, a queda de estrógeno derruba também a serotonina, substância ligada à sensação de bem-estar. Isso despertaria aquele desejo irresistível por doce. A progesterona aumenta a retenção líquida por vários mecanismos: uma teoria sugere que o excesso ativa um sistema que faz crescer a produção de um hormônio envolvido na retenção de líquidos e sais. “Alguns pesquisadores encontraram alterações no peso de mais de 2 quilos na fase pré-menstrual”, conta o endocrinologista Alex Carvalho Leite, do Hospital e Maternidade São Luiz, em São Paulo.
Para neutralizar esses efeitos: “Faça exercício porque ajuda a eliminar o excesso de líquidos pela transpiração. Reduza o sal na comida, pois o excesso sobrecarrega os rins, causando retenção e inchaço. Menos cafeína faz dormir melhor, afasta a insônia e a conseqüente irritabilidade”, recomenda Alex Leite. Tudo isso pode manter seu humor estável e o apetite sob controle.

Eles equilibram a balança

Consumidos regularmente, os alimentos abaixo estimulam a produção dos hormônios. Mas fi que ligada: “Diante de um diagnóstico de disfunção hormonal, a única saída é partir para os remédios, sempre sob prescrição médica”, frisa a nutróloga Daniela Hueb

SOJA: contém isoflavona, substância semelhante ao estrógeno. Previne desde TPM até certos tumores. Quanto consumir: 1 xícara de leite de soja ou 1/2 xícara de tofu por dia.

CARNES, LATICÍNIOS E OVOS: essenciais para formar os hormônios insulina e GH. Quanto consumir: 1 copo de iogurte ou 1 fatia de queijo branco por dia, mais 1 porção de carne do tamanho da palma da mão. Ovos, de uma a duas vezes por semana.

PEIXES E FRUTOS DO MAR: ricos em iodo, indispensáveis para a produção dos hormônios da tireóide. Quanto consumir: 2 porções de peixe de água fria (salmão, truta, sardinha e atum) do tamanho de sua mão aberta por semana.

OLEAGINOSAS: amendoim, amêndoa, castanha e nozes são ricos em ácidos graxos insaturados, que ajudam na formação de estrógeno, progesterona e cortisol. Quanto consumir: 1 castanhado- pará ou um punhado de amêndoas todo dia.

FRUTAS, VEGETAIS E GRÃOS: ricos em vitaminas e minerais, essenciais na composição de todos os hormônios. Quanto consumir: 3 frutas por dia, 1 xícara de chá de legumes, 2 colheres de arroz ou macarrão integral ou 2 fatias de pão integral ou 2 biscoitos integrais.

Menu pró-hormôniosEstes cardápios de um dia, criados pela nutróloga Daniela Hueb, de Bauru (SP), incluem os alimentos diretamente relacionados à formação de hormônios, nas porções recomendadas

Para manutenção do peso (cerca de 1800 calorias)

CAFÉ-DA-MANHÃ
1 xíc. (chá) de café com leite
ou 1 iogurte natural
2 fatias de pão integral ou 2 biscoitos salgados integrais
1 banana-maçã ou
2 damascos
1 fatia média de queijo-de- minas light ou 1 Polenguinho

LANCHE DA MANHÃ
2 nozes ou 1 barra de cereais light

ALMOÇO
3 col. (sopa) de arroz integral ou 2 fatias de pão de fôrma integral
3 col. (sopa) de lentilha ou soja
Legumes cozidos ou salada verde
1 posta média de peixe ensopado ou 1 pedaço pequeno de frango assado ou cozido

LANCHE DA TARDE
1 pote de iogurte de morango diet ou 1 Yakult ou 1 copo de café com leite de soja (tipo Original)

JANTAR
1 fatia de abacaxi ou melão
1 filé de frango, peixe ou carne magra assado
1 xic. (chá) de agrião ou de brócolis cozidos
1 col. (sopa) de cogumelo shiitake ou uma xíc. (chá) de couve-flor
Alface crespa ou outros vegetais verdes

CEIA
1 papaia ou 1 pêra média
1 damasco ou 2 ameixas
secas

Para perder peso (cerca de 1 200 calorias)

CAFÉ-DA-MANHÃ
1 fatia de pão integral ou 1 biscoito integral ou 1 torrada integral
1 xíc. (chá) de café com leite ou 1 iogurte light
1 fatia de queijo-de-minas light ou 1 col. (chá) de requeijão light
1 banana-maçã ou 1 pêra

LANCHE DA MANHÃ
1 maçã ou 1 laranja

ALMOÇO
1 filé de peixe cozido ou 1 filé de carne grelhada
Legumes cozidos ou salada verde
1 fatia de melão ou melancia
1 xíc. (chá) de brócolis ou couve-flor cozidos
3 col. (sopa) de cogumelo ou aspargo em conserva
3 col. (sopa) de arroz integral ou parboilizado

LANCHE DA TARDE
1 pote de iogurte de morango diet ou 1 barra de cereais light

JANTAR
3 col. (sopa) de arroz integral ou 2 fatias de pão integral
2 fatias de peito de peru ou 2 fatias de presunto light ou 1 omelete (feita em frigideira antiaderente, com um pouco de azeite)
1 cenoura cozida ou 2 col. (de sopa) de espinafre cozido
1 fatia média de abacaxi ou 1 fatia de melancia
1 xíc. (chá) de acelga ou de brócolis
3 palmitos ou 3 aspargos

CEIA
1 fatia de melão ou meio papaia


6 armas contra o espirro

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Creme à vontade

Contra o ressecamento e a vermelhidão que aflige a pele no inverno, o melhor antídoto é a hidratação constante. Além disso, vale apostar no banho morno (e não quente demais) e em sabonetes neutros. Incrementar a dieta com alimentos ricos em vitamina A, que ajuda na renovação das células, é outra dica que rende bons resultados. Espinafre, leite e cenoura são algumas opções bastante acessíveis.

Tecnologia

Instalar purificadores de ar pode ser uma solução para os alérgicos crônicos. Esses aparelhos conseguem reter as partículas de poeira que circulam pelo ar, tornando a respiração bem mais saudável e higiênica.

Respiração limpa

Mantenha pelo menos frestas abertas, por onde o ar possa entrar. Por causa das temperaturas mais baixas, a tendência é fechar as portas e travar todas as janelas. Com isso, o ar fica mais carregado de poeira e microorganismos, como os ácaros - mestres em provocar irritação nas narinas e muitos espirros. ''Uma solução é manter os ambientes ventilados enquanto eles não estão ocupados. Assim o ar é renovado sem que ninguém passe frio'', afirma o infectologista Paulo Olzon Monteiro da Silva.

Aposente os tapetes

Assim como os bichinhos de pelúcia e as mantas usadas para cobrir o sofá, eles são a morada preferida dos malfadados ácaros. Capriche na escolha de uma meia mais grossa: essa é uma maneira de evitar pisar no chão gelado e, ao mesmo tempo, escapar da praga microscópica.

Esquente o cobertor

Geralmente, chuva e inverno costumam aparecer em épocas diferentes do calendário. A estação, apesar de fria, é bastante seca, com direito a alguns raios de sol. Aproveite esses momentos para estender os cobertores. ''Essa é uma forma simples, mas muito eficaz, de prevenir alergias'', opina o professor Olzon.


Barriga leve e solta

terça-feira, 16 de junho de 2009

Ficar sem ir ao banheiro já é ruim. Encarar o inchaço, as espinhas e o mau humor que aparecem com a prisão de ventre é pior ainda. Para resolver de vez esse problema, é preciso mexer na alimentação, se entender com os banheiros públicos e passar longe dos remédios. A gente ajuda você a chegar lá!

Você deve desconfiar que não é a única mulher da face da terra que já ficou um, dois, três, ou até mais dias sem ir ao banheiro. Certamente tem uma irmã, prima ou amiga que também passa dias nessa situação. As mulheres são mesmo as maiores vítimas da prisão de ventre, como provam as estatísticas. “De cada cinco jovens que sofrem com o problema, quatro são mulheres”, conta Frederico Magalhães, gastroenterologista da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Essa pole position pouco glamourosa pertence às garotas por uma associação de fatores. “A prisão de ventre tem a ver com a constituição do corpo feminino, a ação dos hormônios, a ingestão de anticoncepcional – que altera a flora intestinal – mas, também, com a vergonha que as garotas sentem para ir ao banheiro”, diz Frederico. Isso explica por que, às vezes, seu intestino pára de funcionar quando você viaja para a praia ou dorme na casa do namorado.

É fácil entender como a timidez pode interferir em um processo tão delicado. Quando aparece aquela vontade de ir ao banheiro, que os médicos chamam de onda peristáltica, é porque as fezes estão prontas para sair. Ao segurar essa vontade (ou porque você está no trabalho e detesta usar o banheiro de lá, ou porque não quer dar bandeira em um lugar desconhecido), você interrompe o processo. A onda passa e só deve aparecer de novo no dia seguinte. O problema cresce porque, depois de dois dias, as fezes já estão ressecadas e, portanto, mais difíceis de sair.

Antes de se sentir a grande vítima, porém, é bom entender o que os médicos consideram como prisão de ventre. O assunto provoca uma boa discussão, uma vez que mesmo entre eles não há um consenso sobre quantos dias de atraso confirmam o problema. Enquanto alguns dizem que o intestino normal deve funcionar de duas a três vezes ao dia, como nos bebezinhos ou nos animais, outros alegam que ir ao banheiro até uma vez a cada dois dias está dentro da normalidade. A melhor maneira de sair desse impasse é recorrer ao bom senso. Tem gente que fica dois dias sem ir ao banheiro e se sente bem disposta. Para outras garotas, um dia de atraso representa um martírio: elas sentem o abdômen inchado, mal-estar e até a pele fica um pouco esquisita. “Fique atenta à periodicidade e à consistência das fezes. Se você sempre vai ao banheiro uma vez a cada dois dias, esse é o seu padrão, portanto, só se preocupe caso o ritmo mude. Quanto à consistência, se as fezes são ressecadas e causam desconforto ao sair, mesmo que saiam diariamente, existe um quadro de prisão de ventre”, diz Alex Botsaris, médico especializado em acupuntura e medicina chinesa.

O corpo inteiro sente

Como qualquer coisa que acontece no nosso organismo, a prisão de ventre não é um desconforto isolado. Além da barriguinha estufada e do mau humor (já que enfezada quer mesmo dizer cheia de fezes), o intestino preso também é responsável por outros problemas, que afetam não só a sua beleza como o seu estado de espírito e a sua saúde. “Pode não parecer, mas o intestino é um órgão nobre. Pesquisas recentes demostram que 90% da serotonina (aquela substância responsável pelo bemestar) produzida por nosso organismo vem do intestino e 80% das nossas defesas imunológicas, também”, explica Tiago Almeida, médico especialista em colonterapia.

A maior parte das conseqüências da falta de funcionamento do intestino está ligada às toxinas que não são eliminadas devidamente e, portanto, permanecem no nosso organismo. O resultado pode ser inchaço, gases, enxaqueca, espinhas, alergia, celulite, fadiga e depressão.

Time de ação

Para melhorar o hábito intestinal você precisa atacar o problema em quatro frentes.

Alimentação

Coma pelos menos três porções por dia de folhas, três de legumes e três de frutas. Algumas frutas concentram substâncias que ajudam o seu intestino a funcionar melhor, como papaia, ameixa, abacaxi, maracujá e laranja. Substitua o pão branco pelo integral e consuma um iogurte (com lactobacilos) por dia. Para deixar que as fibras façam o seu papel de limpar o organismo, beba, no mínimo, 2 litros de água por dia.

Exercício físico

A prisão de ventre é um motivo mais que justo para você começar a malhar, pois ajuda nos movimentos peristálticos. Meia hora por dia já é suficiente, e o abdominal é uma boa opção porque fortalece a musculatura do ventre, importante na expulsão das fezes.

Distância dos laxantes

Aqui entramos em um ponto delicado. Você deve ter o cuidado de só se medicar para a prisão de ventre com a recomendação do seu médico. Embora alguns tipos de laxante, como os de fibras solúveis, por exemplo, não causem danos ao organismo, outros (mesmo os naturais à base de cáscara-sagrada e ruibarbo) podem fazer mais mal do que bem. Há o risco de irritar o intestino, destruir a sua flora, viciar seu organismo e, com o tempo, até perder o efeito. “Se hoje você toma um, daqui uns meses vai precisar de quatro comprimidos para ter o mesmo resultado”, explica Frederico.

Prontidão para atender ao seu intestino

Por último, e talvez o item mais difícil de ser incorporado à rotina, é a mudança dos hábitos diários. Será preciso tentar atender prontamente aos chamados do seu intestino, esteja onde estiver. Se ele até já parou de chamar, passe a ir ao banheiro, mesmo sem vontade, após as refeições. É que nesse momento acontece o que os médicos chamam de refluxo gastrocólico, uma movimentação em todo aparelho digestivo, capaz de despertar a vontade até nos intestinos mais preguiçosos. Sente, relaxe e aguarde. Não foi dessa vez, repita a tentativa após a refeição seguinte. Essa técnica só não deve ser usada por quem tem hemorróida, porque pode agravar o quadro. Tente, insista, você vai colocar a sua barriguinha em ordem, seu organismo vai funcionar melhor, você vai ficar mais bonita e muito mais feliz. Encare esse desafio!

A gente dá uma força

Massagens e posturas ensinadas por especialistas podem ajudá-la a sair do banheiro com sensação de missão cumprida

• A posição de cócoras estimula o intestino e o ajuda a funcionar melhor. No vaso, mantenha o tronco curvado para a frente.

• Se estiver em casa, use um banquinho, de cerca de 30 centímetros para apoiar os pés. Dessa forma, as fezes tendem a sair naturalmente.

• Sentada no vaso, faça uma massagem abdominal, em grandes círculos, no sentido horário, para estimular os movimentos peristálticos.

• Se você não gosta de se sentar nos vasos de banheiros públicos, use um papel para forrar o assento. Lencinhos higiênicos umedecidos fazem uma boa higienização, e podem ajudá-la a se sentir mais segura de usar o banheiro na hora do expediente.

• Faça 5 minutos de compressa com bolsa de água gelada, seguida por 5 minutos de bolsa de água quente no ventre. Em seguida, massageie no sentido horário. Repita quatro vezes. “O frio contrai, o calor relaxa. Essas compressas mais a massagem estimulam a contração e a descontração do intestino e iniciam um movimento peristáltico”, explica Alex.



Como usar a pílula do dia seguinte

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Especialista esclarece as 7 dúvidas mais comuns sobre o medicamento que evita a gravidez em situações de emergência

Muitas mulheres usam a pílula do dia seguinte como método contraceptivo normal. Isso é grave! Essa pílula nasceu para evitar a gravidez em casos de urgência - quando a camisinha estoura ou após violência sexual. Para orienta-la, convidamos a ginecologista Albertina Duarte, coordenadora do Programa do Adolescente de São Paulo, para um bate-papo esclarecedor.

1. Quando devo tomar a pílula do dia seguinte?
Em situações de extrema urgência, quando não houve o uso do anticoncepcional diário ou se a camisinha estourou. Atenção: ela não deve ser usada como anticoncepcional normal e, muito menos, em substituição à camisinha.

2. Se eu tomá-la repetidas vezes, crescem as chances de falha?
Sim. Desse jeito, o risco de você engravidar aumenta.

3. Ela pode causar efeito colateral?
Sim. Dores de cabeça, alteração no ciclo menstrual e enjôos. No caso de diarréia ou vômito, nas duas primeiras horas após a ingestão, a dose deve ser repetida.

4. A pílula só tem efeito até 72 horas depois da transa?
Sim. Se usar nas primeiras 24 horas, o risco de gravidez é de 5%. Após 48 horas, sobe para 15% e, em três dias, 40%. São dois comprimidos: um para tomar nas primeiras 24 horas e outro 12 horas após o primeiro.

5. Preciso de receita médica para comprá-la?
Não. Assim como os anticoncepcionais normais, a pílula do dia seguinte dispensa receitas médicas. Esse medicamento é vendido em farmácias com preço entre R$ 15 e R$ 20.

6. Se eu esquecer um dia de tomar a pílula normal, devo recorrer à do dia seguinte?
O certo é usar camisinha. Se a camisinha estourar, aí sim recorra ao medicamento e interrompa o uso do anticoncepcional até a menstruação.
E use a camisinha nesse período.

7. Há contra-indicação?
Sim, a pílula é contra-indicada para pessoas que sofrem de diabetes, problemas cardíacos, circulatórios e de hipertensão. Do mesmo jeito, mulheres que estão tomando antibióticos ou calmantes devem procurar orientação médica antes da ingestão da pílula porque o risco de gravidez nesses casos aumenta para até 22%.

11 verdades e mitos sobre higiene íntima

O sabonete íntimo é igualzinho ao sabonete comum

Mito

Os sabonetes íntimos têm um grau de acidez semelhante ao da região genital. Por isso, eles reduzem as chances de irritação na vagina. Porém, segundo os médicos, o ideal para higienizar a vagina é usar água e sabonete neutro (ou de glicerina).

Absorventes perfumados podem dar alergia

Verdade

O ideal é usar absorventes sem fragrância. Afinal, a ação de substâncias perfumantes pode causar ardor, alergias, coceira, fissuras externas e até dor na relação sexual.

Faz mal usar sabonete íntimo diariamente

Mito

Desde que o sabonete íntimo seja de pH neutro e sem perfume, não há problema. Os sabonetes comuns costumam ser ácidos demais ou de menos para a higiene diária da mulher.

As calcinhas de algodão são mais recomendáveis que as de material sintético

Verdade

A calcinha ideal para o dia-a-dia é a branca de algodão, porque facilita a transpiração e a ventilação da vagina. A cor também é importante: algumas calcinhas com cores berrantes podem liberar substâncias químicas do corante e causar irritação.

O protetor de calcinha pode ser usado diariamente

Mito

O protetor de calcinha diário é contraindicado, porque a região vaginal não deve ser muito abafada. O uso constante desse produto pode provocar corrimentos, coceira e infecções, porque torna o local excessivamente quente e úmido.

Lenços umedecidos para higiene íntima podem ser usados todos os dias

Mito

Lencinhos umedecidos das mesmas marcas dos sabonetes íntimos podem ser guardados na bolsa e são ótimos para situações de emergência. Só não devem ser usados todos os dias, pois podem causar irritação e coceira.

Absorventes internos podem causar cólica

Mito

A maioria das mulheres sente-se confortável com o uso de absorventes internos e não tem problemas com ele. O uso desse produto não tem nada a ver com a cólica menstrual.

O absorvente interno pode tirar a virgindade

Mito

Mesmo mulheres virgens podem fazer uso do absorvente interno. Esse produto não rompe o hímen: essa membrana é elástica e resiste bem à colocação de absorventes internos.

É melhor usar papel higiênico branco e sem perfume do que os coloridos ou perfumados.

Verdade

O perfume e a tinta do papel higiênico podem agredir a mucosa vaginal e irritá-la. Os sintomas mais comuns são ardência, coceira, dor ao urinar e dor na relação sexual.

O banho com água fria é mais indicado para a higiene íntima.

Mito

A água fria agride menos a pele do que a quente, mas para a higiene a temperatura da água é indiferente.

Em dias de menor fluxo menstrual, posso ficar com o mesmo absorvente o dia todo.

Mito

O sangue, mesmo em pouca quantidade, é o ambiente perfeito para a reprodução de bactérias e fungos que podem provocar doenças. Então, troque de absorvente a cada quatro horas.


O anticoncepcional ideal para você

Conheça os principais métodos para evitar a gravidez e escolha o mais adequado ao seu organismo


A escolha do anticoncepcional é individual

Nos dias de hoje, contamos com várias opções para evitar uma gravidez indesejada. Porém, antes de eleger o método ideal, é importante contar com a orientação de um ginecologista.

Rosa Maria Neme, ginecologista e diretora do Centro de Endometriose, em São Paulo, explica que cada mulher tem características físicas próprias. Isso significa que o que é bom para algumas pode causar efeitos colaterais em outras. ''Mulheres com hipertensão ou diabetes devem evitar a pílula. Para elas, seria melhor usar a injeção ou o DIU, que não passam pelo aparelho digestivo'', explica Rosa.

De acordo com a médica, a escolha do anticoncepcional varia de pessoa a pessoa. ''No começo, talvez seja preciso fazer alguns testes com diferentes métodos para descobrir com qual você se adapta melhor, mas isso costuma ser bem simples.''

Laqueadura

Como funciona
Cirurgia em que as trompas são cortadas e as extremidades são amarradas, para impedir a descida do óvulo e a subida dos espermatozóides. Pode ser feita por mulheres acima dos 25 anos e que já tenham dois filhos ou mais. É um tipo de anticoncepção definitiva.

Desvantagens
Se a mulher se arrepender, é difícil voltar atrás. Além disso, poucas unidades do SUS oferecem a cirurgia de reversão.

Vasectomia

Como funciona
A cirurgia, feita nos testículos, impede a presença dos espermatozóides no sêmen. Os espermatozóides continuam a ser produzidos pelo organismo, mas depois de um tempo eles perdem o poder de fecundar. É um tipo de anticoncepção definitiva.

Desvantagens
Caso o homem mude de ideia, a reversão pode ser feita, mas nem sempre o resultado é garantido.

Camisinha feminina

Como funciona
É igual à camisinha masculina. A única diferença é que pode ser colocada bem antes do início da relação sexual.

Desvantagens
É difícil de ser encontrada. Muitas mulheres têm dificuldades para colocar.

Pílula

Como funciona
As pílulas podem ser feitas de estrógeno e progesterona, ou só de progesterona. Esses hormônios impedem a ovulação e ''enganam'' o organismo, que passa a acreditar que já existe uma gravidez. Tem eficácia quase total, desde que tomada todos os dias. Além disso, a pílula certa pode diminuir a TPM e as cólicas.

Desvantagens
Algumas mulheres podem ter retenção de líquido e ganhar um pouco de peso. Quem não consegue se lembrar de tomá-la todos os dias pode engravidar.

DIU (Dispositivo IntraUterino)

Como funciona
Uma pequena peça com fios de cobre é colocada no útero pelo ginecologista. Ela destrói os espermatozóides e impede que eles fecundem o óvulo. Não afeta o equilíbrio do organismo e pode ficar no útero por até cinco anos.

Desvantagens
A colocação pode ser desconfortável. É necessário fazer visitas regulares ao médico, para acompanhamento. Piora os sintomas de quem tem muito sangramento ou cólicas.

Implante

Como funciona
Uma haste com hormônios, do tamanho de um palito de fósforo, é colocada debaixo da pele do braço. Ela libera progesterona aos poucos, durante três anos. Muito prático, alivia a TPM e suspende a menstruação em quatro de cada cinco pacientes.

Desvantagem
Não previne doenças sexualmente transmissíveis.

Injeção

Como funciona
Tem a mesma composição que a pílula. É aplicada pelo ginecologista, mensalmente ou a cada três meses. Ideal para quem esquece de tomar a pílula diariamente.

Desvantagens
Como a carga de hormônios é bem maior, pode aumentar os efeitos colaterais, como dor de estômago e ganho de peso.

Anel vaginal

Como funciona
É um pequeno anel de plástico flexível que contém os mesmos hormônios das pílulas. Ele é colocado na vagina uma vez por mês, pela própria mulher, como se fosse um absorvente interno. Ele permanece no local por três semanas e a mulher o retira na menstruação. A carga hormonal é mais baixa, o que diminui os riscos de efeitos colaterais das pílulas.

É preciso fazer um teste, porque algumas mulheres sentem a presença do anel na hora do sexo.

Adesivo

Como funciona
Colado na pele das costas, da barriga ou do bumbum, ele libera hormônios na corrente sanguínea. Precisa ser trocado semanalmente, durante três semanas. Depois, faz-se uma pausa de uma semana para a vinda da menstruação.

Desvantagens
Não pode ser usado por mulheres com mais de 90 quilos, porque nelas a eficiência desse método não é garantida. Pode irritar a pele e é contraindicado para fumantes.

Camisinha

Como funciona
Uma capa de látex barra os espermatozóides, impedindo que eles entrem na vagina. Tem uma eficiência bem alta e, além de evitar a gravidez, previne contra doenças sexualmente transmissíveis.

Desvantagem
É raro, mas algumas pessoas podem ser alérgicas ao látex.


 

2009 ·Vida Saudável by GDC